Leitura Literária na EMEI Bernardo de Souza: PET Educação presente!

A Leitura

Ocorreu na manhã do dia 11 de maio a primeira visita do GELL – Grupo de estudos em Leitura Literária – à Escola Municipal de Educação Infantil Bernardo de Souza. O convite, vindo da Coordenadora Pedagógica Luana Vaz, foi endereçado ao grupo de Leitura Literária na Escola, do qual participam algumas estudantes bolsistas PET Educação. O desejo da Coordenadora era que o grupo lesse para as 200 crianças que, em dois turnos, recebem uma educação de qualidade. Tendo como Diretora a professora Cátia Alessandra, a EMEI Bernardo, como é carinhosamente conhecida, se localiza na Rua Padre Anchieta, 3553. Para quem ainda não conhece, a referência é a Igreja da Luz.
Personagens
A escolha por personagens dos contos maravilhosos como fadas e bruxas, deve-se ao impacto que imediatamente causam entre as crianças. Ao ouvir a Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, as crianças se comunicam com ela, pois conhecem sua história, já ouviram narrativas de florestas e lobos. No dia 11, as personagens escolhidas para encantar as crianças com suas brincadeiras e livros foram a Branca de Neve, Bruxa Aprendiz, Chapeuzinho Vermelho, Drª Girafalda Bixófila, Fada e Fotógrafa. Desse modo, as estudantes Cinara Postringer, Cláudia Souza, Érica Leopoldo, Ieda Kurtz, Priscila Brock e Roselaine Reis - estudantes das licenciaturas em Pedagogia e Letras na UFPel - viveram mais um dia de magia e literatura.
Foi uma festa o Leitura literária na EMEI Bernardo! Após o acontecido - uma manhã intensa e alegre - a Coordenadora da escola, professora Luana Vaz, enviou-nos um bilhetinho dizendo: “Obrigada, pessoal. As personagens fizeram sucessooo! Vamos querer bis!”
O Projeto
O Projeto "Leitura Literária na Escola" (COCEPE/UFPel nº. 52970044) foi proposto e vem sendo desenvolvido desde 2001 na FaE/UFPel. Lendo prioritariamente em instituições públicas de ensino infantil e fundamental, as estudantes que o integram tem a oportunidade de conhecer o universo da escola, viver o papel de coordenadoras de um grupo, ensaiar a docência e a leitura em voz alta aos pequenos.
Através dessas interações - as leituras literárias para crianças em ambientes escolares - as estudantes aprimoram seus critérios de escolha do que ler, para quem e por que. Antes de ir, escolhem nos acervos da Sala de Leitura Erico Verissimo, o repertório a ser oferecido aos pequenos. Clássicos? Modernos? Lendas? Poesia? Fábulas? Travalínguas? Sim, difícil escolher.Há de tudo e de qualidade. E como não lembrar que os pequeninhos adoram ouvir a sempre instigante narrativa de Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho?
Tendo como objetivos formar e qualificar professores leitores, entusiasmar estudantes a se tornarem pesquisadores no campo da leitura literária e oportunizar a todos os envolvidos o conhecimento de autores, gêneros e títulos da literatura para crianças, o Projeto Leitura Literária na Escola tem como estrutura o estudo, a pesquisa e a intervenção, além da reflexão e da autoria, ao final de um ano de trabalho, de reflexões acerca do realizado em formato de artigo.
A busca de diálogo sobre a leitura literária entre estudantes de Pedagogia e professores que atuam em escolas e o desejo  de que troquem informações e saberes, práticas e procedimentos é mais um dos motivos de continuidade do projeto. Avaliado e renovado constantemente, com ele pretendemos alfabetizar literariamente as crianças. Isso significa apresentar a elas, através da leitura literária, o livro e seus atributos: a linguagem, a autoria, o projeto gráfico e editorial, seu valor social e histórico e seu pertencimento à condição de humanidade como artefato de nossa cultura.
Oportunizar a crianças que frequentam a escola o contato com a produção literária brasileira, especialmente, tem sido um dos focos do projeto que, em tempo concomitante, impulsiona os estudantes a saberem mais sobre a literatura e seus efeitos imensuráveis na vida escolar dos pequenos. Nesse aspecto, compartilhamos o pensamento de Fanny Abramovich (1997), para quem a literatura é a porta para um “caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo”.
A coordenadora do Projeto Leitura Literária na Escola, professora Cristina Rosa afirma que a leitura, na sua própria vida, foi um presente aos cinco anos. O pai, leitor apaixonado, deu-lhe um livro grande, colorido, inesquecível. Foi com "A Fada dos Moranguinhos" que aprendeu a sonhar literariamente. Hoje, ao formar professoras leitoras, imita o gesto do pai: partilha o gosto, ensina a apreciar, pois conhece os efeitos duradouros do ler por prazer.
Para contatos com o Projeto Leitura Literária na Escola, escreva para cris@ufpel.tche.br e solicite uma visita. Nós queremos conhecer tua escola...

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2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho, esse projeto só fortalece os nossos ideais,nas EMEIS as estórias infantis são apresentadas desde o berçário para estimular nas crianças o gosto pela leitura e transformá-las em cidadãs ativos e críticos diante de uma sociedade que se diz democrática.

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  2. Parabéns pelo belo trabalho, esse projeto só fortalece os nossos ideais,nas EMEIS as estórias infantis são apresentadas desde o berçário para estimular nas crianças o gosto pela leitura e transformá-las em cidadãs ativos e críticos diante de uma sociedade que se diz democrática.

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