Mediadores: 2º dia

Nesta terça-feira, dia 31 de janeiro de 2017,  ocorreu segundo dia do 3º Curso Mediadores em Leitura Literária na Biblioteca Cristina Maria Rosa, que se localiza na EEEF Fernando Treptow. Com a presença da maior parte dos inscritos, o tema tratado foi a literatura de José Saramago.
Livros do autor - a obra completa - trazidos pela palestrantre do dia ficaram disponíveis para os participantes que puderam folhear, anotar, ler pequenos trechos e perceber a vasta quantidade de obras disponíves para conhecer o autor premiado que escreve em português.
Abordada pela Mestre em Literatura Beatriz Helena da Rosa Pereira, a literatura de Saramago foi apresentada aos participantes através da leitura de crônicas escolhidas e de fragmentos de sua biografia.
Através da leitura oral e de diálogos sobre o lido, a manhã de terça foi proveitosa e emocionante, no "clima" que o Curso Mediadores em Leitura Literária constuma acontecer.
Uma das obras mencionada pela professora Beatriz foi As pequenas Memórias. Nesta, Saramago revela peculiaridades de sua infância, com primos, tios, avós além de sua aldeia repleta de oliveiras que emocionam os leitores.
Emoção não faltou na manhã de terça.
Perguntas do público a respeito da mediação literária, das escolhas do autor quando de suas publicações, de livros conhecidos e divulgados no Brasil integraram as duas horas de convivência em torno da literatura.
Na metade da manhã, uma mesa com água saborizada e biscoitos tornou o ambiente descontraído e possibilitou conversas em vários tons.
Amanhã, primeiro de fevereiro, o curso terá a presença de dois palestrantes e a literatura de além mar privilegiará os escritores Varlam  Chalámov (1907-1982), Nikolai Gogol (1809-1852), Nâzým Hikmet (1902-1963) e Wislawa Chemborska (1923-2012).

Comente com o Facebook:

2 comentários: