Mediadores: primeiro dia!

O primeiro dia do 3º Curso Mediadores em Leitura Literária ocorreu hoje, entre as nove e as onze horas da manhã, na Biblioteca Cristina Maria Rosa, que se localiza na E.E.E.F. Fernando Treptow, Bairro Fragata.
A manhã teve a recepção aos inscritos com um café da manhã repleto de sabores da estação: laranja, limão e maçã, mais anis estrelado em jarras de água saborizada, preparadas pela equipe do PET Educação
Logo depois, as palavras da Coordenadora, Professora Cristina apresentaram o espaço aos participantes, a biblioteca recentemente inaugurada que passou por uma reforma e restauro no ano de 2016. A representante da Direção da FaE, professora Heloisa Duval, usou a palavra para valorizar o trabalho que vem sendo desenvolvido com a formação de leitores e parabenizou o grupo pela iniciativa que tem, neste ano, a peculiaridade de ir além da literatura para crianças.
Ao dar início às leituras de autores de além mar,  a professora Cristina leu integralmente O Lagarto, de José Saramago. Logo depois, mencionou e ressaltou aspectos da mediação literária: ensinar a escutar, apreciar, deleitar-se com o texto. Essas as condições para tornar o outro um leitor ávido por novos textos, autores, gêneros.
O segundo texto escolhido para leitura literária foi O conto da ilha desconhecida, um clássico de Saramago, premiado e reconhecido em todo o mundo. Suspenso em um momento chave da narrativa, o convite foi para que os leitores o conheçam e façam sua própria leitura das demais páginas.
Após mais um momento de descontração com fotos, abraços e promessas de continuidade, todos os participantes se despediram e a equipe, reunida, avaliou o trabalho e planejou o dia de amanhã.
O evento permanece na escola nas próximas duas manhãs e se encerra no dia 16/02 na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas, as 19 horas.
A cobertura completa do evento está na página da UFPel. Clique e leia em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/01/30/curso-apresenta-estrategias-para-mediacao-em-leitura-literaria/

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário