Mediadores: 3º Dia

Na quarta-feira, dia primeiro de fevereiro de 2017, o público  inscrito no 3º Curso Medidaores em Leitura Literária conheceu uma variedade maior de escritores de além mar. Tendo tido uma incursão mais profunda a respeito da obra de Saramago nos dois primeiros dias, na quarta foi a vez do leste europeu: Rússia, Polônia, Ucrânia e Turquia.
Selecionados entre os prediletos dos dois palestrantes – Guillermo Gómez e Beatriz Pereira da Rosa – foi a vez de ouvir fragmentos das biografias do escritor soviético Varlam Chalámov (1907-1982), do russo-ucraniano Nikolai Gógol (1809-1852), do poeta turco Nâzým Hikmet (1902-1963) e da poetiza polonesa Wislawa Chemborska (1923-2012).
Alguns dos textos destes impactantes e pungentes autores foram lidos em voz alta pelos palestrantes, causando emoção intensa e vontade de ler mais, conhecer mais. Entre os lidos, Contos de Kolimá e A Margem esquerda, de Chalámov; Tarás Bulba, O Capote, Notas de Petesburgo de 1836, Avenida Niévski e Teatro completo, todos de Gógol. De Hikmet, o texto escolhido foi Paisagens humanas de meu país, um poema que se estende por 574 incríveis páginas.
Foi dia, também, de conhecermos o frio do leste europeu, através de uma descrição intensa contida em “Os carpinteiros”, de Varlam Chalámov, mencionado como predileto e lido pela professora Cristina a todos.
A quarta-feira encerrou o primeiro tempo do 3º Curso Mediadores em Leitura Literária, que teve um público fiel e atento, reunido em momentos de leitura, emoção mas, também, descontração e alegria.
O “jeitinho de Sarau”, como foi descrito por uma das participantes se deveu ao ambiente: a Biblioteca Cristina Maria Rosa, recentemente restaurada e repleta de pontos de luz e harmonia, tornou-se um lugar ideal para leitruras, diálogos, estar junto, ler e pensar. Integrada à Escola Fernando Treptow, localiza-se no Bairro Fragata e pode ser visitada por grupos ou individualmente. É só agendar com a equipe escolar.
O café da manhã, neste dia especial, contou com uma mesa repleta de frutas, água saborizada, biscoitos e um delicioso café. Devido ao calor, a água e as frutas foram bem recebidas por todos.
Para Beatriz Helena da Rosa Pereira, mestre em Literatura e uma das palestrantes, ter dividido com os demais seus conhecimentos foi muito importante. Ao findar o dia, nos enviou uma mensagem: “Não posso deixar de dizer quanto esse movimento tem feito bem pra minha mente e minh'alma. Gracias por valorizar o que eu tenho pra dizer!".
Neste mesmo dia, recebemos a reportagem da RBS TV que, entre outras ações, entrevistou parte do público e a coordenaçao do evento. Logo que a matéria completa for ao ar, disponibilizaremos o link para a visualização.
No fim da manhã, uma foto de todo o grupo reuniu amigos, recém conhecidos, leitores, palestrantres. Desse modo, agregou valor ao evento, que terá sua finalização no dia 16 de fevereiro, nas dependências da Livraria Vanguarda (Shopping Pelotas), às 19 horas. Neste dia, leituras de contos e entrega dos atestados de participação.
A imagem de todos juntos emocionou Beatriz, que nos brindou com um poema:
"Quem somos?
Hoje fomos Vissuávas e Gogóis, fomos Guille e fomos Tica.
Fomos indivíduos inteiros e membros do bando, asinhas, ossinhos, poeira.
Fomos leitores em seus momentos mais faceiros."

A quarta também foi especial pois recebemos, de cada inscrito, gibis e livros em doação para a Biblioteca. Foi uma gentileza de todos, adultos e algumas crianças que participaram.
A Nicole, filha da Cris, estudante de Pedagogia e ex-petiana, não perde um evento do GELL. Neste, até assinou o livro de presenças!
Agradecemos a todos que se inscreveram e participaram, aos palestrantes que nos emocionaram com suas leituras e seus livros e à Escola que disponibilizou o espaço.
O agradecimento especial deve-se ao GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da Faculdade de Educação da UFPel e a toda a equipe do PET Educação que, como sempre, tornou o evento possível.  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário