PET Educação projeta 2021

Projetar 2021: mais uma ação PET Educação

Cristina Maria Rosa

Com o intuito de concentrarmos nossas ações e publicizar conteúdo de qualidade, estamos oportunizando a nós mesmos e ao nosso público, uma educação de qualidade. Para tal, foi criado em 2020, o Seminário Livros lidos. O que é isso? Leitura, organização e apresentação de um livro lido como fonte teórica e/ou metodológica para as pesquisas realizadas individualmente pelos doze bolsistas e a tutora do grupo. A organização ficou a cargo de cada bolsista que escolheu o melhor formato e plataforma para as interações.

O objetivo será compartilhar, de forma oral, visual e audível e com detalhes, estudos ou leituras literárias realizadas no último semestre de 2020 e/ou durante o recesso da Universidade e as férias docentes e discentes.

Entre as atividades planejadas para 2021, está o Seminários Livros lidos

Os procedimentos para organizar um seminário coordenado pelos bolsistas e, nele, recepcionar os novos acadêmicos inclui:

1. Escolher e ler um livro;

2. Preparar uma apresentação sobre o livro lido (pode ser artigo científico considerado importante para as pesquisas individuais ou para a formação docente);

3. Propor datas e organizar o convite;

4. Realizar o Seminário.

A metodologia de avaliação da atividade escolhida pelo grupo considerou o ineditismo do Seminário Livros Lidos e sua qualidade, em 2020. Investimos tempo e emoções realizando, via aplicativo de mensagens e web conferências, sua integralidade. s(as) bolsistas. Como exercício de avaliação podemos destacar os livros apresentados em 2020, nos seguintes dias:

ü 02/06 Alessandra Steilmann. Obra: THIÉL, Janice Cristine. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural

ü 09/06 Alisson Castro Batista. Obra: Yuval Noah Harrari, Homo Deus.

ü 18/06 Cinara Postringer. Obra: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 2006.

ü 23/06 Débora Monteiro. Obra: SILVEIRA, Edson Luis e BATISTA, Marcos dos Reis. Ensino de literatura e de leitura literária. Porto Alegre: FI, 2019.

ü 25/06 Estefânia Konrad.Obra: LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática,1997;

ü 30/06 Jéssica Corrêa. Obra: ROSA, Marcella. Guia prático do feminismo: como dialogar com um machista. Belo Horizonte: Letramento, 2016.

ü 07/07 Letícia Oliveira Vilela. Obra: Andrade, Inaldete Pinheiro de. Construindo a autoestima da criança negra. In: Munanga, Kabengele (Org.) Superando o racismo na escola. 3. Ed. Brasília: Ministério Da Educação, Secretaria De Educação Fundamental, 2001

ü 14/07 Luzia Martins. Obra: CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. In: CANDAU, Vera Maria (org). Diferenças Culturais e educação: construindo caminhos - Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

ü 16/07 Mariana Paz. Obra: Artigo Competência social, inclusão escolar e Autismo: revisão crítica da literatura, de Síglia Camargo e Clenice Bosa.

ü 21/07 Paloma Wiegand. Obra: CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças, conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.

ü 23/07 Valdoir Simões. Obra: Lock, Bins, Christofoli, Vitória, Moraes e Huerga. EJA: Planejamento, metodologias e avaliação, de Porto Alegre: Mediação, 2009.

ü 28/07 Angélica Karsburg. Obra: Democratizando a leitura: pesquisas e práticas/Socializando práticas de leituras, de Aparecida Paiva; Aracy Martins; Graça Paulino e Zélia Versiani. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.

ü 30/07 Cristina Maria Rosa. Obra: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, de Maria José Silveira. São Paulo: Editora Globo, 2019.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário