PET Educação avalia 2020

 

Relatório 2020: uma avaliação

Cristina Maria Rosa

Ao realizar a escrita de seu Relatório Final – um dos compromissos do grupo com o MEC/SESU –, o Grupo PET Educação, considerou o Planejamento anual realizado em 2019 e as atividades desenvolvidas em 2020.

Assim, percebemos que as 1452 (mil, quatrocentas e cinquenta e duas) horas previstas foram, na sua maioria, desenvolvidas com atividades conexas ou que tangenciaram, de alguma forma, a proposta original. Impensadas para serem realizadas de modo remoto ou via plataforma online, foram por nós adaptadas para cumprirem o calendário.  

Atividades propostas e desenvolvidas em 2020

1.      ENSINO: Literatura para a Pedagogia

Avaliação: Plenamente desenvolvido

A oferta, de modo online, da disciplina Estudos Literários, entre os meses de maio-julho de 2020, foi coordenada pela Tutora, Cristina Maria Rosa e contou com o trabalho de monitoria da estudante Jéssica. Resultou em um E-book que foi lançado em 07/11/2020, através da plataforma: https://meet.google.com/xkw-jyoi-euw e está disponível em https://1drv.ms/b/s!AnLx_C_tdWpwg2cO8gVuOcy4YdL7

2. PESQUISA: Há livros para bebês na Sala de Leitura Erico Verissimo?

Avaliação: Plenamente desenvolvido

Atividade coordenada pela Tutora e desenvolvida por bolsistas, especialmente Cinara Postringer, devido à pandemia foi redirecionada para:

ü criação de um grupo de estudos (link disponível em: http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/05/gelc-grupo-de-estudos-em-literatura.html);

ü gravação de áudios especiais para bebês e crianças pequenas (o programa Minutos literários, disponível em: https://soundcloud.com/minutosliterarios/minutos-iterarios-o-que-e-isso);

ü publicações no BLOG (http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/10/trinta-e-um-de-outubro-em-poesia.html e http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/12/uma-infancia-para-o-seculo-xxi.html;

ü recomendação de leituras (http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/05/fabulas-italianas-eu-recomendo.html e;

ü compartilhamento de pequenos contos, como em: http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/06/catar-piolhos-um-continho.html

 

3.      ENSINO: Reuniões semanais PET Educação

Avaliação: Plenamente desenvolvido

Apesar de temer acontecido de forma online, todas as reuniões ocorreram e delas temos as atas. A atividade é rotina nos grupos PET e consiste em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em conjunto, por atividades e procedimentos que envolvem o programa na instituição. Como justificativa, a ciência de que o Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos.


4.      ENSINO: Literatura para a UNAPI

Avaliação: Plenamente desenvolvido

Ação desenvolvida pelo PET Educação considerada de extrema valia para os estudantes da Pedagogia que integram o grupo e, neste momento, em especial é a formação docente para públicos diferenciados como idosos e, também, mães e demais familiares de crianças em idade escolar. O aprendizado, neste momento, investe-se de relevância por demandar o conhecimento e uso, intenso e qualificado de meios (ferramentas e modos) de intervir na realidade de quem está em casa, isolado ou em grupo. De forma on-line, a intervenção prescinde de receptividade, aceitação e a capacidade de conexão de cada um dos agentes envolvidos. Um dos programas criado em tempos de afastamento social por efeitos da COVID-19 foi a criação de um Grupo de Literatura para todos os idosos que já frequentaram uma ou mais salas de aula de Literatura na UNAPI, a Universidade Aberta a Pessoas Idosas da UFPel. Tendo iniciado o trabalho com esse grupo em março de 2018, hoje já contabilizo quatros semestres desenvolvidos com um público fiel e leitor. Assim, não foi difícil reuni-los e agregá-los em torno da ideia de enviar dicas literárias durante o tempo que aguardaremos a reabertura da sala de aula, quando nos encontraremos, de novo, para ler juntos. E dialogar, rir, provocar uns aos outros com nossas controvérsias. Descobrimos, juntos, que amamos Literatura. Especialmente, contos brasileiros, gênero predileto da turma e que tem muitos escritores como excelentes representantes.

Queres ler sobre essa atividade? Clique em:

ü http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/05/literatura-em-tempos-remotos.html,

ü http://www.adufpel.org.br/site/noticias/projeto-da-ufpel-promove-ateno-e-cuidados-com-idosos-por-meio-da-literatura

ü  https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/12/pet-educacao-estuda-violencia-contra-idosos/

 


5.     
PESQUISA: Há livros para meninas na Sala de Leitura Erico Verissimo?

Avaliação: Plenamente desenvolvido

Atividade coordenada pela bolsista Jéssica Ribeiro, foi integralizada em publicações que podem ser acessadas aqui:

ü http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/01/empoderar-meninas-literatura-que-ha

ü http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/grupo-de-estudos-em-literatura-mais-uma.html.

Além disso, a sugestão de leitura de obras foi exercitada no programa áudio Minutos Literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios) e em algumas lives (https://livrariavanguarda.home.blog/2020/03/23/programacao-das-nossas-lives/)

 

6.      PESQUISA: Perfil discente na Pedagogia FaE/Ufpel

Avaliação: Plenamente desenvolvido

Em 2020, a pesquisa buscou dar visibilidade ao profissional formado na licenciatura. Assim, empreendemos buscas com o objetivo de saber o que leram nas férias os estudantes(http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/eu-li-nas-ferias-quer-ouvir.html), o que é a Pedagogia (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/20-de-maio-dia-da-pedagogia.html), como ocorre o processo de eleição de coordenadores nas Licenciaturas na FaE/UFPel (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/licenciaturas-em-pedagogia-elegem.html), o que compreendem da língua nacional, tema fundamental de estudo na área (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/lingua-nacional-e-dia-mundial-da.html), o que leem os estudantes (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/livros-na-quarentena-resultados-de.html e http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/metodologia-de-pesquisa-um-exemplo.html) e quem é e como desenvolve a profissão (http://peteducacao.blogspot.com/2020/06/a-educacao-e-o-trabalho-remoto-pet.html), todos temas conexos à investigação.

Em breve, as demais ações...

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário