Relatório 2020: uma avaliação
Cristina Maria Rosa
Ao realizar a escrita de
seu Relatório Final – um dos compromissos do grupo com o MEC/SESU –, o Grupo
PET Educação, considerou o Planejamento
anual realizado em 2019 e as atividades desenvolvidas em 2020.
Assim, percebemos que as 1452 (mil,
quatrocentas e cinquenta e duas) horas previstas foram, na sua maioria, desenvolvidas
com atividades conexas ou que tangenciaram, de alguma forma, a proposta
original. Impensadas para serem realizadas de modo remoto ou via plataforma online, foram por nós adaptadas para cumprirem o calendário.
Atividades propostas e desenvolvidas em 2020
1.
ENSINO: Literatura
para a Pedagogia
Avaliação: Plenamente
desenvolvido
A oferta, de modo online,
da disciplina Estudos Literários, entre os meses de maio-julho de 2020, foi coordenada
pela Tutora, Cristina Maria Rosa e contou com o trabalho de monitoria da
estudante Jéssica. Resultou em um E-book que foi lançado em 07/11/2020, através
da plataforma: https://meet.google.com/xkw-jyoi-euw
e está disponível em https://1drv.ms/b/s!AnLx_C_tdWpwg2cO8gVuOcy4YdL7
2. PESQUISA: Há
livros para bebês na Sala de Leitura Erico Verissimo?
Avaliação: Plenamente
desenvolvido
Atividade coordenada pela
Tutora e desenvolvida por bolsistas, especialmente Cinara Postringer, devido à
pandemia foi redirecionada para:
ü
criação de um grupo de estudos (link disponível em: http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/05/gelc-grupo-de-estudos-em-literatura.html);
ü
gravação de áudios especiais para bebês e crianças pequenas (o
programa Minutos literários, disponível em: https://soundcloud.com/minutosliterarios/minutos-iterarios-o-que-e-isso);
ü
publicações no BLOG (http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/10/trinta-e-um-de-outubro-em-poesia.html
e http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/12/uma-infancia-para-o-seculo-xxi.html;
ü
recomendação de leituras (http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/05/fabulas-italianas-eu-recomendo.html
e;
ü
compartilhamento de pequenos contos, como em: http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/06/catar-piolhos-um-continho.html
3.
ENSINO: Reuniões
semanais PET Educação
Avaliação: Plenamente
desenvolvido
Apesar de temer acontecido de forma online, todas as reuniões ocorreram e delas temos as atas. A atividade é rotina nos grupos PET e consiste em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em conjunto, por atividades e procedimentos que envolvem o programa na instituição. Como justificativa, a ciência de que o Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos.
4.
ENSINO: Literatura
para a UNAPI
Avaliação: Plenamente
desenvolvido
Ação desenvolvida pelo PET
Educação considerada de extrema valia para os estudantes da Pedagogia que
integram o grupo e, neste momento, em especial é a formação docente para
públicos diferenciados como idosos e, também, mães e demais familiares de
crianças em idade escolar. O aprendizado, neste momento, investe-se de
relevância por demandar o conhecimento e uso, intenso e qualificado de meios
(ferramentas e modos) de intervir na realidade de quem está em casa, isolado ou
em grupo. De forma on-line, a intervenção prescinde de receptividade, aceitação
e a capacidade de conexão de cada um dos agentes envolvidos. Um dos programas
criado em tempos de afastamento social por efeitos da COVID-19 foi a criação de
um Grupo de Literatura para todos os idosos que já frequentaram uma ou mais
salas de aula de Literatura na UNAPI, a Universidade Aberta a Pessoas Idosas da
UFPel. Tendo iniciado o trabalho com esse grupo em março de 2018, hoje já
contabilizo quatros semestres desenvolvidos com um público fiel e leitor.
Assim, não foi difícil reuni-los e agregá-los em torno da ideia de enviar dicas
literárias durante o tempo que aguardaremos a reabertura da sala de aula,
quando nos encontraremos, de novo, para ler juntos. E dialogar, rir, provocar
uns aos outros com nossas controvérsias. Descobrimos, juntos, que amamos Literatura.
Especialmente, contos brasileiros, gênero predileto da turma e que tem muitos
escritores como excelentes representantes.
Queres ler sobre essa
atividade? Clique em:
ü
http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/05/literatura-em-tempos-remotos.html,
ü
https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/12/pet-educacao-estuda-violencia-contra-idosos/
5. PESQUISA: Há livros para meninas na Sala de Leitura Erico Verissimo?
Avaliação: Plenamente
desenvolvido
Atividade coordenada pela
bolsista Jéssica Ribeiro, foi integralizada em publicações que podem ser
acessadas aqui:
ü
http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/01/empoderar-meninas-literatura-que-ha
ü
http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/grupo-de-estudos-em-literatura-mais-uma.html.
Além disso, a sugestão de
leitura de obras foi exercitada no programa áudio Minutos Literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios)
e em algumas lives (https://livrariavanguarda.home.blog/2020/03/23/programacao-das-nossas-lives/)
6.
PESQUISA: Perfil
discente na Pedagogia FaE/Ufpel
Avaliação: Plenamente desenvolvido
Em 2020, a pesquisa buscou
dar visibilidade ao profissional formado na licenciatura. Assim, empreendemos
buscas com o objetivo de saber o que leram nas férias os estudantes(http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/eu-li-nas-ferias-quer-ouvir.html),
o que é a Pedagogia (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/20-de-maio-dia-da-pedagogia.html),
como ocorre o processo de eleição de coordenadores nas Licenciaturas na
FaE/UFPel (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/licenciaturas-em-pedagogia-elegem.html),
o que compreendem da língua nacional, tema fundamental de estudo na área (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/lingua-nacional-e-dia-mundial-da.html),
o que leem os estudantes (http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/livros-na-quarentena-resultados-de.html
e http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/metodologia-de-pesquisa-um-exemplo.html)
e quem é e como desenvolve a profissão (http://peteducacao.blogspot.com/2020/06/a-educacao-e-o-trabalho-remoto-pet.html),
todos temas conexos à investigação.
Em breve, as demais ações...
Nenhum comentário:
Postar um comentário