Diário do cuidado: diálogos
aos 60+
Cristina Maria Rosa
Quem somos?
O grupo PET Educação se
caracteriza por ser um grupo disciplinar. É constituído por 12 estudantes da
Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFPel tutoriados por uma
Pedagoga, a Drª. Cristina Maria Rosa. Reconhecido, na Universidade e fora dela,
por trabalhar com a Leitura Literária – um tipo de leitura que difere das
demais por priorizar o prazer em conhecer textos, gêneros e autores,
prioritariamente os brasileiros – o grupo mantém interações sobre o trema com vários
grupos: estudantes, crianças, professoras, bibliotecárias e familiares de
estudantes.
O grupo PET tem como
princípio o estudo e a pesquisa que desemboca em intervenções em escolas
públicas e privadas. Além disso, palestras, cursos de formação de curto, médio
e longo prazo para professores e também para as bibliotecárias são práticas
recorrentes. A atuação como personagens literários, eventualmente, em Feiras do
Livro e eventos, mas, também em escolas, é outra das marcas do PET Educação.
Em 2020, diante da grave
situação em que nos encontramos como Universidade e Sociedade, foi necessário
reinventar nossas ações, estudos e pesquisas buscando, ao máximo, a interação
com a comunidade que sempre nos foi tão próxima. A seguir, o projeto mais
intenso entre tantos que estamos correndo o risco de desenvolver desde o dia 16
de março, quando a UFPel suspendeu as atividades usuais e entrou em outro modo
de gestão dos tempos e espaços.
Diário do Cuidado: o
que é isso?
O grupo “Diário do cuidado:
diálogos aos 60+”, foi organizado para intervir na prevenção de casos de
depressão por solidão ou falta de atenção. Instigado a propor algo no campo do
cuidado mental, o PET Educação reconheceu que não tem formação específica para
tal. Sensível à demanda de um dos idosos que frequenta o grupo, reunimos, por
mensagem no WhatsApp, uma rodada de
inscrições a quem se sentia apto a dar apoio e a quem desejava participar. Foi
assim que surgiu o programa “Diário do Cuidado: diálogos aos 60+”.
O foco da atuação do grupo
é conversar: sobre o isolamento, as perspectivas, as relações que eles conseguem
ter. Depois, estabelecer rotina de contato e, nela, se prontificar a escrever a
biografia do interlocutor. Ao enviar, sempre, o retorno do escrito ao idoso,
comprometê-lo com sua própria história, memória e permanência no grupo.
O grupo também investe no
envio, todos os dias, de um lembrete, uma frase de incentivo, uma imagem de paisagens
vistas da janela ou de um animal de estimação e mesmo uma foto antiga em que
estão com o idoso. Cabe, também, fazer planos para o futuro.
Como funciona?
Atualmente em contato com
sete idosos, oito integrantes do grupo PET (estudantes e a Tutora) se revezam
em conversar, escrever memórias, indicar leituras, serviços públicos e
possibilidades para os que solicitaram apoio e estão confinados, sozinhos ou em
pequenos grupos familiares.
As atividades tiveram
início em 04 de maio e, hoje, contam com o apoio da Drª. Zayanna Lindôso,
docente no Curso de Terapia Ocupacional da UFPel que, com expertise no tema,
orienta o grupo e encaminha para atendimento especializado casos considerados
mais delicados ou que demandem atendimento especial. Na TO, há um programa
denominado PRO-GERONTO, dedicado a casos que exigem maior atenção.
O Programa de Terapia
Ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO) é um projeto de extensão destinado a
atender idosos da comunidade. Oferece ações de prevenção do declínio cognitivo,
promoção do envelhecimento ativo e apoio a pessoas que atuam junto a essa
população. Além disso, oferta atendimentos específicos a idosos com depressão,
Alzheimer e demais quadros patológicos que podem acometer o idoso.
Para fazer parte do
programa “Diário do cuidado: diálogos aos 60+”, basta entrar em contato com a
tutora do grupo PET Educação e solicitar apoio.
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