Interdisciplinaridade: todas as pesquisas do PET Educação em 2019

Leitura e Interdisciplinaridade: uma das características do PET Educação em 2019
Cristina Maria Rosa
Tutora do Grupo PET Educação


Leitura e Interdisciplinaridade foi o elo que tornou evidente uma estratégia de formação de professores empreendida pela tutoria do PET Educação em 2019.

Entranha dos diferentes trabalhos de pesquisa apresentados pelo PET Educação na SIIEPE da UFPel em 2019, a interdisciplinaridade só é possível quando se observa o mundo como um todo. Nesse mundo possível, as “partes” dialogam, disputam, concorrem e se complementam, ao mesmo tempo, sem detrimento de uma ideiazinha sequer.
Tudo interessa, pode ser considerado, eventualmente descartado. O intuito é a potência do saber e dos procedimentos para saber mais. Desde leitura para bebês, para crianças nas escolas, para meninas em busca de poder, indígenas e quilombolas a estudantes de Pedagogia, ingressantes e formandos, tudo foi tema de estudo. Inclusive a própria temática, abordada por Alisson Castro Batista em sua investigação. Nos demais trabalhos apresentados, há explícitas decorrências dessa ideia de estudo e intervenção.

Interdisciplinaridade
Qual o significado da palavra Interdisciplinaridade? Para Bicalho (2011) a interação entre as disciplinas pode ser dividida em níveis crescentes com relação à intensidade de interatividade e a Interdisciplinaridade é caracterizada pela existência de um axioma superior hierarquicamente, que orienta as disciplinas ao seu objetivo, de forma que estas interajam entre si e se apoiem na construção dos conhecimentos. Interdisciplinar, então, é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas, ramos, campos ou até áreas do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas.
A palavra interdisciplinar é formada pela união do prefixo “inter” (dentro, entre, em meio) com a palavra “disciplinar”, que tem um sentido pedagógico de instruir, com preceitos, regras e procedimentos. O intuito, sempre, é relacionar conteúdos para aprofundar o conhecimento a respeito de algo e tornar o estudo mais interessante, uma vez que na “vida real”, tudo está interconectado.
A SIIEPE 2019 e o PET Educação: 10 trabalhos envolventes
No PET Educação, buscamos relacionar com profundidade todos os temas a serem pesquisados, não esquecendo nunca que as peculiaridades e curiosidades do investigador iniciante devem ser respeitadas. Foi dessa dinâmica que surgiu a definição do que cada estudante bolsista escolheria como foco para a SIIEPE na UFPel, que ocorreu entre 21 e 25 de outubro de 2019, quando, diante de uma plateia atenta e uma banca qualificada, todos comunicaram o que descobriram.
O que pesquisar?
A escolha dos temas foi definida em maio de 2019 e, logo depois, ações no sentido de colher dados relevantes, empreender procedimentos ainda não finalizados e escrever o resumo para envio ao evento foram desencadeados. O resultado – 10 trabalhos instigantes – deram origem às apresentações orais dos doze bolsistas.
Leia, a seguir, os títulos dos resumos enviados, aprovados e apresentados pelo grupo no dia 22/10/2019.
1.                 A leitura de estudantes de Pedagogia em 2019: primeiro e segundo semestre Valdoir Simões Campelo;
2.                 A literatura infantil enquanto ferramenta interdisciplinar de ensino no contexto da revolução científica – Alisson Castro Batista;
3.                 Autismo na escola: o que dizem as professoras? Mariana Paz
4.                 Caminhos das pedras: quilombolas na biblioteca escolar Fernanda Vieira Dos Santos
5.                 Futuros(as) Pedagogos(as) FaE/UFPEL trabalham durante a graduação? Estefânia Alves Konrad e Luzia Helena Brandt Martins;
6.                 Há livros “para meninas” na Sala de Leitura Erico Verissimo?
7.                 Há livros para bebês no acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo? Cinara Tonello Postringer e Paloma Wiegand;
8.                 Inspirações para ler: o que dizem os estudantes de pedagogia da FaE/UFPEL Angélica Dos Santos Karsburg;
9.                 Repertório literário de estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação em 2018 Débora Monteiro da Silva;
10.             Um olhar sobre a literatura indígena Alessandra Steilmann. 

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