Planejamento 2019: Aprovado!


Ministério da Educação
Planejamento Anual 2019
  
 TUTORA CRISTINA MARIA ROSA

Atividades

1.       PESQUISA: Livros imperdíveis

Descrição/Justificativa: A atividade consta de uma pesquisa informal, via mídias eletrônicas. Tem como intuito marcar a presença do livro e da leitura na vida de universitários. Já ocorrida em 2017 e em 2018 e publicada no BLOG do PET Educação, terá como tema os livros imperdíveis dos respondentes. Em 2019, vamos repetir a atividade, ampliando o grupo de pessoas ouvidas. O auge ocorrerá no dia 23 de abril, quando é comemorado o dia internacional do livro. A pesquisa será informal, através de uma rede social – o WhatsApp – sobre um título que a nossa rede de contatos indica como imperdível. As respostas recebidas serão organizadas em ordem alfabética e publicadas no BLOG do PET, indicando o que estão lendo e recomendando.
Objetivos:
1. Conhecer o que leem estudantes, professores, amigos; 2. Publicizar o que lemos e os outros indicam como predileto;
3. Aprender a fazer pesquisa informal, com resultado rápido e apoiada em mídias típicas do século XXI;
4. Ouvir público plural, sem recorte ou predefinição de corpus e pesquisa.
Metodologia:
A atividade terá vários passos:
1. Lançamento da pesquisa em fevereiro de 2019, para todos os alunos da Pedagogia e públicos das redes pessoais dos petianos com a seguinte questão: Qual o livro lido em 2018 que consideras imperdível?
2. Após receber respostas, estas serão organizadas em uma lista em ordem alfabética;
3. No dia 23 de abril, publicaremos o resultado da pesquisa no BLOG do PET Educação;
4. Diante dos títulos, escolheremos o mais indicado para uma leitura pública, em dezembro, mês de nascimento de Erico Verissimo.
Resultados esperados: Entre os resultados esperados, almejamos ter:
1. Uma lista de livros lidos e imperdíveis;
2. Publicização da leitura;
3. Divulgação de títulos e autores interessantes;
4. Convívio de leitores com outros leitores via rede social.
Avaliação da atividade pelo grupo: Ao publicar os resultados e organizarmos a leitura pública dos dois mais citados, teremos um retorno da aceitabilidade da pesquisa entre os usuários da rede.

2.       PESQUISA: Emancipar meninas? A leitura literária para adolescentes

Descrição/Justificativa: Pesquisa que busca compor um acervo literário a ser disponibilizado para projetos de leitura para adolescentes escolarizadas. O foco é discutir maus tratos emocionais ou violência psicológica. Justifica-se por ser um fenômeno caracterizado por um constante e reiterado desrespeito ao outro. Muitas vezes sutil, se manifesta pelo desprezo, desqualificação ou depreciação de gostos, escolhas e competências, através de falas, comentários ou mesmo argumentações que ridicularizam, desabonam e desacreditam a imagem do outro de forma direta ou indireta, publicamente, na presença e mesmo na ausência do envolvido. É uma violência que, em parte considerável das vezes, abre portas para outras manifestações e formas de violência como violência física, moral, patrimonial, sexual.
Objetivos: O maior objetivo é criar um programa de leituras para meninas em que a liberdade para pensar e escolher fosse o meio e o fim. Os objetivos parciais são:
1. Reunir um grupo de livros que têm em comum, temas ou protagonistas meninas, mocinhas ou mulheres que extrapolam os clássicos papéis destinados culturalmente ao gênero feminino;
2. Apresentar esses livros para escolas;
3. Dialogar sobre maus tratos emocionais na escola e na sociedade, especialmente na formação de professores;
4. Apresentar resultados em eventos.
Metodologia: O primeiro ponto será reunir acervos condizentes com a temática; O segundo, compreender o conceito, através de pesquisas, artigos e palestras desenvolvidas por pesquisadores na área; O terceiro, ler e categorizar obras, afim de compor um acervo a ser ofertado às escolas.
Resultados esperados: Entre os resultados pretendemos:
1. Estudar o conceito de maus tratos emocionais;
2. Criar um momento de apresentação dos livros a um grupo de estudantes;
3. Apresentar o acervo a adolescentes na escola;
4. Desenvolver argumentos para defender a importância de um acervo sobre o tema;
5. Ter quantidade e qualidade de obras a serem ofertadas às escolas.
Avaliação da atividade pelo grupo: Para avaliar a atividade pensamos criar um momento de apresentação dos livros a um grupo de estudantes e, depois, a um grupo de adolescentes na escola. Assim, in loco, obteremos argumentos para defender a obra no acervo. Outra forma de avaliação será a quantidade e qualidade das obras a serem ofertadas às escolas.

3.       PESQUISA: Perfil leitor do estudante de Pedagogia 2017-2020

Descrição/Justificativa: A atividade dará continuidade ao desenvolvimento de ampla pesquisa que tenha como tema central os processos de formação do leitor estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o Perfil Leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2020. Questões como: “O que leu na infância, quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos, o que lê atualmente, quais seus procedimentos de leitura, quais seus autores prediletos e quais as obras que mais admira?”, são algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do estudante/futuro professor, uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como tema preponderante. Com a proposição pretendemos conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia.
Objetivos:
a) Traçar um perfil do estudante e futuro professor acerca de seus vínculos com a leitura;
b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia;
c) Conhecer hábitos, gostos, autores, gêneros e títulos prediletos;
d) Organizar conclusões parciais, comparativas e divulgar resultados em eventos.
Como a atividade será realizada? Pesquisa de cunho quali-quantitativa, para seu desenvolvimento será empreendida coletas de dados (questionários abertos anônimos) em cada um dos nove semestres do Curso e, ao menos um por semestre, desde o primeiro de 2017, no período de três anos. Além disso, pretende-se desenvolver questionários semestrais com questões amplas, rodas de diálogo com/sobre os resultados. Eventualmente, escolha de sujeitos para aprofundamento de questões e pesquisas relâmpago via rede social, com uma única questão a ser inserida nos resultados.
Quais os resultados que se espera da atividade?
a) Conhecer e publicizar perfis de leitores entre os estudantes da licenciatura em Pedagogia;
b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia, com vistas a ampliar a qualidade da formação docente e os laços com os acervos dispostos em bibliotecas escolares;
c) Elaborar resultados parciais e publicizar dados e conclusões em eventos, socializando e propondo melhorias para a Licenciatura.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Em 2017, os primeiros resultados foram publicizados em três eventos (um em Porto Alegre e dois em Pelotas) e, a convite da Coordenação das Licenciaturas em Pedagogia, foi organizada um exposição pública aos estudantes com a totalidade dos dados compilados; Em 2018, demos continuidade apresentando resultados em diferenciados eventos, entre eles, no SIIEPE/UFPel e no CLAEC ocorrido em novembro, na UNIPAMPA/Jaguarão. Em 2019, pretendemos dar continuidade a essa forma de avaliação dos resultados.

4.       PESQUISA: Perfil discente na Pedagogia FaE/UFPel;

Descrição/Justificativa:
A atividade de pesquisa buscará conhecer qual o perfil dos estudantes que cursam a Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFPel. Características sociais e econômicas, hábitos culturais, dados geracionais e familiares, credos, espiritualidade e vinculações políticas além de informações acerca de etnias e sexualidades serão consideradas. O foco é compor um panorama acerca dos sujeitos que habitam as salas de aula e os corredores da Licenciatura e que a escolheram como profissão. Justifica-se pela premência de conhecer dados mais concretos das primeiras gerações do século XXI que chegam à Universidade bem como descrever a diversidade de perfis oriundos de políticas públicas recentes.
Objetivos: Coordenada pela estudante Estefânia Alves Konrad, o maior objetivo é compor um panorama acerca dos sujeitos que escolheram a Licenciatura em Pedagogia como profissão. Além disso, pretende-se:
1. Conhecer o perfil dos alunos que cursam licenciatura em pedagogia na FaE/UFPel;
2. Estabelecer vínculo com a permanência, formação em tempo hábil e evasão escolar;
3. Descrever características sociais e econômicas, hábitos culturais, dados geracionais e familiares, credos e vinculações políticas além de informações acerca de etnias e sexualidades dos estudantes de Pedagogia que frequentam o curso em 2019.
Como a atividade será realizada? (Metodologia): De cunho qualitativo e com dados a partir de pesquisa também quantitativa, um questionário com perguntas abertas e fechadas será realizado com todos os petianos. Depois de conhecer seus resultados e com o intuito de generalizar a pesquisa para conhecer o perfil dos alunos que cursam a Licenciatura em Pedagogia, as atitudes serão:
1. Formar um grupo de petianos interessados no tema, coordenadas pela estudante Estefânia Konrad;
2. Elaborar um questionário amplo, com questões que contemplem todos os aspectos elencados;
3. Ao conhecer resultados, estabelecer vínculos entre os dados e a permanência ou evasão na graduação;
4. Apresentar resultados em eventos.
Quais os resultados que se espera da atividade? Espera-se que com a composição e desenvolvimento do questionário amplo, possamos nos apropriar de dados que hoje, são genericamente aventados como: todo estudante de Pedagogia é trabalhador, todos vivem nas periferias e todos amam crianças. O intuito é apresentar os dados colhidos de forma dinâmica e o intuito é que os discentes possam conhecer, entender e refletir acerca da objetividade e subjetividade dos demais, além de conhecer quantos são, o que almejam e como planejam e executam seus estudos na Universidade.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Para avaliar a proposição e o desenvolvimento da pesquisa pretendemos:
1. Formar um grupo de pesquisa;
2. Elaborar um questionário amplo, com questões que contemplem todos os aspectos elencados;
3. Conhecer resultados e publicá-los;
4. Apresentar resultados em eventos.

5.       PESQUISA: Um olhar sobre a Literatura Infantil
Indígena.

Descrição/Justificativa: A pesquisa intitulada Um olhar sobre a Literatura Infantil Indígena será desenvolvida em 2019 pela petiana Alessandra Steilmann. Justifica-se pelo imensurável valor quer a literatura tem na sociedade, e ainda mais tratando de uma literatura que representa cerca de 896,9 mil brasileiros (IBGE, 2010). Além disto, destacamos as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório os temas Indígenas e Africanos nas escolas e acreditamos que a Literatura é uma grande aliada para introduzir e aprofundar esses temas não apenas em datas comemorativas, mas durante o ano todo. O principal objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena Brasileira. A partir disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório do grupo de bolsistas do PET Educação. Além destes, pretendemos compreender de forma mais aprofundada o conceito de Literatura Indígena, levantar informações acerca das obras (autores/autoras, editoras, ano de publicação), ler e identificar os livros de Literatura Infantil Indígena e pesquisar a presença dessa Literatura em escolas da Rede Municipal de Pelotas, RS.
Objetivos: O principal objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena Brasileira. A partir disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório do grupo de bolsistas do PET Educação. Além destes, elencamos os seguintes objetivos:
a)                  Compreender de forma mais aprofundada o conceito de Literatura Indígena;
b)                  Levantar informações acerca das obras (autores/autoras, editoras, ano de publicação);
c)                  Ler e identificar os livros de Literatura Infantil Indígena;
d)                  Pesquisar a presença dessa Literatura em escolas da Rede Municipal de Pelotas, RS.
Como a atividade será realizada? A metodologia de pesquisa pode ser considerada quali-quantitativa, pois consiste na contagem dos livros e análise posterior a leitura das obras que estejam disponíveis. A pesquisa será iniciada com o levantamento dos livros de literatura indígena presentes na lista de obras da Maleta LIA, que é fruto de um projeto desenvolvido na capital do Rio de Janeiro desde 2008, quando houve o inicio da escolha das obras e 2013, quando a maleta foi entregue as escolas da cidade. Essa maleta conta com Literatura Indígena e Africana (LIA), porém apenas os livros com a Temática indígena serão analisados. Após esse primeiro levantamento, haverá uma pesquisa de livros que não estão na mala também por meio de pesquisas online, em livrarias e bibliotecas da cidade. A metodologia da pesquisa seguirá esse cronograma:
Março e Abril: Levantamento das Obras;
Abril: Análise das informações acerca dos autores/ autoras, editoras e publicações;
Maio e Junho: Procura pelas obras que estão disponíveis em formato digital e principalmente físico por meio de pesquisa em bibliotecas públicas e livrarias da cidade de Pelotas- RS;
Junho a outubro: Escolha bibliotecas escolares que serão visitadas para a averiguação de quantos e quais livros de literatura infantil indígena estão presentes neste espaço;
Outubro e novembro: Sistematização dos resultados e escrita de trabalhos para a divulgação em eventos;
Quais os resultados que se espera da atividade? A investigação possibilitará a descoberta e divulgação de uma literatura que não parece ter muita visibilidade em escolas, mas que é de uma riqueza imensa. A partir dos dados encontrados pode-se defender uma cultura indígena que resiste aos processos de segregação e epistemicídio.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Para avaliar o desenvolvimento do projeto será empregada uma autoavaliação processual por meio de registros e comparação dos objetivos alcançados além da apresentação do projeto em eventos de cunho acadêmico.

6.       PESQUISA E ENSINO: Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo.

Descrição/Justificativa: O projeto de Pesquisa e Ensino intitulado Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo será desenvolvido pela graduanda- Cinara Tonello Postringer. O foco é realizar um levantamento das obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo. Justifica-se pela necessidade de planejamento e execução de leitura literária desde tenra idade na escola por graduandos em Pedagogia.
Objetivos: O projeto Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo terá dois objetivos:
1. Compor uma lista de obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo; 2. Planejar e executar uma formação de graduandos em leitura literária para essa faixa geracional, bebês entre zero e quatro anos;
Como a atividade será realizada? A metodologia constará de:
1. Observação de todos os títulos inseridos no acervo;
2. Separação dos títulos indicados aos pequenos;
3. Composição da lista de indicados, após leitura de todas as obras separadas;
4. Minicurso de leitura literária para bebês a ser oferecida pela bolsista, na Sala de Leitura Erico Verissimo.
Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados estão:
1. Criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos;
2. Oferta de um Minicurso de leitura literária para bebês;
3. Divulgar aos graduandos do curso de Pedagogia do grupo de obras específicas para ler aos bebês;
4. Proposição de atitudes para desenvolver o hábito literário já no berçário.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação do projeto será por etapas:
1. Março a junho: leitura e organização das obras;
2. Junho e julho: criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos;
3. Outubro: Oferta de um Minicurso de leitura literária para bebês;
4. Novembro: Publicação no blog do PET educação dos resultados do projeto;
5. Novembro e dezembro: Divulgar em eventos a lista de livros produzida.


7.       ENSINO: GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária

Descrição/Justificativa: A atividade consiste em estudar literatura e intervir na escola. O foco é a Leitura literária, ou seja, a realização de escolhas do que ler e como ler literatura na escola. Muito bem sucedido em 2018, o Grupo de estudos em leitura literária deverá ser reeditado em 2019. Em 2017, escolas públicas, especialmente as EMEIS foram atendidas. Uma das tarefas será realizar estudos sobre literatura e sobre Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos. Justifica-se pela necessidade de disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades através de palestras, cursos, eventos e em leituras a serem realizadas em grupos. A participação de estudantes da Pedagogia será incentivada através de programas como o “Leitura Literária na Escola” e “Bibliotecas Escolares: ambiente e usos”.
Objetivos: Entre os objetivos dessa ação de ensino está:
1. O cultivo à cultura do escrito, entendido como o processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do que está escrito;
2. Conhecer e utilizar o repertório e o acervo literário preservado;
3. Disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da rede pública da cidade;
4. Estudar e, grupo e intervir na escola, tendo como foco a Leitura literária.
Como a atividade será realizada? A atividade será realizada através de:
1. Encontros em reuniões de estudo;
2. Organização e realização de eventos literários;
3. Ida às escolas, para leituras literárias.
Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados temos:
1. Estudos sobre literatura;
2. Estudos de acervos bibliográficos;
3.Escolha criteriosa de obras para leitura nas escolas;
4. Organização de acervos de bibliotecas escolares;
5. Realização de leitura para grupos escolares.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: No que diz respeito à metodologia de avaliação da atividade pelo grupo pretendemos:
1. Registrar a presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola;
2. Reeditar os cursos que já foram oferecidos;
3. Inserir mais estudantes no processo.

8.                  ENSINO: Literatura para a UNATI

Descrição/Justificativa: A atividade consiste em aulas de literatura a estudantes inseridos na UNATI - Universidade Aberta à terceira idade da UFPel. Será ofertada pela tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa, na Licenciatura em Pedagogia e justifica-se pela importância da temática e pela facilidade de inserir pessoas em espaços públicos. Ocorrido em 2018 com grande retorno, o foco, em 2019, será o conto brasileiro. Assim, livros novos lançados ou autores que se destacam ou mesmo polêmicas que tangenciam a literatura no Brasil.
Objetivos:
1. Formação mais plural dos estudantes, sobre o tema da terceira idade;
2. Qualificação da formação; Convívio com os demais cursos da UFPel
3. Contato com o tema: contistas brasileiros.
Como a atividade será realizada? A metodologia pensada para a proposição e o desenvolvimento da atividade será:
Divulgação da atividade na mídia da UFPel
2. Preparo da Sala de Leitura Erico Verissimo;
3. Recepção dos interessados;
4. Palestra oral acompanhada da leitura de livros;
5. Acesso ao acervo da sala;
6. Assinatura de presenças;
Quais os resultados que se espera da atividade?
1. O desejo de uma formação mais plural dos estudantes, sobre o tema;
2. A qualificação destes na formação docente;
3. O evidente convívio com os demais estudantes da UFPel;
4. Contato com o tema;
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Através da publicização do evento na mídia da UFPel e da assinatura de presenças no livro de atas da Sala de Leitura, o grupo terá uma visão da participação e do aceite da atividade proposta.

9.                  ENSINO: INTERPET na UFPel

Descrição/Justificativa: A atividade consiste em participar das reuniões mensais dos grupos PET UFPel, o InterPET. Atividade consolidada, justifica-se pela integração, publicização de grupos e modos de atuação bem como oportuniza links com projetos desenvolvidos pelos demais grupos.
Objetivos: Entre os objetivos estão:
1. Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes;
2. Reunir e consolidar a convivência entre tutores e administração dos grupos PET na UFPel;
3. Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição;
4. Estabelecer novas e intensas formas de sociabilidade.
Como a atividade será realizada? (Metodologia): Consiste em reuniões mensais organizadas por grupos previamente escolhidos com a seguinte dinâmica:
1. Café da manhã integrador;
2. Reunião temática com aprovação da ata da reunião anterior;
3. Diálogo sobre organização, convivência, discussão política e acadêmica relacionada à existência e permanência dos grupos nas Universidades Brasileiras;
4. Despedida com acordos sobre pauta, organização, local e presenças.
Quais os resultados que se espera da atividade?
1. Integração dos grupos;
2. Definição de atitudes e políticas de convivência;
3. Atuação na UFPel e na cidade.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Entre as possibilidades de avaliação da atividade estão:
1. A cada reunião, preparação anterior;
2. No evento, presença e participação;
3. No retorno ao grupo, avaliação posterior sobre decisões e combinados.

10.               EXTENSÃO: Leituras para Meninas

Descrição/Justificativa: A atividade constitui-se de leituras públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras brasileiras e não só. As obras serão escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas meninas, mocinhas e ou mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas. São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas para velhos problemas e são bem humoradas. Será desenvolvido pelo GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel com o apoio do PET Educação e será integrado a outras atividades pensadas para o Dia Internacional da Mulher que serão desencadeadas pela Faculdade de Educação.
Objetivos: Entre os objetivos está formar professores capazes de alertar meninas para as discussões e temas que envolvem a questão feminina. Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel, que integra-se ao PET e conta com estudantes bolsistas para a realização de suas atividades. A leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera professoras e pode ter mesmo efeito entre as meninas. Pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas. Os demais objetivos são:
1. Ler textos literários de qualidade;
2. Reunir meninas e mulheres leitoras;
3. Ler em espaços escolares.
Como a atividade será realizada? (Metodologia): Em 2019 a atividade Leituras para Meninas será precedida pela escolha de textos e seus respectivos leitores. Autores como Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Eva Furnari, Marjolaine Leray, Sylvia Orthof e Clarice Lispector serão revisitados. Outros, descobertos e inseridos.
Quais os resultados que se espera da atividade? Os resultados esperados com a atividade são:
1. Maior familiarização das estudantes de Pedagogia com uma “literatura feminista”;
2. Leitura de textos literários de qualidade;
3. Apresentação de escritoras mulheres para meninas;
4. Encontro de meninas com mulheres leitoras (as estudantes de Pedagogia);
Além disso, almejamos incrementar o espaço público de leitura que é a biblioteca escolar, pois ler é, também, aprender a pensar.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação da atividade terá como elementos os seguintes pontos:
1. Presença de meninas nas leituras;
2. Variedade de textos ofertados às meninas;
3. Elaboração de uma matéria para divulgar a atividade na imprensa local.

11.               EXTENSÃO: Curso de Aperfeiçoamento

Descrição/Justificativa: A atividade consta de um curso de aperfeiçoamento, a ser ofertado em 2019, tendo como foco a Leitura literária na Escola e, como público, as Bibliotecárias da Rede Pública Municipal de Pelotas. Intitulado em 2018 “Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros”, foi avaliado como importante e será novamente ofertado. Será coordenado pela Tutora do PET Educação e pela Bibliotecária Simone Echebeste. O programa e a realização irá contar com a colaboração da Pedagoga Estela Maria da Rocha Sampaio e da equipe de estudantes que integram o GELL e o PET Educação.
Objetivos: O objetivo maior é a formação, continuada e focada na leitura literária, através de palestras e outras atividades. O público preferencial é professoras do município de Pelotas que atuam nas bibliotecas escolares. Como objetivos agregados pretende-se:
1. Atender a convite recebido das bibliotecárias do
Município de Pelotas;
2. Apoiar e responder a uma demanda da sociedade;
3. Inserir estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação;
4. Conhecer e aprender a trabalhar nas Bibliotecas Escolares.
Como a atividade será realizada? A metodologia será desenvolvida através de Palestras e outras atividades assim distribuídas:
1. Reunião de planejamento com Leitura Literária para o público (janeiro de 2019);
2. Reuniões preparatórias (fevereiro de 2019);
3. Curso de formação em todo o ano de 2019 com tema como: Repertório e Acervo: leitura e diálogo; Ambientação de bibliotecas e Espaços para leitura; Leitura literária: o que é e como fazer; Acervos de literatura brasileira nas bibliotecas: ida às escolas para conhecer as bibliotecas; Critérios de Escolha de obras literárias, entre outros.
Como elementos agregadores o curso terá:
1. Tarde de Poesia: a árvore poética;
2. Elaboração de um Projeto de Leitura;
3. Visita à Feira do Livro e Café no Mercado;
4. Leitura do Acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo.
Quais os resultados que se espera da atividade? Ao atender a convite recebido das bibliotecárias do Município de Pelotas, em 2018, colhemos muito bons resultados, Por isso, o resultado esperado é conseguir apoiar e responder a uma demanda da sociedade. Além disso, pretende-se inserir estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação e conhecer e aprender a trabalhar em Bibliotecas Escolares, uma vez que esta atribuição, na maioria dos casos, é realizada por educadores com ensino superior (Pedagogas).
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Ao participar da organização, realização e avaliação oral e por escrito ao fim do curso, pretende-se que os estudantes envolvidos adquiram expertise na questão e no tema, o que será considerado a partir de seus relatórios escritos. A Composição de um livro (Antologia) com 200 textos literários e a publicação online dos Projetos de Leitura elaborados pelas participantes é outra forma de avaliação da atividade.

12.               EXTENSÃO: Leitura Literária na EMEI Ruth Blank

Descrição/Justificativa: O Projeto Leitura Literária na EMEI Ruth Blank, escola infantil municipal localizada na Avenida Dom Antônio Zátera, 221 - Centro da cidade de Pelotas (Parque Dom Antonio Zátera), será desenvolvido em 2019 com uma Turma de Pré- Escolar B pelos graduandos Alisson Castro e Leonardo Capra. O foco é ler textos literários de uma autora gaúcha que escreve sobre a Infância, além de estudar a infância através da autora. A leitura deleite será o objetivo principal. Justifica-se por oferecer aos graduando o conhecimento da Literatura Gaúcha, o desenvolvimento da mediação literária como metodologia de trabalho e a formação de leitores como objetivo político.
Objetivos: O Projeto Leitura literária na EMEI Ruth Blank terá como objetivo principal a apresentação da leitura literária como rotina a meninos e meninas ente os quatro e os seis anos. Além disso, objetiva-se:
1. Partilhar a docência entre dois bolsistas PET Educação;
2. Complementar a formação docente no campo da leitura literária;
3. Estudar a infância na escola;
4. Dialogar com essa idade geracional sobre a literatura,
seus títulos, autores e desfechos;
5. Registrar e preparar trabalhos científicos para eventos.
Como a atividade será realizada? A Leitura literária na EMEI RUTH BLANCK desenvolvida a partir de alguns procedimentos:
1. Seleção de textos a serem apresentados às crianças entre 4 e 6 anos;
2. Contato com as crianças para investigação de saberes prévios;
3. Escolha de uma data semanal compatível com a escola:
4. Leitura dos textos com diálogos posteriores sobre a obra e o autor escolhido dia-a-dia;
5. Registro e preparação para divulgação do projeto em eventos.
Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados estão:
1. Conhecer e divulgar a leitura literária entre pequenos; 2. Interagir com meninos e meninas na escola infantil;
3. Partilhar a experiência extensionista com outro bolsista PET Educação;
4. Complementar a formação docente no campo da leitura literária;
5. Revelar resultados do experimento em eventos científicos.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A metodologia de avaliação constará da organização de um cronograma de atuação em que os seguintes passos sejam considerados:
1. Março: definição de textos a serem lidos aos pequenos: 2. Março: escolha de uma data semanal compatível com a escola:
3. Abril a outubro: leitura dos textos com diálogos posteriores sobre a obra e o autor escolhido;
4. Abril a outubro: registro escrito e fotográfico das interações;
5. Outubro e Novembro: elaboração de resumos e divulgação do projeto em eventos.

13.               PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: Infâncias.

Descrição/Justificativa: O projeto Infâncias reúne três características do trabalho na Universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. Tem como foco a pesquisa de textos literários a fim de compor uma obra literária cujo tema será as infâncias que surgiram no século XXI a serem lidos nas escolas. A construção da obra ocorrerá durante os meses de fevereiro a dezembro, com previsão de lançamento em 17/12/2019, impresso e digitalmente. Para
tal, algumas atitudes serão necessárias como a elaboração de narrativas a partir de relatos familiares e de
amizade além da reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais. Justifica-se pela premência de materiais para a infância mais atual, ancorada em novas tecnologias e configurações como pertencimento, diversidade e pluralidade.
Objetivos:
1. Reunir um grupo de estudantes para pesquisar e aprender a elaborar uma obra literária;
2. Compor contos formando um mosaico de olhares sobre a infância;
3. conhecer e descrever o gênero autoficção: [...] A verdade, aqui, não poderia ser uma cópia exata, claro. O sentido de uma vida não está num lugar, não existe. Não está por ser descoberto, mas por ser inventado, não em seus detalhes, mas em seus rastros: ele está por ser construído (DOUBROVSKY, 1988, p.77).
4. Disponibilizar textos para a leitura literária na escola.
Como a atividade será realizada? A construção da obra ocorrerá durante os meses de fevereiro a dezembro, com previsão de lançamento em 17/12/2019, impresso e digitalmente. Para tal, algumas atitudes serão necessárias:
1. Elaboração de narrativas sobre personagens reais, observados através de um olhar atento;
2. Evidência de detalhes significativos, relatados por familiares, amigos, papais, mamães, avós, tios...;
3. Reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais;
4. Registro e relato em eventos.
Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados, o cumprimento de uma série de atitudes no tripé Pesquisa (de textos|) Ensino (envolver um grupo para apreender a fazer) e Extensão (disponibilizar um produto).
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação ocorrerá durante o processo e a inclusão de textos elaborados para a infância mais atual, ancorada em novas tecnologias, pertencimento a classes sociais de espectro mais amplo, diversidade e pluralidade, deverão ser considerados. No calendário, os seguintes passos:
1. Reunião de contos;
2. Elaboração da ideia central;
3. Decisão sobre projetos gráficos e editorias;
4. Finalização e publicação;
5. Relatos em eventos.

14.               EXTENSÃO: Leituras no Museu do Doce

Descrição/Justificativa: A atividade é destinada especialmente a estudantes de Pedagogia. O intuito é formar professores mais qualificados no que tange à leitura de obras de literatura. Tendo recebido uma sala de leitura nas dependências do Museu do Doce em 2017 e a utilizado intensamente em 2018, desejamos ampliar e qualificar o trabalho de oferta pública de leitura de obras literárias em 2019 Justifica-se por reconhecer que obras literárias infantis de qualidade pouco circulam e cabe à Universidade saber quais são e como oferta-las às crianças. O intuito é interagir com as crianças, reinventar o acesso e uso às bibliotecas escolares, oportunizando aos professores, também, um contato lúdico com a leitura de textos que estão nela.
Objetivos: O objetivo da atividade é:
1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores, em Escolas e na Universidade;
2. Incentivar os estudantes de Pedagogia a integrarem-se às escolas públicas, suas bibliotecas e práticas de leitura, especialmente, pois será nestas que prioritariamente realização estágios docentes;
3. Ler literatura em espaços não convencionais;
4. Aprender a ser mediador de leitura.
Como a atividade será realizada? A metodologia será organizada a partir de estudos de literatura para crianças, especialmente. A atuação dos estudantes será através de leituras públicas para crianças e suas professoras na Sala de Leitura no Museu do Doce.
Quais os resultados que se espera da atividade?
1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores; 2. Envolver estudante no estudo de literatura para crianças;
3. Realizar leituras públicas para crianças e seus professores;
4. Formar professores leitores de literatura na escola.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Temos como pretensão avaliar as atividades através de:
1. Presença dos estudantes e bolsistas PET nos estudos;
2. Realização de leituras datadas e agendadas;
3. Conhecimento de pessoas atingidas nas atividades de leitura.
4. Registro através de fotos dos eventos ocorridos.
Ministério da Educação

15.               ENSINO E EXTENSÃO: Sala de Leitura Erico
Verissimo

Descrição/Justificativa: A Sala de Leitura Erico Verissimo que existe na Faculdade de Educação da UFPel é uma unidade que oportuniza atividades de ensino e extensão que será reofertada em 2019. O intuito é a abertura e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura Erico Verissimo. Criada em 2015, recebe grupos para mostrar, evidenciar e descrever a sala que foi criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura. Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão da Tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes (bolsistas PET e voluntários) da Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de horários em que pode ser visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o intervalo entre turnos, por exemplo.
Objetivos:
1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico;
2. Propor e desenvolver micropolíticas de leitura;
3. Desenvolver visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço;
4. Promover cursos livres;
5. Realizar Saraus literários;
6. Oportunizar pesquisas sobre o livro e a literatura;
7. Ensinar estudantes a se portarem em um acervo e com o público.
Como a atividade será realizada? A atividade será realizada a partir de demandas de estudantes professores, coordenadores, diretores e escolas, secretarias de educação e cultura de municípios vizinhos. O foco será apresentar dados, acervos, coleções e práticas de leitura literária. A assinatura do livro de presenças, a captura de imagens dos momentos de visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica de avaliação de uso da sala.
Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados almejamos:
1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico através do desenvolvimento de micropolíticas de leitura;
2. Realizar visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço;
3. Criar cursos livres para a sociedade;
4. Realizar Saraus literários;
5. Promover e incentivar a realização de pesquisas sobre o livro e a literatura;
6. Realizar aulas em ambientes não convencionais;
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Como metodologia de avaliação da atividade pelo grupo elencamos:
1. Publicações no BLOG do PET Educação;
2. Publicação das atividades na página da UFPel;
3. Publicação e divulgação da agenda de atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos);
4. Confecção e registro no livro de presença das assinaturas dos envolvidos;
5. Atualização da programação com antecedência. Gratuitas, todas as atividades são certificadas.

16.               PESQUISA: Interdisciplinaridade no Ensino
Fundamental

Descrição/Justificativa: A Pesquisa bibliográfica a ser realizada pelo petiano Alisson Castro sobre o tema da Interdisciplinaridade será desenvolvida por um dos bolsistas PET Educação sob orientação da Tutora. O foco será conhecer se e como a interdisciplinaridade ocorre na primeira escola pública que oferece aulas de robótica no Ensino fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha. Além de conhecer seu entorno, corpo docente e rotinas, o pesquisador deverá: 1. Apresentar a vontade de pesquisar;
2. Descrever se o conceito é claro entre os professores e estudantes;
3. Conhecer o PPP da Escola; A pesquisa justifica-se por ser um tema interessante na formação de professores e ter poucas experiências concretas em desenvolvimento no sul atualmente.
Objetivos: O principal foco é investigar teoricamente, através de uma pesquisa bibliográfica, o conceito de Interdisciplinaridade no ensino fundamental. Para tal, as abordagens de Ivani Fazenda e do GEPI - Grupo de Estudos e pesquisas em interdisciplinaridade da PUC-SP serão consideradas como fonte principal. Como objetivos outros pretendemos:
1. Conhecer uma escola que atua com robótica no ensino fundamental;
2. Ver se há indícios de interdisciplinaridade entre as práticas dos professores;
3. Aprender a pesquisar;
4. Conhecer a obra Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa, de Ivani C. Arantes Fazenda.
Como a atividade será realizada? A atividade envolve um bolsista PET que dará início a uma pesquisa em uma escola pública que se localiza na periferia da cidade. Tem por objetivo descrever e analisar a importância da robótica no processo de aprendizagem de alunos. O estudante partirá de estudos do tema e dos referenciais, além de conhecer o processo na escola, in loco, com estudantes e professores envolvidos.
Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados da pesquisa bibliográfica sobre o tema da Interdisciplinaridade almejamos:
Conhecer se e como a interdisciplinaridade ocorre na primeira escola pública que oferece aulas de robótica no Ensino fundamental;
2. Obter maior qualidade na formação em Pedagogia;
3. Formação mais ampla e em temas inusitados;
4. Diálogo sobre temas polêmicos e instigantes com a escola;
5. Partilhamento de saberes quando da divulgação de resultados em eventos.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação poderá ser aferida a partir dos resultados revelados pelo discente. A comprovação de sua estada na escola e do desenvolvimento de seus estudos poderá ser atestada pela Tutora e pela Direção da escola. O vínculo do estudante bolsista PET Educação com a escola também poderá ser observado em fotos e matérias a serem publicadas no blog do PET Educação.

17.               ENSINO: Plataforma Lattes

Descrição/Justificativa: A Atividade visa ensinar e aprender a preencher a Plataforma Lattes. Fundamental para todos os estudantes da graduação, o PET Educação vai organizar um grupo de estudos e intervenção para oportunizar aos demais estudantes da Licenciatura em Pedagogia o preenchimento correto e a atualização do mesmo na Plataforma. Necessário para a continuidade dos estudos, a Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação. Como justificativa, a ciência de que o Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país.
Objetivos:
1. Integrar as bases de dados de Currículos do país;
2. Inserir todos os estudantes da Licenciatura em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos;
3. Conhecer e compreender que o CL é elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, dos processos seletivos a Mestrado e Doutorado e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades;
4. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.
Como a atividade será realizada? Metodologia: Abertura de inscrição a interessados; A proposta foi pensada para encontros quinzenais que podem ocorrer, de acordo com o número de inscritos, diante de notebooks ou um telão. O foco será ensinar a preencher a Plataforma Lattes a partir das dúvidas dos envolvidos que serão convidados a trazerem seus documentos ou lista de e, com eles, preencheremos um modelar. Depois, a partir das dúvidas individuais, ir sanando cada uma delas.
Quais os resultados que se espera da atividade?
1. Envolver uma quantidade considerável de estudantes na atividade;
2. Envolver todos os bolsistas na atividade; 3. Inserir estudantes da Licenciatura em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 4. Oportunizar o conhecimento de que o CL é elemento de análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, de processos seletivos a programas de pós-graduação no país e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades.
5. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Publicizar o levantamento de quantos estudantes possuem cadastro na Plataforma Lattes atualmente e quantos, ao final do ano, nela estarão inseridos. Como avaliação qualitativa, depoimentos dos envolvidos poderão ser conhecidos no BLOG do PET Educação.

18.               ENSINO: Reuniões semanais PET Educação

Descrição/Justificativa: A atividade é rotina nos grupos PET e consiste em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em conjunto, por atividades e procedimentos que envolvem o programa na instituição. Como justificativa, a ciência de que o Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos. Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona qualificar a convivência e a proposição, discussão e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião será por um tempo de no mínimo duas horas e terá uma pauta previamente agendada. Nela, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata, responsabilidade de todos do grupo, terá registro escrito e ficará disponível no BLOG do grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na reunião posterior.
Objetivos: Os objetivos da realização de reuniões semanais são:
1. Formar profissionais colaborativos;
2. Incentivar o acordo de contendas e diferenças;
3. Incentivar os estudantes a argumentar e defender projetos;
4. Oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos e não só.
Como a atividade será realizada? As reuniões semanais ocorrerão com, no mínimo duas horas, previamente agendadas e pautadas. Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata será o registro escrito do ocorrido e será composta a partir dos apontamentos de todos e estará disponível no BLOG.
Quais os resultados que se espera da atividade? Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais colaborativos, que possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e diferenças, que eles possam defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível conviver e dialogar com franqueza.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser observado a acúmulo de experiência do grupo e os avanços em diálogos.

19.               PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: participação na SIIEPE/UFPel.

Descrição/Justificativa: A atividade consiste em participar intensamente da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2019. Justifica-se por ser uma semana que irá congregar o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), o Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o Congresso de Ensino de Graduação (CEG). Como justificativa ainda, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e extensionistas) apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.
Objetivos: Entre os objetivos pretende-se:
1. Integrar o evento da instituição;
2. Conhecer e participar do Congresso de Iniciação Científica (CIC);
3. Participar do Encontro de Pós-Graduação (ENPOS);
4. Integrar o Congresso de Extensão e Cultura (CEC);
5. Participar do Congresso de Ensino de Graduação (CEG).
Como a atividade será realizada? A metodologia de preparação dos petianos para integrarem os eventos inserido no SIIEP/UFPel iniciam com:
1. O primeiro momento é a preparação de um resumo, de acordo com o evento, a ser submetido à avaliação;
2. Logo depois, os estudantes inscrevem seus trabalhos;
3. Ao serem aprovados, apresentam, como ensaio, em reuniões semanais;
4. Participação nos eventos nas datas a serem definidas pelas comissões;
5. A presença de colegas bolsistas e da Tutora na assistência será incentivada.
Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados estão:
1. Integração do grupo;
2. Qualidade da formação;
3. Socialização de conhecimentos;
4. Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da instituição.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação será processual e terá os seguintes passos:
1. Leitura prévia dos resumos pela Tutora e grupo;
2. Ensaio dos mesmos no grupo, nas semanas que antecedem o evento;
3. Todos devem ter seus trabalhos inscritos e defendidos nos eventos;
4. Publicação, no blog do grupo, dos resumos.

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