Leitura para Meninas: 8 de março de 2018


A convidada especial
Fernanda Elvira Da Ros nasceu em Santa Rosa em 2 de janeiro de 2004. Desde pequena, foi incentivada a ler e até hoje, gosta muito. Iniciou sua trajetória com a escrita na terceira série, escrevendo poemas. Anos mais tarde, começou a ler Fanfics no Wattpad. Foi aí que, segundo ela, começou sua “grande queda por romances policiais”.
Em 2013, aventurou-se como autora de Fanfics e, depois de ter terminadas as suas primeiras histórias, iniciou Princesa Das Trevas, história que vai partilhar com meninas na quarta, dia 08 de março, no Programa Leituras para Meninas. Sobre o futuro, Fernanda escreveu:

“Não vejo meu futuro como escritora. Na verdade, quero estudar Arquitetura. Mas pretendo ter a escrita como um hobby para toda a vida. Escrever é o refúgio da alma, é quando podemos sonhar e viver esses sonhos... Na minha opinião, escrever pelo menos uma história, deveria ser missão de vida”.

O projeto leitura para meninas
A composição de um acervo que integra um projeto de leitura literária para adolescentes é a chave para dialogar com meninas no dia Internacional da Mulher. A Literatura produzida para “emancipar” meninas surgiu da observação de um grupo de adolescentes que, em jogos e brincadeiras nos corredores e pátios da escola, exploram e usufruem da companhia umas das outras revelando o que pensam, como agem, o que esperam, sonham e almejam.
Focando a busca por obras que sugerissem protagonismo feminino, o intuito foi criar um programa de leituras para meninas em que a liberdade para pensar e escolher fosse o meio e o fim. O grupo de títulos selecionados tem em comum, personagens que extrapolam os clássicos papéis destinados culturalmente ao gênero feminino e, na elaboração dessas tramas, há perfis, ideias e desfechos inusitados, inteligentes, bem humorados, afetivamente includentes e com lógicas não violentas.
Destaque: Realizado pela primeira vez em 2017, o evento, no ano de 2018, contará com a presença da escritora Fernanda Da Ros. Expert em plataformas digitais, a autora vai partilhar seu último romance com as demais meninas e dialogar sobre adolescência e escrita. Leia o prólogo de seu livro, disponível, a partir do dia 8 de março, em plataforma digital:
“Ela é uma assassina profissional. Ele é um agente renomado do FBI. Ela foi treinada desde pequena pelo seu pai para ser uma Serial Killer, fria e calculista. O caminho dos dois se cruza quando ela é descoberta e se torna uma procurada, e ele, o encarregado de a prender”.

Serviço:
O que: Leituras para meninas
Quando: Dia 08 de março de 2018
Onde: Biblioteca Cristina Maria Rosa - Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow.
Responsabilidade: O Programa Leitura para Meninas é organizado pela Sala de Leitura Erico Verissimo com o apoio do PET Educação.

Comente com o Facebook:

Um comentário: