Declaração às mulheres: 8 de março


8 de março: Dia Internacional da Mulher.
Mensagem às mulheres que admiramos
Alessandra, Cinara, Claudia, Cristina, Erica, Gabriela, Ieda, Leonardo, Maiara, Paula, Priscila e  Tamires. Grupo PET Educação FaE/UFPel 2018


Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
É uma data com muito significado: momento de mobilização para a conquista de direitos, para discutir discriminações e violências, sejam elas morais, físicas ou sexuais que ainda são sofridas pelas mulheres e, também, um dia de comemorações das vitórias e conquistas de mulheres no mundo inteiro como o direito ao estudo, ao voto, ao espaço público, ao trabalho e ao poder.
Neste dia – o dia 08 de março – mulheres recebem homenagens de carinho e felicitações. No entanto, não é essa uma data de afetos, apenas.
Luta por pertencimento social.
Mulheres no mundo inteiro e aqui em Pelotas, bem pertinho da cada uma de nós, lutam por um lugar na sociedade.
Mulheres querem igualdade.
Querem ser respeitadas.
Querem empoderamento.
Circular livremente e se expressar nos espaços públicos.
Mulheres querem a liberdade de ser mulher.
De nada adianta receber flores no Dia Internacional da Mulher se, no dia seguinte, os velhos e conhecidos espinhos é que a esperam...
Orgulho de ser Mulher
Ser mulher é motivo de orgulho.
É representar lutas dos mais diferentes tipos, travadas todos os dias, com muita garra.
Não há uma mulher melhor que a outra. Há mulheres que pensam diferente e lutam pelos seus desejos.
A mulher deve ser livre para ser mulher, no lugar que ela quiser, seja uma empresa ou um lar. Mulheres merecem respeito e o direito à vida sem discriminação.

Homenagem do PET Educação
Neste dia da Mulher, o Grupo Pet Educação da FaE/UFPel escolheu um modo de reverenciar todas as mulheres: cada integrante do grupo elaborou uma frase sobre o significado dessa data. Leia, a seguir, o que pensamos:
“Mulheres são as melhores definições de... Não, esta frase não pode ser preenchida com uma definição. As mulheres são indefiníveis. Elixir da existência humana, a prova de que algo nesse mundo errado deu certo. Mulher: a única nomenclatura que por si só, se constrói”.
“Muito se tem feito para reprimir e diminuir a mulher, mas com muita garra, determinação e competência, temos conquistado nosso lugar. E o lugar de toda mulher é onde ela se sente feliz e realizada!”
“Ser mulher é ter coragem de ser o que quiser!”
"Tudo o que você é, é suficiente. Por favor, respeite você mesma! Que este dia seja de reflexões e de auto-afirmação, pois ser mulher é ser o que você quiser!
“A mulher pra mim, não tem nada de sexo frágil como muitos falam. É sexo forte, compenetrado em tudo que faz, voraz. Tem domínio: é dona de casa, mãe, empresária, estudante e vários outros atributos que só cabem a elas fazerem tão bem feito como fazem. Sempre com um sorriso no rosto! Por isso e por vários outros motivos, nada mais justo em ter um dia especial só para ela!”
“Ser mulher é transbordar de alegria, chorar pela injustiça e ter como lema: Eu posso, eu consigo e eu me permito!”.
“Ser mulher é ter que enfrentar várias lutas diárias: contra o preconceito, contra o assédio físico, moral e psicológico e lutar por igualdade e respeito”.
 “Ser mulher é ter força o suficiente aceitar suas lágrimas e não desistir de lutar!
“Ser mulher é ter a coragem de ser guerreira quando todos nos exigem que sejamos princesas. E, ao mesmo tempo,  ter a postura de uma rainha!”
“Ser mulher é ter a capacidade de concentrar várias profissões em uma só pessoa, tanto em seus lares quanto no enfrentamento e luta por uma sociedade mais justa para todas as classes”.
“Ser mulher é ter o direto ao riso, à alegria. Direito a flanar por aí sem medo, a usar vestido ou calça, cabelo longo ou nada, a sonhar e planejar o futuro. Ser mulher é cultivar as outras mulheres e ter direito a ter amigas e amigos. É rir de alguma mancada, não levar tão a sério os erros, saber perdoar-se. Ser mulher é fazer confidências e ser confiável, é se dispor a ouvir e chorar junto, se emocionada. Ser mulher é ter direito à emoção. Sempre!”
Nesse oito de março, comemore, lute, brilhe!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário