Minhas impressões sobre o processo de seleção para tutoria do PET- Pedagogia
Gilceane Caetano Porto
20/05/2022
O PET-Pedagogia tem ocupado um papel muito importante na vida da
FaE e, especialmente, na formação dos estudantes de Pedagogia, petianos e petianas.
A minha participação no processo seletivo foi motivada pela trajetória que fui
construindo desde a minha graduação em Pedagogia na FaE/UFPel. Foi ainda como
estudante do curso, do qual hoje sou docente, que aprendi sobre a importância
da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Gostei da forma como o processo seletivo foi organizado. Para a
inscrição foi solicitada a escrita de dois documentos, além do currículo
lattes. O memorial acadêmico e um plano de trabalho. A escrita do memorial
acadêmico me permitiu revisitar a minha trajetória de formação e trabalho na
universidade. No plano pude apresentar uma proposta para os próximos três anos
de trabalho com o grupo.
Tivemos também o momento de apresentar a proposta para uma banca constituída
por membros do PET – tutoras e estudantes, além de um representante da
Pró-reitoria de Ensino. Foi um momento importante de diálogo em que pudemos
conversar sobre a importância da construção coletiva, da autonomia dos
estudantes, e sobre a responsabilidade social que temos com o futuro da
alfabetização no retorno do ensino presencial, após dois anos de isolamento − foco
da proposta que apresentei.
Fiquei muito feliz com a notícia de que fui selecionada para estar
à frente do PET- Pedagogia no próximo período. Tenho certeza que manteremos um
grupo forte e consistente, que se alargará com a nova proposta de trabalho que
será ampliada em diálogo com os atuais petianos e petianas.
Vivemos uma
conjuntura que nos exige muita dedicação e comprometimento com a educação
pública e gratuita de qualidade. Estar à frente de um projeto que busca
qualificar a formação docente com base na indissociabilidade do ensino, da
pesquisa e da extensão será uma excelente forma para contribuirmos com o
presente e o futuro da formação de educadores/as e pesquisadores/as.
Nenhum comentário:
Postar um comentário