2021: um relatório consolidado

 

UFPel

Pró-Reitoria de Graduação

PET Educação

Licenciaturas em Pedagogia

Tutora: Cristina Maria Rosa

RELATÓRIO CONSOLIDADO 2021

 

Apesar de duas importantes tarefas não terem sido realizadas (Viagem de estudos à Feira do Livro em Porto Alegre e participação na Semana Acadêmica das Licenciaturas em Pedagogia), ambas em função da pandemia que ainda manteve, em 2021, os estudantes em estudo remoto, as demais atividades planejadas foram realizadas com êxito. Foi assim com a participação do grupo nas reuniões semanais que ocorreram de modo remoto e online e das quais resultaram atas (Exemplo de publicação: http://peteducacao.blogspot.com/2021/03/26-de-marco-reuniao-pet-educacao.html) e no InterPET (reuniões de todos os grupos PET da Instituição). As atividades de extensão Primeiras Páginas (https://soundcloud.com/primeiraspaginas) e Minutos Literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios), além da atividade de ensino Seminários Livros lidos (que, no ano de 2021, foi em dois formatos e para dois públicos diferenciados), são importantes e foram bem desenvolvidas. O foco destas atividades é compartilhar, de forma oral, visual e audível, com detalhes, estudos ou leituras literárias realizadas. Além destas, o PET Pedagogia realizou, plenamente, a atividade de extensão Mensagem ao final do ano e a Publicação de matérias sobre temas instigantes como dia do livro infantil, libras, idosos, chimarrão, formaturas, dia da mentira, das mulheres e contra o abuso sexual, que podem se acessadas no blog ou Instagran do grupo (http://peteducacao.blogspot.com/2021/04/28-de-abril-o-dia-mundial-da-educacao.html e https://www.instagram.com/p/CN-iZrqAbQX/?utm_medium=copy_link). A atividade de Ensino intitulada Linguagens, foi desenvolvida entre abril e julho de 2021 e contou com a presença de 23 estudantes da Licenciatura em Pedagogia de modo remoto e online. O programa teve os seguintes temas abordados: Glossário, Linguagem, Alfabetização, Analfabetismo, Escrita, Leitura, Leitura Literária, Cultura Escrita, Alfabetização Literária, Letramento e Pedagogia. Quanto às Lives sobre Literatura, especialmente dedicadas a idosos integrados À UNAPI/UFPel, elas não se restringiram a este público. Plenamente desenvolvido, constou de: Escrita, organização e lançamento on-line e remotamente do E-book Um abraço e um chá (https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/05/um-abraco-e-um-cha.html), Escrita, organização e lançamento do E-book Ruas Rosas (https://www.diariopopular.com.br/cultura-entretenimento/um-passeio-literario-por-pelotas-161456/?); Conferência em modo remoto e on-line, transmitida pelo Youtube, realizada a professores da rede pública municipal a convite do CETEP/SMED/Pelotas, em 13 de maio de 2021 (https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/06/pessoas-nao-podem-ser-substituidas.html); Palestra em modo remoto para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Centro de Referência em Educação Mario Covas (http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/06/convite-recebido.html) e Conto escrito e compartilhado no WhatsApp do grupo (https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/12/nem-so-de-areias-vive-o-areal.html). A atividade de Ensino e Extensão intitulada Dia da Pedagogia foi plenamente desenvolvido, Na data,  sempre publicamos uma matéria em nosso blog, como em: http://peteducacao.blogspot.com/2021/05/20-de-maio-dia-do-pedagogo, no Instagran como em https://www.instagram.com/p/CPG3iomgCcw/?utm_medium=copy_link. È um modo de comemorar e dar a conhecer a data e sua importância. Outra data privilegiada em uma atividade de pesquisa e ensino é o Dia nacional do profissional da educação. Plenamente desenvolvido, pode ser observado em: http://peteducacao.blogspot.com/2021/04/28-de-abril-o-dia-mundial-da-educacao.html. A atividade de Ensino: Estudos Literários é dedicada a diferentes grupos de estudos compartilhados via plataforma WhatsApp. Na descrição do grupo, as seguintes palavras: Grupo de estudos e compartilhamento de sugestões de livros, autores, cursos e temas instigantes que dizem respeito à Literatura para crianças. Exemplo de postagem que é feita no grupo: https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2022/03/8-livros-infantis-para-ler-com-os-bebes.html. A atividade de pesquisa Temas individuais, sempre é uma grande realização, pois reúne muito trabalho e investimento de todos os envolvidos, além de resultarem em elaboração de resumos para a SIIEPE. Preparados entre março e agosto de 2021, individualmente ou em grupo, todos foram aprovados e foram: Biblioterapia para estudantes de pedagogia, de Débora Monteiro da Silva; Feminismo e violência contra a mulher são temas para crianças?, de Jéssica Corrêa Ribeiro;  Formação de leitores em modo virtual: É POSSÍVEL?", de Angélica dos Santos Karsburg; Há literatura infantojuvenil para uma educação antirracista?, de Laura Vitória Gomes; Leituras literárias na UNAPI: a voz de quem usufrui, de Luzia Helena Brandt Martins; Literatura infantil e ensino remoto: uma visão interdisciplinar, de Alisson Castro Batista; Minutos literários: uma proposta de alfabetização em áudios, de Cinara Tonello Postringer; Pedagogia verde: em busca de um acervo para crianças, de Paloma Evelise Wiegand; Um bebê leitor? estudo de caso, de Paola Cassuriaga Sandim.  Esta atividade foi precedida pela atividade de Ensino denominada Seminário Pré-SIIEPE/UFPel –  uma explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo e que foi registrado em: https://www.instagram.com/p/CUQvFnqgGQB/?utm_medium=copy_link e https://www.instagram.com/p/CXa-ytML7xW/?utm_medium=copy_link. Destaque foi a atividade de Pesquisa e Ensino Participação no 14º Jogo do Livro ocorrido na FaE/UFMG em novembro de 2021. Inicialmente não cadastrada, foi muito bem realizada pela quantidade de trabalhos apresentados e dedicação das estudantes envolvidas. No evento, inscrevemos e apresentamos os seguintes cinco trabalhos: Tributo à Graça Paulino e Infâncias: contos em um e-book, por Cristina Maria Rosa; Recortes de um acervo antirracista: três títulos, por Laura Vitória Gomes e Cristina Maria Rosa; O que é Literatura? Idosos respondem, por Luzia Martins e Educação antirracista na Literatura: uma análise das obras de Emicida, por Angélica Karsburg. O Jogo do Livro é um importante encontro bianual de trabalho e de intercâmbio de experiências, promovido pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), que integra as ações do CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Outro destaque foi a participação dos estudantes na 7ª SIIEPE. Plenamente desenvolvido, a lista de títulos de trabalhos inscritos e aprovados foi: Biblioterapia para estudantes de pedagogia, de Débora Monteiro Da Silva; Feminismo e violência contra a mulher são temas para crianças?, de Jéssica Corrêa Ribeiro; Formação de leitores em modo virtual: é possível?, de Angélica Dos Santos Karsburg; Há literatura infantojuvenil para uma educação antirracista?, de Laura Vitória Gomes; Leituras literárias na UNAPI: a voz de quem usufrui, de Luzia Helena Brandt Martins; Literatura infantil e ensino remoto: uma visão interdisciplinar, de Alisson Castro Batista; Minutos literários: uma proposta de alfabetização em áudios, de Cinara Tonello Postringer; Pedagogia verde: em busca de um acervo para crianças, de Paloma Evelise Wiegand e Um bebê leitor? estudo de caso, de Paola Cassuriaga Sandim.

Cristina Maria Rosa

Tutora PET Educação

Gestão 2019-2022

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário