Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente...

 


Em memória de Erico Verissimo

Paloma Wiegand

 

Século XX. Foi nessa época, destacada por incontáveis avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder, que brilhou uma estrela popularmente chamada de Erico Verissimo.

Metaforicamente falando, mas nem tanto.

 

Vida

Erico Lopes Verissimo, um dos escritores brasileiros mais populares do século XX, nascido em 17 de dezembro de 1905, no município de Cruz Alta, localizado no Rio Grande do Sul, provinha de família rica. Tendo perdido grande parte dos bens no começo do século por ter um pai perdulário, o “guri” trabalhou desde a juventude. Na adolescência, Erico, que sempre mostrara interesse intenso pela leitura, foi para Porto Alegre para dar continuidade a seus estudos.

Ao compasso da separação de seus pais, em 1922, o jovem trabalhou como balconista de uma seguradora, e também no Banco Nacional do Comércio. Retornando à sua cidade natal, tornou-se sócio de um amigo da família na farmácia, apenas até o momento em que, poucos anos depois, o empreendimento faliu.

Dizem, que Erico preferia ler e aprender línguas do que atender aos clientes...

Boatos.

Por volta dos seus vinte e cinco anos de idade, retorna à capital Porto Alegre e, aí sim, passa a dedicar-se ao que realmente lhe interessava – a literatura. Assim, escreveu para os jornais "Diário de Notícias" e "Correio do Povo". Mais tarde, foi eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa.

Em 1931, casou-se.

Com Mafalda Halfen |Volpe

E, com ela, teve dois filhos.

Luis Fernando e Clarissa.

Algum tempo depois, diante da censura imposta pelo Estado Novo, decidiu ir, com a família, para a América do Norte. Morando nos Estados Unidos, também foi professor de Literatura e História do Brasil, onde tornoa-se Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana.

Ao retornar ao Rio Grande do Sul, deu início, em 1947, a sua mais famosa e aclamada obra, a trilogia O tempo e o vento.

Erico destacou-se por seus frutos literários com reconhecimento e traduções internacionais – mais de quinze idiomas diferentes. Dentre seus feitos, encontramos instigantes contos – As mãos de meu filho (1942) e O ataque (1958) – e romances como Caminhos cruzados (1935), Música ao longe e Um lugar ao sol, ambos de 1936, Olhai os lírios do campo (1938), Saga (1940) e O resto é silêncio (1943).

O tempo e o vento foi escrito em tempos diferentes e publicado em três volumes: O continente, em 1949, O retrato, em 1951 e O arquipélago, em 1961.

Além destes, publicou muito mais...

 O senhor embaixador, em 1965, O prisioneiro, em 1967 e Incidente em Antares, em 1971. A Novela Noite, publicada em 1954 é também parte de sua biobibliografia.

Literatura Infanto-Juvenil de Verissimo: um capítulo à parte...

Em breve, escrevo sobre os 11 livros que Erico Verissimo dedicou aos infantes. Eles são: A vida de Joana d’Arc – 1935, As aventuras do avião vermelho – 1936, Os três porquinhos pobres – 1936,  Rosa Maria no castelo encantado – 1936, Meu ABC – 1936, As aventuras de Tibicuera – 1937, O urso com música na barriga – 1938, A vida do elefante Basílio – 1939, Outra vez os três porquinhos – 1939,  Viagem à aurora do mundo – 1939, e Aventuras no mundo da higiene – 1939.


Autobiografia de Erico Verissimo:

O escritor diante do espelho (1966), Solo de clarineta: Memórias (1973) e Solo de clarineta: Memórias (1976), em edição póstuma, organizada por Flávio Loureiro Chaves é o trio de obras para conhecer com mais intimidade o maior escritor gaúcho.

 

Lendo Verissimo: Paloma indica...

Ao escrevermos sobre um escritor, é impossível evitar ilustrar essa escrita.

Verissimo transpassa os poros de minha pele.

Selecionei, com o intuito de transmitir adequadamente suas características, algumas de suas frases.

Aprecie...

 

Ninguém deve culpar-se pelo que sente, não somos responsáveis pelo que nosso corpo deseja, mas sim, pelo que fizemos com ele.

 

Na minha opinião, existem dois tipos de viajantes: os que viajam para fugir e os que viajam para buscar.

 

Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.

 

Onde encontrar Verissimo

Seus livros podem ser encontrados nas livrarias e bibliotecas e, também, podem ser adquiridos pela internet.

Uma referência é o livro Caderno de Leitura, disponível em formato PDF, através do link: https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CadernoLeiturasEricoVerissimo.pdf .

 

E atualmente?

Além de ser um dos escritores brasileiros mais conhecidos no exterior, Erico Verissimo, encantadoramente, impactou muitas gerações com a sua forma simples e direta de compor os textos, esbanjando talento e colhendo admiradores.

Sua escrita “percorre as veias” de muitos amantes literários, até os dias atuais. Apesar da morte, em 28 de novembro de 1975, há 45 anos atrás, a “estrela” de Erico Verissimo não deixou de brilhar.

Hoje, 28 de novembro, é um dos dias que recordamos sua existência.

Seu nome.

Em memória e respeito a um brasileiro inimitável, dedicamos, nós do PET Educação, esse pequeno texto.

 

 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário