Nono semestre discute a possibilidade de estágio remoto

Por: Estefânia Konrad


Responsáveis pela organização e mediação da conversa: 
Estefânia, Juliana e Tamara.

Reunidas, no dia 21/08/2020, na plataforma Google Meet, 11 discentes do nono semestre do curso de Pedagogia FaE/UFPel, conversaram sobre o futuro do estágio docente, seus anseios, dúvidas, perspectivas e sugestões para o próximo semestre do ano de 2020.

Presentes: Juliana Berny, Tamara Insauriaga Bueno, Estefânia Konrad, Cintia H, Letícia S, Marinês Karini Leitzke, Marta Lizane Bottini dos Santos, Patrícia Klim Soares, Mariana Gonçalves Paz, Gabriella Vetromilla e Larissa Soares.

Observações: 1) Apesar de nem todas as discentes estarem na vídeo chamada, enviaram suas contribuições; 2) Optei por não divulgar o nome vinculado ao voto (contra ou a favor); 3) No tópico "comentários e sugestões sobre estágio remoto" são escritas (na integra) que integraram um documento que encaminhamos para os professores e professoras que orientam o estágio final do curso de pedagogia FaE/UFPel.


Contra ou a favor do estágio remoto?

26 respostas: 
18 a favor, 7 contra e 1 não soube opinar.
69,23% a favor;
26,92% contra;
3,85% não soube opinar.


Comentários e sugestões sobre estágio remoto:
·     
M.P: Sou a favor do estágio remoto, porque acredito que não estamos em uma situação ideal, mas devemos ter direito de escolha. Ser professor é lidar com diversas situações. Entendo que nem todo mundo pode, mas sou a favor porque as crianças estão tendo aula; conosco ou não, elas terão. Assim, eu gostaria de me adaptar a esse novo contexto e realizar meu estágio da melhor forma que for possível. Entendo quem não pode ou não quer, e este é meu posicionamento.Sei que não é o que a gente queria, mas é um momento que está acontecendo e foge do nosso controle. Por isso, gostei muito do direito de escolha, pq cada uma sabe o que pode e quer, e o que não pode e não quer.
Minhas sugestões: Fazer o planejamento para 13 semanas de estágio baseado nas observações; Artigo final e Seminário com apresentação dos artigos.
D.F Sou a favor do estágio em modo remoto, pois penso que a atual situação que estamos vivendo hoje é uma situação atípica. Formo essa opinião pensando também que a rede pública está com as aulas remotas sendo assim de alguma forma poderíamos estar nos adaptando ao formato. Sei que não seria a melhor forma de realização do estágio, mas no momento acho que é a melhor opção já que não se tem previsão alguma sobre um retorno.
G.F: Sou a favor do estágio, infelizmente não é o ideal e realmente ninguém gostaria que fosse dessa forma que a situação andasse! Entretanto, sendo realista, essa é a nossa situação atual! Temos que nos adaptar e tentar quebrar mais essa barreira.
   E.K: Sou à favor da conclusão do curso de forma remota. Não, realmente não era o que eu queria e muito menos o que esperava depois de cursar quatro anos de pedagogia e sonhar com o estágio em sala de aula. Mas pensando no momento atual e totalmente instável que estamos vivendo, e somado a isso o desemprego e a necessidade urgente de ter uma formação para qualificar o currículo, opto por realizar de forma remota qual for a demanda que será organizada para que isso aconteça.
Outro ponto que me faz ser a favor é a oportunidade de escolha. Respeito e entendo a opinião e os argumentos das minhas colegas que são contra, mas caso a possibilidade de realizar o estágio de forma remota exista, elas possam optar por não fazer e quem quer possa optar por fazer.
Minha sugestão para que isso ocorra é de entrarmos em contato com as professoras que estão trabalhando atualmente e aprender com elas como vem acontecendo o EAD + planejamento de 13 semanas a partir das informações que coletamos no oitavo semestre + escrita de artigo.
T.B: Fazer o estágio de forma remota não é o que queria, é contra tudo que acredito e que estudei durante a graduação, mas neste momento, entendo que minha decisão também afeta outras pessoas, isto posto, sou a favor do estágio ser feito de maneira remota por entender que muitas colegas têm demandas diferentes das minhas, muitas precisam trabalhar e precisam do diploma para isso. Também acredito que o estágio não seja um definidor de capacidade, ele não irá definir nossas carreiras ou nossas posturas docentes. Nossa formação não acontece apenas durante a graduação, é constante. Precisaremos nos adaptar às realidades que vamos encontrar nas salas de aula, assim como precisamos nos adaptar às demandas que estamos enfrentando agora.Dou como sugestão para o estágio remoto: produção de 13 semanas de planejamento, tempo correspondente ao estágio presencial; a elaboração de um artigo final, tendo como base as observações feitas no semestre passado e a apresentação desse artigo, em um seminário online. 
I.S: Eu como estudante sou contra o estágio remoto devido várias questões que inclui tudo o que falamos nesses 4 anos e meio que envolve uma graduação por EAD, estaríamos sendo contra tudo o que “pregávamos”.
Segundo, a minha ideia de formação vai além de ter um diploma na minha parede qual não me trará uma boa prática escolar, sendo que eu não fiz Pibid e outros projetos que me colocassem diariamente dentro de uma sala de aula com todas suas dificuldades.
Fiz projetos com o hisales a distância e posso dizer que meu grau de foco fica bem menos ativo em atividades on-line, não me vejo com psicológico  pra algo desse nível, sendo que espero dar o meu melhor.
E por último meu estágio com a Inês é dupla, seria muito complexo pensar questões em paralelo com tudo que passamos com essa pandemia.E pensando na questão também do acesso, minha turma de estágio somente dois estão conseguindo acessar o computador e atividades, estaria sendo completamente contra aquilo que entendo como justiça ao ensino igualitário para todos. 
P.B.V: Sou completamente a favor de de realizarmos o estágio, as aulas remotas e disponibilizarem as disciplinas obrigatórias assim como optativas, sobre o estágio acredito que seria importante para nossa formação mas também acredito que não será simplesmente o estágio presencial que nos tornará bons profissionais mas sim o restante do aprendizado e as experiências que tivemos durante a trajetória do curso. E em função de estarmos vivendo um momento atípico, como futuros educadores será importante essa experiência para nós, porque ser professor é também saber se reinventar nas dificuldades e tirar os melhores proveitos das situações que nos acontecem. Não acho justo  com todo o planejamento que fizemos durante todos os anos atrasarmos a nossa formação,  muitos alunos como eu estão aprovados no último concurso para professor da rede municipal e esperamos estar formados quando sermos chamados para poder assumir nossa vaga. 
L.F: Queria dizer que pra mim o ideal seria uma escrita, um artigo no lugar do estágio, assim como 1980 devido a uma greve eles fizeram isso, uma escrita e se formaram. Entretanto se não for possível somente uma escrita, ainda assim sou a favor do estágio remoto. 
L.P: Sou a favor do estágio remoto pois, acredito que a prática não se dá somente  em treze semanas de estágio. O professor é um eterno aprendiz, cada dia aprende mais. O estágio é sim uma importante oportunidade  de  iniciar a prática, mas não nos da receita pronta e nem subsídios para uma vida profissional inteira.
Ao longo do curso aprendemos muito com os colegas, o mesmo acontece na escola, a interação e as trocas de experiências com outros professores também qualifica o trabalho de um professor.
Gostaria muito de poder realizar o estágio presencialmente, porém devido as circunstâncias acredito que o estágio remoto é a melhor opção para que sem demora possamos concluir nosso curso e assim aproveitar as oportunidades que poderão surgir logo após o período de pandemia. 
J.A: A ideia do estagio remoto, causa estranhamento. Pois sempre ouvimos falar na importância das Praticas. E na falta de práticas em nosso curso. E se tratando da conclusão do curso esse estágio, vai ainda mais, na contra mão do que tanto se fala.Porem, na atual conjuntura. Estamos diante de uma nova pratica, a da educação à distancia, onde não sabemos como funciona para todos, mas todos estamos tentando nos adaptar e manter o ensino e a aprendizagem.Tento sempre me colocar nos dois lados, de ser aluno e a de ser professora. E dos dois lados, encontro prós e contras.Mas ainda assim, sou mãe, sou dona de casa, atendo a minha avó e companheira de casa. Que me tomam um pouco mais de tempo.Acredito que nada é impossível e que temos capacidades para isso. Ainda assim, penso que talvez eu não consiga, mas tentarei se esta for a vontade das minhas colegas. A possibilidade da minha faculdade e a colaboração dos meus professores. 
L.S: Mesmo estando em dúvida sobre se essa é a melhor opção, sou a favor do estágio remoto, levando em consideração os argumentos das colegas na reunião que tivemos. Vejo que mesmo essa não sendo a forma como eu desejaria fazer o meu estágio, é a opção mais viável neste momento, sabendo que muitas colegas precisam se formar e continuar suas vidas (inclusive eu), pois não sabemos quando a atual situação irá mudar. Porém, não gostaria de fazer um estágio onde não tivéssemos o contato com os alunos e sim, poder ter acesso a eles assim como as professoras estão tendo e eles podendo nos retornar, mesmo que de forma reduzida. Assim, reforço que para mim foi uma decisão bastante difícil sabendo que até os nossos princípios pedagógicos vão, de certa forma, contra a essa modalidade, levando em consideração esse outro espaço de aprendizagem onde não se tem as condições necessárias, começando pelos aparatos tecnológicos e demais objetos de aprendizagem, porém, também sabemos que essa é a única forma possível no momento. Com relação a minha formação, não tive muita prática em sala de aula, e isso é o que mais receio com relação a esse estágio, mas também acredito que tenho fundamentos sólidos de tudo que aprendi durante a faculdade para poder atuar depois de formada, sabendo que o nosso processo de formação nunca acaba. 
C.H: Acredito que a máxima dessa discussão não é apenas um 'sim' ou 'não', mas a qualidade desse estágio em questão. São muitas dúvidas...
M.S: Após participar da reunião e ouvir os argumentos das colegas e saber que cada uma tem seus motivos, penso que antes de tudo é preciso existir ALTERNATIVAS DISTINTAS as quais o colegiado e as docentes neste semestre precisam levar em consideração.EU SOU A FAVOR DE REALIZAR A DISCIPLINA SEM O ESTÁGIO PRESENCIAL NA ESCOLA, de que forma: Fazer as atividades propostas, planos de aula, discussões, construção e defesa do artigo, mas não esperar as escolas retornarem, pois, segundo informações de colegas professores, ano que vem às atividades nas escolas serão hibridas, ou seja, sala de aula e plataformas, e não estamos sendo preparadas para trabalhar desta forma com ensino remoto, nem os próprios professores municipais e estaduais estão.Outro ponto que precisa levantado é o caso de colegas que assim como eu já possuem uma licenciatura e já realizaram o estágio anteriormente, isso precisa levado em consideração.Há colegas que precisam voltar para suas casas em outras cidades, pagam aluguel aqui em Pelotas. 
J.S: Não sou à favor do estágio remoto,pois aprendi ,durante os quatro anos de graduação à importância  do contato,da interação da troca de saber que se da entre professor e aluno,onde o professor por meio do contato,pode promover situações em que o aluno irá demostrar,aquilo que já sabe ou que aprendeu fora da escola.Por Isso acho importante o contato com o aluno em sala de aula 
J.B: Sou a FAVOR do oferecimento estágio remoto, como forma de compreender o direito de escolha de cada uma, mesmo que por questões particulares não possa executar. Sugestão: Que as professoras, em parceria com as estudantes do devido período decidam a melhor metodologia que abranja as possibilidades do segmento. No caso de Educação Infantil, que aquelas que puderem fazer, optem pela estratégia que melhor se adeque a cada realidade. Concordo com a opção de se fazer um planejamento ficticio, como forma de permitir que todas consigam elaborar e pensar para todas as idades.  



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário