Um livro de receitas: delícias on-line


Papinhos PET Educação 2020:
um diário do cuidado

Cinara Postringer

Meu nome é Cinara e participo da UNAPI – Universidade Aberta a Pessoas Idosas como monitora, a convite da docente, Drª. Cristina Maria Rosa, desde 2018. Graduanda em Pedagogia em 2020, sou bolsista no Programa de Educação Tutorial e tenho muito apreço pela tarefa que desempenho no grupo. Com eles mantenho um grupo de conversas on-line na plataforma WhatsApp, desde bastante tempo.
As aulas de Literatura ofertadas à UNAPI ocorreram por dois semestres em 2018 e outros dois em 2019, sempre uma vez por semana, no período da tarde. Nelas, muitas leituras, algumas tarefas referentes aos textos lidos. Ao discutir e interagir literariamente, fomos criando vínculos fortes que se intensificaram em viagens de estudo e aulas passeio. O grupo, atualmente, é coeso, alegre, instigante. E adotou como hábito, após cada aula, comemorar o dia e a vida em um delicioso café com bolo em alguma doceria ou café da cidade. Livros digitais com a produção do grupo é outra prática que nos leva a, a cada final de semestre, organizar e realizar um “lançamento” público.
Com a chegada da pandemia por CIVID 19, estamos todos em nossas casas, isolados. Em uma noite durante essa “quarentena”, diante do grande número de mensagens com sentimentos pessoais, orações e vídeos sobre a pandemia, me ocorreu pensar em como motivá-los a postar e interagir de forma mais interessante. Afinal, nos conhecíamos e já partilháramos momentos de estudo e lazer.
A proposta
Logo após essas considerações, comecei a chamá-los por um aplicativo no celular, tecnologia que todos dominam. Ao contar algum fato novo, perguntava o que estavam fazendo, como estavam as leituras, com quem estavam em “quarentena”. Enviei fotos dos livros que estava lendo, compartilhei os áudios que nós do grupo PET Educação estávamos gravando, solicitei retorno.
Assuntos banais – os tricôs que fazia nas horas vagas, nossos animais de estimação, nossas plantas – também foram mencionados e, assim, aos pouquinhos e, de tempos em tempos, o pessoal foi retornando ao grupo com alguma novidade. Desse momento em diante, fotos de seus pratos sendo preparados, salgados e doces para o café da tarde e receitas foram sendo postadas.
Um livro digital de receitas
Foi nessa retomada dos contatos que surgiu à ideia de fazermos, juntos, um livro digital com algumas receitas de nossas comidas ou doces realizados nessa quarentena. Apesar do período de dificuldades, percebi que havia a necessidade de trocarmos ideias, impressões e até, mudarmos o foco. Com o passar dos dias, observo que o grupo já está bem animado e com vontade de fazer o livro. Assim, receitas estão sendo escritas e trocadas. Esse é um projeto singelo, mas que agrega muito valor á vida de cada um de nós que, mesmo distantes, estamos partilhando sabores.
Quer colaborar?
Envie para meu endereço eletrônico a sua receita. Meu e-mail é: tokopostringer@gmail.com
De preferência, uma receita que já fizeste. Se tiver imagem, ótimo. Envie também...
E nos ensine a fazer!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário