Novembro e Dezembro de 2019: as ações do PET Educação

Novembro e dezembro foram meses intensos para os bolsistas do PET Educação. Envolvidos em muitos projetos o ano inteiro, é nesses dois meses do ano que quase tudo acontece: a SIIEPE, as jornadas literárias nas escolas, a Feira do Livro e as avaliações das atividades. Acompanhe a seguir algumas destas ações e em 2020, venha conhecer o PET Educação. Nossa sala de trabalho e reuniões está localizada na Faculdade de Educação da UFPel.
Cristina Maria Rosa
Tutora PET Gestão 2019-2022


Processo seletivo de bolsista ao programa de educação tutorial: ocorrido no segundo semestre de 2019, o processo seletivo a vagas de bolsista ao Programa de Educação Tutorial é mais um dos processos de formação do estudante petiano. Na banca de seleção, a Tutora do grupo, Professora Drª. Cristina Maria Rosa e com convidada, a Professora Drª Heloisa Helena Duval de Azevedo (Tutora PET GAPE). Além das tutoras, integraram a banca os estudantes Alisson Castro Batista, Cinara Tonello Postringer e Leonardo Capra. Resultaram aprovados todos os candidatos inscritos que compareceram a todas as etapas do processo seletivo na seguinte ordem de classificação: 1º lugar: Paloma Wiegand; 2º lugar: Luzia Martins; 3º lugar: Letícia Vilela; 4º lugar: Maisa de Souza Ferreira; 5º lugar: Gabriele Igansi; 6º lugar: Lorraine Dustenhafet; 7º lugar: Arnaldo Duarte;
Café da tarde de boas vindas à Letícia Vilela, em dezembro de 2019.
Recepção aos novos bolsistas: uma das práticas do PET Educação é a recepção aos novos bolsistas. Consiste em café da tarde e a fala de cada um dos presentes, indicando suas expectativas a respeito do novo integrante do grupo. Ao fim, o novato também se manifesta indicando o que espera do trabalho no e em grupo. No segundo semestre do ano de 2019, a chegada de Paloma, Luzia e Letícia foram comemoradas nesse mesmo rito. A última a entrar, a estudante de Pedagogia Letícia Vilela, teve seu café da tarde de recepção ocorrido em 11/12, quarta feira e a alegria foi intensa;
Seminário preparatório à Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel 2019: No PET Educação a tradição é preparar-se para as apresentações orais de eventos em grupo. Desse modo, em 2019, nas semanas que antecederam à SIIEPE (as três primeiras de outubro), o grupo reservou um auditório no CEHUS (Rua Alberto Rosa, 155) para preparar-se publicamente para as apresentações de pesquisas realizadas. O seminário preparatório foi aberto ao público e ocorreu nos dias 02, 04, 11 e 18 de outubro. Nele o grupo pode conhecer e avaliar como cada um dos bolsistas projetou divulgar sua pesquisa. A opinião dos demais e os critérios de avalição adotados para o julgamento de cada trabalho foram considerados para a apresentação final, que ocorreu na semana seguinte, entre 21 e 25 de outubro.
Participação no Espetáculo “O mate do João Cardoso”, em novembro de 2019. Ocorrido durante a Feira do Livro de Pelotas, o PET Educação integrou-se ao GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária para realizar a leitura literária pública do texto O marte do João Cardoso, de João Simões Lopes Neto. As datas do espetáculo foram 02, 09 e 16 de novembro, no Museu do Doce e dia 17 de novembro, na Biblioteca Pública Pelotense. Repleto de público, o espetáculo integrou o grupo que se comprometeu a, em 2020, repetir o feito, a partir de outro texto do mesmo autor
Alessandra Steilmann apresenta seu trabalho sobre literatura indígena.
PET Educação apresenta seus trabalhos à UNAPI: Convidados a mostrar os resultados das pesquisas desenvolvidas em 2019, estudantes pesquisadores do PET educação estiveram diante de uma das turmas da UNAPI – Universidade aberta a pessoas idosas da UFPel em novembro. Muito vem recebidos, com ouvidos atentos e olhos conectados, os estudantes 60+ ficaram por dentro do que ocorre em um evento científico importante para a instituição e conheceram os estudantes e os trabalhos que foram destaque na SIIEPE UFPel 2019;

Equipe de restauro na Biblioteca da Escola Margarida Gastal, no Capão do Leão.
Assessoria a Bibliotecas Escolares: Originado nas ações da Sala de Leitura Erico Verissimo e apoiado pelo PET Educação, a Assessoria a Bibliotecas Escolares é uma ação de extensão (Ação 563) registrada na plataforma PREC UFPel e aprovada pelo COCEPE UFPel sob o número 277.  Tem como foco conhecer, projetar, intervir e realizar, em bibliotecas escolares, ações de restauro dos ambientes internos para que a formação do leitor literário ocorra. Desenvolve-se a convite das escolas e busca, como objetivo primeiro, realizar espaços públicos institucionalizados por lei. Em agosto ocorreu a elaboração do projeto e contatos com Docentes na UFPel e as reuniões preparatórias (02 e 06/09) com a Direção da escola, representada pela Diretora Maria Tereza Brum Argoud. Em setembro de 2019 houve a montagem da equipe e criação de um grupo no Whats App, o “Biblioteca Margarida” (05/09). Além disso, o grupo foi à escola (13/09) para ouvir a Coordenadora da Biblioteca, professora Maria Cristina Prietto Garcia. Nesse mesmo dia, levantamento dos dados (medidas da sala, das aberturas, listagem de móveis, contagem de livros, diálogo sobre reciclagem). No primeiro dia de trabalho houve a análise do acervo e separação dos livros adequados e ultrapassados a serem doados para reciclagem (27/09).
Tutora do PET Educação, professora Cristina Rosa
entrega à Diretora da Escola, professora
Maria Tereza Brum Argoud,
material material doado à Biblioteca Margaria.
Logo depois, em busca de apoio, o grupo realizou uma campanha entre amigos para a doação de materiais de limpeza e manutenção do novo espaço a ser restaurado. A entrega dos mesmo à escola, em dezembro de 2019. As ações de limpeza e avaliação de paredes, assoalho e aberturas; limpeza do assoalho, que tem muitas camadas de cera; Produção de uma planta baixa, com a ambientação adequada; d) Pintura das paredes e criação de um painel em eu uma delas; Revisão da instalação elétrica, visando segurança e instalação de pontos de luz extras; Customização de móveis, limpeza, adequação e confecção das cortinas; Reorganização do espaço, com ambientes definidos e; Organização do acervo, priorizando a leitura literária; serão desenvolvidas em 2020.

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