Literatura
na Escola: PET Educação em projetos
Cristina
Maria Rosa
Deleite
é contato prazeroso com o artefato cultural mais importante de nossa cultura
escrita: o livro. Deleitar-se é encantar-se, envolver-se abraçar-se com uma
obra, advindo dela infindáveis relações de pertença: prazer, mágoa, dor,
angustia, solidão, saudade, tristeza, alegria. Deleitar-se não é apenas sentir
prazer, alegria. Como salienta Maria Silvia Oberg (2007, p. 23), "a
fruição é um ato abrangente, que articula várias dimensões do sujeito:
sensorial, afetiva, intuitiva, lógica, imaginativa, cultural, intelectual,
entre outras".
Sobre
a qualidade dos textos literários para a pequena infância, autores têm
defendido que a qualidade consiste na possibilidade da história produzir um
efeito humanizador no pequeno leitor, sem que haja a necessidade de uma
mensagem moralizante ou pedagógica explícita e nem o apoio de imagens, sem o
qual o texto não se sustentaria (BORBA DE MORAIS, 2018).
Para
a escolha de obras infantis, Cristina Rosa (2015) indica critérios literários,
entre eles, longevidade, expressão inusitada e/ou linguagem metafórica,
inesgotabilidade, valor histórico e documental; magia, vínculo com a
ancestralidade e fazer pensar. A pesquisadora preconiza que a humanidade – suas
emoções fundantes como o medo do abandono e da morte, por exemplo – é matéria
primordial da literatura e a obra literária é o melhor caminho para ensinar a
gostar de ler, uma vez que esse atributo não é genético, precisa ser ensinado,
antropologicamente, a cada novo humano em sociedade.
Possivelmente
muitos adultos – pais e professores, preponderantemente – não consigam
articular estes saberes quando da escolha de livros a serem apresentados aos
seus. E, na maioria das vezes, indicam ser difícil ou impossível dialogar com
as meninas e os meninos, na escola e fora dela, sobre temas como abandono, maus
tratos e morte, por exemplo.
A
literatura na Escola
Em
2019 o PET Educação está envolvido em dois projetos formadores: o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores e o Projeto “Uma escola Leitora”, desenvolvido a convite da Coordenação Pedagógica da Escola Municipal
de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes.
1.
Curso de Formação e Aperfeiçoamento
de Professores Leitores: Destinado a contribuir com uma política
de formação do leitor nas escolas públicas municipais, o foco é a formação e
qualificação dos professores que são responsáveis pelas bibliotecas escolares
no Município, tanto na zona urbana como rural. Iniciado em 11 de abril de 2019,
às 9 horas na Bibliotheca Pública Pelotense, vem sendo desenvolvido desde então
em dois encontros mensais, agendados previamente e realizados com a entusiasmada
participação das professoras. É coordenado partilhadamente: Bibliotecária Simone
Echebeste, Drª. Cristina Maria Rosa e Pedagoga Estela Sampaio. Tem o apoio do CETEP
e SMED Pelotas, Bibliotheca Pública Pelotense, Faculdade de Educação da UFPel, GELL
– Grupo de Estudos em Leitura Literária e SLEV – Sala de Leitura Erico
Verissimo;
2.
Projeto “Uma escola Leitora” surgiu do interesse de ter, na escola, mais
intensas e qualificadas práticas de leitura entre os docentes. Assim, a Coordenadora Pedagógica,
professora mestranda Adriana Costa Silveira convidou o PET Educação a se fazer presente,
mensalmente, para dialogar com as professoras. Assim, desde junho de 2019, uma vez ao mês, após um maravilhoso
café da tarde, três integrantes do grupo apresentam às professoras sua formação
leitora, ou seja, indicam como se tornaram leitores, o que gostam de ler e
quais seus autores, gêneros e títulos prediletos.
As datas do projeto:
11/06 - Abertura do programa
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alisson Castro Batista e Camila Pierzckalski.
Mediação: Cristina Maria Rosa
21/08 - Café Pedagógico
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Márcia Duarte de Souza e Ieda Maria Kurtz de Azevedo.
Mediação: Cristina Maria Rosa
18/09 - Formação Pedagógica
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alessandra Steilmann e Mariana Gonçalves Paz
29/10- Formação Pedagógica
13/11- Formação Pedagógica
11/12- Formação Pedagógica
As datas do projeto:
11/06 - Abertura do programa
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alisson Castro Batista e Camila Pierzckalski.
Mediação: Cristina Maria Rosa
21/08 - Café Pedagógico
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Márcia Duarte de Souza e Ieda Maria Kurtz de Azevedo.
Mediação: Cristina Maria Rosa
18/09 - Formação Pedagógica
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alessandra Steilmann e Mariana Gonçalves Paz
29/10- Formação Pedagógica
13/11- Formação Pedagógica
11/12- Formação Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário