O trabalho intitulado A FORMAÇÃO DO
ESTUDANTE LEITOR LITERÁRIO: AÇÕES DO PET EDUCAÇÃO 2017-2018, apresentado pelo
estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel foi
premiado no SulPET em Curitiba, PR, realizado entre 28 de abril e 01 de maio de 2018.
A seguir, leia o resumo enviado ao evento pelo estudante Leonardo Capra:
A seguir, leia o resumo enviado ao evento pelo estudante Leonardo Capra:
1.
INTRODUÇÃO
O PET EDUCAÇÃO desenvolve intensa programação que culmina na formação do
leitor literário entre os universitários da Pedagogia. Tendo estabelecido parceria
com o GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária -, objetiva proporcionar um
encontro profícuo com o livro literário, com espaços de letramento e com
práticas e metodologias de formação do leitor, aberta à comunidade
escolar e da cidade. O objetivo é propiciar a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa
e Extensão através de ações que capacitam o estudante a apresentar o livro literário
ao público.
O referencial teórico considera os escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros.
O referencial teórico considera os escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros.
2.
METODOLOGIA
De cunho qualitativo, a metodologia adotada é integrada por três ações:
a) estudo (formação);
b) experimento (ação);
c) reflexão (avaliar e divulgar).
Entre as ações ocorridas em 2017 – micropolíticas de leitura literária – destaco:
1. Formação do leitor literário, através da participação em disciplina, cursos e eventos de letramento;
2. Integrar como leitor e mediador a Sala de Leitura Erico Verissimo;
3. Integrar a equipe da pesquisa “Perfil Leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia”;
4. Realização de práticas de leitura literária em escolas públicas da cidade e região;
5. Integrar o grupo que realiza o “Espetáculo literário no Museu do Doce”, com foco na literatura pelotense;
6. Realizar atividades focadas em datas como o programa “Leitura para meninas”, cujo tema é o diálogo sobre a condição das mulheres na sociedade.
a) estudo (formação);
b) experimento (ação);
c) reflexão (avaliar e divulgar).
Entre as ações ocorridas em 2017 – micropolíticas de leitura literária – destaco:
1. Formação do leitor literário, através da participação em disciplina, cursos e eventos de letramento;
2. Integrar como leitor e mediador a Sala de Leitura Erico Verissimo;
3. Integrar a equipe da pesquisa “Perfil Leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia”;
4. Realização de práticas de leitura literária em escolas públicas da cidade e região;
5. Integrar o grupo que realiza o “Espetáculo literário no Museu do Doce”, com foco na literatura pelotense;
6. Realizar atividades focadas em datas como o programa “Leitura para meninas”, cujo tema é o diálogo sobre a condição das mulheres na sociedade.
3.
RESULTADOS E
DISCUSSÃO
Com os vínculos estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais
através da mediação literária, desde o contato com o público integrado por
crianças, adolescentes, adultos, professores e bibliotecários como com obras,
autores e locais plurais de formação. Ao atuar na escola pública e conhecer a
intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços fortes e
enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também pessoal.
4.
CONCLUSÃO
A proposta do PET EDUCAÇÃO vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010)
define como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um
leitor, estando estes por toda parte e não apenas na escola, mas em toda esfera
social e criando modos de ler para si, para seu leitor e para o mundo.
Palavras-chave: Leitor literário; Mediação; Formação
docente.
@ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @
Outros trabalhos premiados:
@ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @
SULpet: O QUE É ISSO?
O SulPET é um evento que reúne estudantes do sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana), por alguns dias para dialogar, aprender, estudar, fazer amizades, discutir, discordar e agendar pauta de lutas, além de conhecer o que cada grupo realiza em termos de pesquisa, ensino e extensão em suas universidades de origem. Neste ano, o PET Educação esteve presente com dois trabalhos:
O SulPET é um evento que reúne estudantes do sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana), por alguns dias para dialogar, aprender, estudar, fazer amizades, discutir, discordar e agendar pauta de lutas, além de conhecer o que cada grupo realiza em termos de pesquisa, ensino e extensão em suas universidades de origem. Neste ano, o PET Educação esteve presente com dois trabalhos:
1. Projeto novos caminhos: alfabetização e letramento de
jovens e adultos com deficiência, elaborado pelas
estudantes Tamires Goulart,
Gabriela Leal, Maiara Kringel, Priscila Barbosa, Rafaela Oliveira, orientado pela
docente Gilsenira Rangel;
2. A formação do estudante leitor literário: ações do PET Educação 2017-2018,
elaborado pelos estudantes Leonardo Capra, Alessandra Steilmann, Cinara
Postringer, Claudia Souza, Erica Machado, Ieda Kurtz, Paula de David e Rafaela
Camargo, orientados pela Drª Cristina Maria Rosa.
Outros trabalhos premiados:
À esquerda ou à direita?: tentando decifrar a identidade ideológica dos estudantes da UFPel foi o título da pesquisa apresentada pela estudante de Ciências Sociais - Bacharelado, Martina Martins, trabalho que tem a orientação do Dr. Álvaro Barreto, das Ciências Sociais IFISP/UFPel. Integrante do Pet Diversidade e Tolerância, Martina é tutoriada pela Drª. Lorena Gill.
O PET Educação parabeniza os estudantes que lá estiveram defendendo suas pesquisas e estudos e manifesta alegria pelos prêmios conquistados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário