PET Educação com agenda cheia: acompanhe...


O PET Educação conta com doze bolsistas e alguns estudantes voluntários que, eventualmente ou sempre, colaboram em alguns dos projetos e propostas do grupo. Todos os bolsistas desenvolvem ações de pesquisa, ensino e/ou extensão em pequenos grupos, com colaboradores ou voluntários e até mesmo sozinhos. A seguir listamos parte das ações nas quais Cinara, Cláudia, Érica, Gabriela, Ieda, Leonardo, Maiara, Paula, Priscila, Rafaela, Rafaela Engrácio e Tamires estão envolvidos.

1. Adolescentes e a leitura: a estudante Érica nos representa na E.E.E.F. Fernando Treptow, às sextas-feiras pela manhã, realizando leituras literárias para os adolescentes dos nonos anos. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até o fim do ano letivo da escola e conta com o apoio da estudante de Letras Rose e da Mestre em Letras Tica Rosa;
2. Aprendizagem em Clubes de Computação e Robótica: Coordenado pela professora Simone Debacco, a estudante Maiara nos representa junto ao projeto que inclui formação de professores e atividades com as crianças na escola;
3. Calourada 2017/2: os estudantes Leonardo e Alessandra representam o PET junto à Coordenação da Pedagogia que prepara eventos para os ingressantes em 2017/2;
4. E.E.E.F. Fernando Treptow: as estudantes Cláudia e Rafaela Camargo nos representam na escola às quintas-feiras pela manhã, realizando leituras literárias para as crianças dos quintos anos. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até o fim do ano letivo da escola e o foco é apresentar a eles a literatura de Monteiro Lobato;
5. E.E.E.F. Padre Anchieta: os estudantes Ieda e Leonardo representam o PET Educação na escola às sextas-feiras à tarde, realizando leituras literárias para as crianças. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até o fim do ano letivo da escola. Apoiados pela estydante de Pedagogia Malu, o foco é apresentar a eles a literatura de Erico Verissimo.                       
6. Estudos em LIBRAS: Coordenado pela  estudante Paula, o curso em LIBRAS está sendo ofertado aos estudantes de Pedagogia e bolsisitas interessados e iniciará no segundo semestre letico UFPel/2017;
7. Executiva PET: as estudantes Gabriela e Rafaela Camargo exercem a representação junto à Executiva PET, um grupo integrado por representantes de todos os PET UFPel;
8. Extensão em Leitura literária: a estudante Cinara representa o PET Educação nas leituras literárias que ocorrem fora da Fae, em escolas públicas e privadas para as quais somos convidados a ler. Ela coordena o grupo de extensão em leitura literária e conta com apoio eventual das colegas Ieda, Alessandra, Rose, Tamires Machado, Leonardo, e Rafaela;
9. GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária: Coordenado pela docente Cristina Rosa, o grupo estuda a leitura literária e seus efeitos na formação de professores. Participam do GELL os estudantes Alessandra, Cinara, Cláudia, Érica, Ieda, Leonardo, Rafaela Camargo e Paula além da estudante de Letras Rose, a mestre em Letras Tica Rosa e a Pedagoga Tamires Machado.
10. Jornal PET Educação: Informativo de nosso grupo, o jornal está sob os cuidados e responsabilidade das estudantes Priscila, Rafaela Camargo e Tamires Goulart que estão elaborando uma proposta para ser impressa ainda em 2017;
11. Leituras Literárias na FaE: a estudante Cláudia nos representa, desde junho de 2017, junto ao CRAS Vida Ativa – Centro de Referência de Assistência Social. O trabalho da Cláudia é coordenar todas as leituras literárias que ocorrem às sextas-feiras pela manhã na Sala de Leitura para este grupo especila de crianças entre seis e doze anos que nos visitam acompanhadas das professoras;
12. Minicurso SITES: o estudante Leonardo nos representará na Semana Acadêmica do PET Computação, que ocorrerá entre 17 e 21/07/2017. Na ocasião, fará um minicurso sobre como fazer, alimentar e manter sites;
13. Monitoria em Literatura Infantil: a estudante Érica está desenvolvendo Monitoria na Disciplina Optativa Literatura InfantilI I, da Licenciatura em Pedagogia. Elas ocorrem às terças-feiras pela manhã. O experimento contribui para a formação integral do Petiano e oportuniza aprofundamento em uma área de interesse. 
14. Perfil Leitor do Estudante de Pedagogia 2017-2019: Iniciada em maio de 2017, a pesquisa tem como coordenadora discente a estudante Ieda. Sob seus cuidados, os estudos de textos referenciais do tema e a compilação de todos os dados coletados. As reuniões ocorrem as terças, quartas e quintas-feiras, na sala do PET Educação. Integram o grupo os estudantes Cinara, Leonardo, Rafaela Camargo, Paula e Tamires Machado.
15. Projeto de Extensão Novos Caminhos: Coordenado pela docente Gilsenira Rangel, as estudantes Gabriela, Maiara, Priscila, Rafaela Engrácio e Tamires atuam no projeto que prioriza a inclusão de jovens e adultos;
16. Sala de Leitura Erico Verissimo: Espaço para micropolíticas de leitura literária, a Sala de Leitura busca aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores. Nela, os estudantes Alessandra, Cinara, Cláudia, Érica, Ieda, Leonardo, Rafaela Camargo, Paula representam o PET Educação. A estudante de letras Rose e a Pedagoga Tamires Machado atuam voluntariamente no projeto;
17. Seleção de Bolsista: Cinara e a tutora Cristina Rosa participam, como convidadas, da seleção para bolsista PET Hídrica. Será na quinta, dia 06/07/2017, à tarde, no Anglo;
18. Seminário Estágios não-obrigatórios: Gabriela e Tamires Goulart nos representam junto à Coordenação da Pedagogia na preparação do seminário de Estágios não obrigatórios que ocorrerá em 22 e 23 de agosto, na FaE/UFPel.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário