Leitura na Escola: PET Educação presente!

Na manhã e na tarde do dia 18 de maio, quinta-feira, ocorreu a primeira visita do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – à Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Joaquim Dias, que se localiza na zona rural de Pelotas. Cercada por sítios, a escola recebe crianças pequenas (de cinco a 11 anos) inteligentes, alegres e que gostam muito de ler.
O convite, vindo da Pedagoga Cristiane Mascarenhas, foi endereçado ao grupo de Leitura Literária na Escola, que atua em escolas públicas desde 2001 na FaE/UFPel. O objetivo do grupo, que é apoiado pelo PET Educação, é formar apreciadores de textos literáios desde tenra idade.
Desenvolvido pelas bolsistas Cinara Postringer, Érica Leopoldo, Gabriela Leal, Ieda Kurtz, Leonardo Capra, Rafaela Camargo e Priscila Brock, na manhã o grupo leu histórias de autores brasileiros e, também, o clássico Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. À tarde, o papinho com as crianças foi de responsabilidade da Coordenadora do projeto, professora Cristina Rosa e da bolsista Ieda Kurtz.

O Projeto
O Projeto "Leitura Literária na Escola" (COCEPE Número 52970044) vem sendo desenvolvido desde 2001 na UFPel, prioritariamente em instituições públicas de ensino infantil e fundamental.  Através dele são realizadas, semanalmente, leituras literárias para crianças. Essas leituras variaram de clássicos a modernos, passando por lendas, poesias e fábulas. Os leitores são estudantes da Licenciatura em Pedagogia e Letras, bolsistas do PET/Educação e voluntários.
Tendo como objetivos formar e qualificar professores leitores, entusiasmar estudantes a se tornarem pesquisadores no campo da leitura literária e oportunizar a todos os envolvidos o conhecimento de autores, gêneros e títulos da literatura para crianças, o Projeto Leitura Literária na Escola em como estrutura o estudo, a pesquisa e a intervenção, além da reflexão e da autoria, ao final de um ano de trabalho, de reflexões acerca do realizado em formato de artigo
Fazer com que estudantes de Pedagogia e professores que estão na escola dialoguem sobre a leitura literária, trocando informações e saberes, práticas e procedimentos também é um dos motivos que fazem com que o projeto tenha continuidade e seja, constantemente, avaliado e renovado.

Oportunizar a crianças que frequentam a escola o contato com a produção literária brasileira, especialmente, tem sido um dos focos do projeto que, em tempo concomitante, impulsiona os estudantes a saberem mais sobre a literatura e seus efeitos imensuráveis na vida escolar dos pequenos. Nesse aspecto, compartilhamos o pensamento de Fanny Abramovich (1997), para quem a literatura é a porta para um “caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo.

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