O Grupo
PET/Educação aprovou três trabalhos a serem apresentados no 7º Seminário
de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de
Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, que
ocorrerá em Florianópolis, em 26, 27 e 28 de setembro. Representando o
GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – os trabalhos estão sendo
desenvolvidos em 2016 com o apoio do grupo PET/Educação, que tem na formação do leitor literário, um de
seus objetivos primordiais.
Os trabalhos aprovados que serão apresentados foram:
Os trabalhos aprovados que serão apresentados foram:
Autores:
Ieda Maria Kurtz de Azevedo
Orientadora: Drª
Cristina Maria Rosa
Resumo: No
trabalho relatamos e analisamos o impacto, na formação de professores, de um
processo de recuperação física do espaço interno de uma biblioteca escolar.
Tendo como foco o tratamento ao acervo e seu posterior uso na/pela escola, as
ações estão sendo desenvolvidas em 2016, a convite da direção e inseridas no
Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola (FaE/UFPel, 2010-2019). O
objetivo maior é a disponibilização de um ambiente autogestionado, ou seja, de
uso do acervo e espaço sem necessidade de mediadores full time. Apoiados em
pesquisas sobre a leitura, o livro e a literatura realizadas por pesquisadores
como Meireles (1951), Abramovich (1997), Campelo (2002), Zilberman (2003) e
Souza e Feba (2011), consideramos que a leitura de diferenciados gêneros é
fundamental na formação de qualquer criança, especialmente quando observamos
que parte das famílias não dispõe de repertório, acervos ou práticas que
antecipem ou substituam as práticas escolares de acesso e uso do livro. A
metodologia empregada na recuperação física do espaço interno da biblioteca
contou com: 1) observação e medição do espaço e móveis; 2) recuperação de
paredes, móveis e utensílios; 3) elaboração de planta com a disposição dos
móveis/utensílios em espaços circunscritos; 4) execução; 5) reavaliação durante
o processo. Para o segundo momento do projeto está previsto o tratamento ao
acervo e seu posterior uso na/pela escola. Para tal, ações de leitura das
obras, organização em gêneros e em espaços e proposição de uma política de uso
sem mediador serão desencadeadas. Para os adultos responsáveis pelo espaço e acervo
– a direção da escola e seus professores – estão sendo pensadas ações de
formação em que temas como o livro, sua história na cultura escrita e sua
importância na escola estejam inseridas.
Autora:
Tamires Machado.
Orientadora: Drª Cristina Maria Rosa
Resumo: No
trabalho apresentamos a proposição e parte do desenvolvimento de uma
experiência – curso de formação de professores – que tem como tema central a
poesia, entendida como meio para despertar sensibilidades que redimensionam a
vida. Com duração de 10 semanas e tendo como metodologia uma aula por semana,
os textos e atividades são recebidos por e-mail e enviados ao proponente, o
poeta Luis Camargo, que os redimensiona e partilha com todos, também via e-mail.
Tendo iniciado dia 18 de abril de 2016, entre os temas propostos estão:
Encontro com a poesia, aula cujo objetivo abordar conceitos de poesia e de
poema; A música das palavras, que intenciona mostrar que o poema é um tipo de
texto que valoriza a música das palavras por meio de recursos como ritmo e
rima, entre outros; Imagens que os versos sugerem, que aborda o poema como
texto que instiga a transformar versos em imagens; O jogo com o significado das
palavras, que mostra o poema como tipo de texto que cria jogos com os
significados das palavras; Quem fala? Aula que explora o conceito de voz
poética ou eu lírico; Alguns tipos de poema, aula na qual quadrinha, haicai,
limerique, entre outros serão estudados e Gêneros híbridos, aula na qual
cordel, canção e poesia visual serão estudados. Os dois temas finais do curso
serão: A poesia infantil no Brasil e Como planejar, realizar, registrar e
avaliar uma unidade de leitura sobre poesia. Em parceria com o ilustrador e
poeta Luis Camargo, o curso foi proposto pelo GELL – Grupo de Estudos em
Leitura Literária e pela Sala de Leitura Erico Verissimo. Integra o Projeto de
Extensão Leitura Literária na Escola que é desenvolvido na Faculdade de
Educação (UFPel).
Autora: Cristina
Maria Rosa

Para mais informações, acesse o Link do seminário: http://www.slij.com.br/
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