Entrevista sobre a Brinquedoteca da FaE/UFPel com a Profª Drª Graça Pinto


Acesse aqui a Entrevista completa sobre a Brinquedoteca da FaE/UFPel, concedida por sua primeira Coordenadora, professora Dr.ª Graça Pinto, em junho de 2013, diretamente da Argentina, onde realiza Estágio Pós-Doutoral na UBA (Universidad de Buenos Aires, Argentina).

 
Dr.ª Graça, como surgiu a Brinquedoteca da Pedagogia na FaE/UFPel?

Quando assumi a coordenação do Curso de Pedagogia (julho de 2011), uma das metas era implementar a Brinquedoteca. No final daquele ano tivemos uma reunião entre Direção da FaE, Chefias de Departamentos, Coordenação da Pedagogia e o Vice-Reitor. Na ocasião, mencionei a necessidade de termos uma brinquedoteca no Curso e o Professor Manoel Moraes, Vice-Reitor à época, solicitou que fosse enviado um projeto por escrito. Assim, elaborei um arrazoado da necessidade de se ter uma Brinquedoteca no Curso e tramitei no Colegiado, Direção da FaE, Pró-Reitoria de Graduação e Vice-Reitoria. Alguns meses depois, um Edital da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Ensino Superior) ofereceu verbas para implantação ou reestruturação de laboratórios em cursos de formação de professores (Edital nº 035/2012 -Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores). Convidados a participar pela Coordenadoria de Licenciaturas, consultei os integrantes do Colegiado da Pedagogia e do Núcleo Docente Estruturante e, com seu aval, rascunhei um projeto de acordo com o Edital. Com caráter interdisciplinar, Ciências Biológicas e Artes integraram o projeto, mas o enfoque central foi a proposição de uma Brinquedoteca para o curso de Pedagogia. Após o envio para lista de contatos da FaE e duas reuniões com professores colaboradores (Artes e FaE), o projeto foi finalizado e enviado. O resultado foi positivo e assim nasceu a Brinquedoteca da Pedagogia.

Jornalista: Quem coordena e onde será instalada a Brinquedoteca?

Dr.ª Graça: Eu, como Coordenadora da Pedagogia, coordenava o sub-projeto “Brinquedoteca” e convidei a Drª. Gilsenira Rangel, integrante à época, do Colegiado de Curso, para ser vice-coordenadora. Quando me afastei da UFPel para estudos de pós-doutoramento, no final de 2012, a Coordenação coube à Profª. Gilsenira. É ela que está gerindo os recursos e orientando as bolsistas. A localização ainda depende de acordos, mas, provavelmente será no prédio do ICH, junto ao curso.

Jornalista: De onde saem os recursos e como será mantida?

Dr.ª Graça: Os recursos mais significativos foram conquistados com a aprovação do projeto no Edital da CAPES (abecedários, numerários, jogos, brinquedos, livros, material didático...) e alguns foram enviados em resposta à solicitação ao Vice-Reitor na época (alguns móveis, ar-condicionado, filmadora...).

Jornalista: Qual a importância da Brinquedoteca?

Dr.ª Graça: A Brinquedoteca universitária é um complemento importante para a formação dos graduandos, especialmente em um curso de Pedagogia que, no nosso caso, é o curso sede da Brinquedoteca. Várias atividades teórico-práticas podem ser planejadas nesse espaço, inclusive vindo a se constituir como um espaço de cultura lúdica. Entendo que uma Brinquedoteca Universitária pode transformar não só as crianças que por ventura a frequentem, mas também as pessoas que estão em formação e têm contato com esse espaço pedagógico e educativo.

Jornalista: O foco da Brinquedoteca está nas crianças que virão ou na formação de professores?

Dr.ª Graça: Inicialmente a ideia é uma brinquedoteca universitária formativa, voltada para a formação de professores, apesar de existir a possibilidade prevista em projeto, inclusive, de outras modalidades e funções para a brinquedoteca da Pedagogia com as outras licenciaturas participantes. O projeto não fecha possibilidades de funcionamento da brinquedoteca, mas indica alguns caminhos, como a possibilidade de incluir projetos de extensão, pesquisa, visitas de escolas, contando com o acompanhamento de monitoras e/ou estagiárias. O desenvolvimento efetivo da brinquedoteca deverá contar com o grupo de professores e alunos da Pedagogia, bem como da área das Artes e Ciências Biológicas, que utilizará esse espaço no seu dia-a-dia.

Jornalista: Qual a importância da brincadeira para a criança?

Dr.ª Graça: Diversos estudos demonstram os benefícios do brincar para o desenvolvimento da criança, bem como para o de pessoas de outras faixas etárias também. No entanto, ao assumir esse posicionamento estamos partindo de uma concepção de criança, mais especificamente de infância e de brincar que não são estáticas e que foram se modificando historicamente. O brincar, melhor dizendo, os diversos tipos de brincar podem servir de facilitadores para processos de aprendizagens variados, desde o desenvolvimento da linguagem, do pensamento lógico-matemático, da criatividade, entre tantas possibilidades.

Jornalista: Qual o impacto que a brinquedoteca terá no curso?

Dr.ª Graça: Não posso precisar o impacto que a Brinquedoteca terá no Curso, mas acredito que será grande e qualitativamente positivo. Dependerá muito do processo posterior a implantação, ou seja, da forma como serão planejadas e desenvolvidas as atividades cotidianamente. Esse elemento não está determinado no projeto inicial. Como sabemos, um projeto estabelece linhas mais gerais acerca de algo, mas será no movimento de implantação que o mesmo vai se (re)definindo.

Jornalista: Há alguma lei que regule a necessidade de uma Brinquedoteca no curso de pedagogia?

Dr.ª Graça: Lei não. O que temos são orientações legais que recomendam a existência de uma Brinquedoteca nos cursos de formação de professores e, indicam, para os cursos de Pedagogia. Por exemplo, nos instrumentos de avaliação de Cursos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a existência ou não da Brinquedoteca deve ser assinalada.


Érica Barros para o Escrevendo Educação 2ª Edição - Outubro 2013

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