Um projeto que busca qualificar a formação docente com base na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão

 


Minhas impressões sobre o processo de seleção para tutoria do PET- Pedagogia

Gilceane Caetano Porto

20/05/2022

 

O PET-Pedagogia tem ocupado um papel muito importante na vida da FaE e, especialmente, na formação dos estudantes de Pedagogia, petianos e petianas. A minha participação no processo seletivo foi motivada pela trajetória que fui construindo desde a minha graduação em Pedagogia na FaE/UFPel. Foi ainda como estudante do curso, do qual hoje sou docente, que aprendi sobre a importância da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Gostei da forma como o processo seletivo foi organizado. Para a inscrição foi solicitada a escrita de dois documentos, além do currículo lattes. O memorial acadêmico e um plano de trabalho. A escrita do memorial acadêmico me permitiu revisitar a minha trajetória de formação e trabalho na universidade. No plano pude apresentar uma proposta para os próximos três anos de trabalho com o grupo.

Tivemos também o momento de apresentar a proposta para uma banca constituída por membros do PET – tutoras e estudantes, além de um representante da Pró-reitoria de Ensino. Foi um momento importante de diálogo em que pudemos conversar sobre a importância da construção coletiva, da autonomia dos estudantes, e sobre a responsabilidade social que temos com o futuro da alfabetização no retorno do ensino presencial, após dois anos de isolamento − foco da proposta que apresentei.

Fiquei muito feliz com a notícia de que fui selecionada para estar à frente do PET- Pedagogia no próximo período. Tenho certeza que manteremos um grupo forte e consistente, que se alargará com a nova proposta de trabalho que será ampliada em diálogo com os atuais petianos e petianas.

Vivemos uma conjuntura que nos exige muita dedicação e comprometimento com a educação pública e gratuita de qualidade. Estar à frente de um projeto que busca qualificar a formação docente com base na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão será uma excelente forma para contribuirmos com o presente e o futuro da formação de educadores/as e pesquisadores/as.

 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário