PET Educação na 8ª SIIEPE 2022

 

PET Educação se prepara para a 8ª SIIEPE

Cristina Maria Rosa

Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente! Este o tema da 8ª edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão que ocorre em 2022 na UFPel.

Oriunda da conjunção de vários fatores – rever práticas sustentáveis imprescindíveis para a vida em sociedade e a busca de sintonia humana, empática, solidária, entre as pessoas, entre outros –, a proposição da Administração da UFPel é “gerar ações propositivas em prol do planeta e, como consequência, modificar práticas insustentáveis para a vida no mesmo”.

Foco na sociedade

Em seu lançamento, a 8ª SIIEPE prevê ter o meio ambiente como “pauta constante”, em busca de um “futuro para as próximas gerações”. Busca, também, “a valorização de todas as culturas”, entre elas, saberes e fazeres populares, prioritariamente, “relacionados a experiências sociais advindas de práticas não-acadêmicas, crenças, linguagens, profissões próprias de comunidades locais”, em busca de inspiração para “novas formas de economia criativa e solidária”.

Pluriversidade

Elaborado e defendido por Boaventura de Souza Santos, o conceito de saber “pluriversitário” envolve “saberes ecológicos, plurais e contra hegemônicos”. O pensador propõe observar e valorizar as “epistemologias do sul”, entendendo-as como aquelas que evidenciam conhecimentos científicos e/ou artesanais, práticos, populares, empíricos, especialmente oriundos de “lutas contra a dominação”.

Tema do ano 2022

Escolhido o tema que une os cinco congressos na SIIEPE – Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação – o foco agora é dar “visibilidade aos saberes e fazeres acadêmicos em prol de uma valorização da sustentabilidade em ações para o meio ambiente; a pluriversidade que valorize os diversos saberes como integradores da formação pessoal e profissional e o encontro de saberes, que aponta para a dimensão do reconhecimento dos fazeres e saberes populares como necessários ao desenvolvimento social e ao conhecimento integrador”.

E o PET Educação?

Em busca de tornar nossos saberes público, desde marco de 2022 estamos elaborando, desenvolvendo escrevendo e buscando resultados para nossas pesquisas que resultarão em trabalhos a serem apresentados na 8ª SIIEPE. Queres conhecer? Em breve, aqui no BLOG, a lista completa dos trabalhos PET na SIIEPE/UFPel 2022.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário