CCMQ: arte e cultura desde a arquitetura


O frugal e o poético

Cristina Maria Rosa

A Casa de Cultura Mario Quintana é um complexo cultural que agrega cinema, teatro, dança, música, bibliotecas, exposições, eventos, oficinas, cafés e ideias. Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, é a mais completa e potente organização voltada à cultura em Porto Alegre, pela sua história e capacidade de recepcionar todos os tipos e manifestação da arte humana.

Um destaque da CCMQ é o “Música no Jardim”, programação permanente de Música que acontece no Jardim Lutzenberger.

A CCMQ já foi hotel, o Majestic. Permanece como um totem no Centro Histórico de Porto Alegre, à Rua dos Andradas, 736. Funcionando diariamente entre as 10 e as 20 horas, nela há visitas mediadas com agendamento prévio.

A arquitetura da casa é propícia ao deslumbramento e cada uma de suas paredes, galerias, salas, escadas, janelas, sacadas, recantos e vistas convidam ao deleite.

Um hotel para o poeta

Foi no Majestic que morou parte da vida o Poeta Mario Quintana. Seu quarto ainda está lá, como uma relíquia, preservado para nossos olhares curiosos e para nossa admiração. O frugal que partilhou a origem de muitos escritos poéticos é um dos motivos para ficar admirando-o.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário