Iberê Camargo: a magia que existe nas coisas da vida...


Iberê Camargo e o impacto de sua obra em nosso olhar: 07/05/2022

Cristina Maria Rosa

Artista de rigor e sensibilidade únicos, Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Autor de uma obra que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nasceu em Restinga Seca em novembro de 1914 e, em 1927, iniciou seu aprendizado em pintura na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria. Ao longo de sua vida, exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual, mas, ao longo de toda a sua produção, nunca se filiou a correntes ou movimentos. Em Porto Alegre a partir de 1982, produziu duas de suas séries mais conhecidas: os Ciclistas e as Idiotas. Iberê Camargo faleceu em agosto de 1994, aos 79 anos.

Maria...

Maria Coussirat – estudante do Instituto de Belas Artes – conheceu e se casou com Iberê em 1939. Em 1942, ano de sua primeira exposição, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveram por 40 anos. A Fundação Iberê recebeu de suas mão e em doção, parte considerável das obras de Iberê. Cuidar, catalogar, preservar e reunir foram hábitos que Maria cultivou por todo o tempo de sua vida com Iberê. Após a morte do artista, Maria providenciou que sua memória estivesse em uma instituição, a Fundação Iberê Camargo.

Em um dos catálogos que há na Fundação Iberê Camargo, uma frase do artista chamou minha atenção. Ele disse e escreveram:


"Importante é encontrar a magia que existe nas coisas, na vida. Do contrário, seria apenas um testemunho visual de um fenômeno ao alcance de qualquer um".

A fundação Iberê Camargo

Entidade cultural que tem como objetivos a preservação, o estudo e a divulgação da obra do pintor gaúcho Iberê Camargo (1914-1994), a FIC foi criada em 1995.

Estimulando a reflexão sobre arte, cultura e educação por meio de programas transdisciplinares e do fomento à própria produção artística, na Fundação os termos preservar, investigar e divulgar são palavras-chave.

Com o objetivo de expandir sua atuação nas artes de forma a desenvolver uma programação mais diversificada, abrangente e democrática, a partir de um conjunto de programas públicos que busca dialogar com os variados campos do conhecimento, da filosofia à antropologia, da psicanálise à ciência política, entre tantas outras disciplinas, a partir de 2017 a Fundação passou por um intenso processo de reposicionamento institucional.

Exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas, entre outras atividades, que versam sobre a obra de Iberê Camargo e sobre temas ligados à arte moderna e contemporânea, articulando, além das artes visuais, as demais manifestações artísticas – como o cinema, a música, a arquitetura, o teatro e a literatura – e os mais diversos campos do conhecimento são, desde então, sua prioridade.

Arquitetura

A sede da Fundação Iberê Camargo foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza. Criado para abrigar o acervo e todas as demais atividades, a edificação possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário