Entrevistas informais: um podcast do PET Educação

 2022: Projetos de Pesquisa PET

Em 2022, o grupo formado por 12 estudantes da Licenciatura em Pedagogia que estão no PET Educação como bolsistas, irão desenvolver projetos de pesquisas, ensino e/ou extensão a serem compartilhadas na SIIEPE – Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Orientados pela Tutora, Drª Cristina Maria Rosa, os temas foram definidos durante o mês de março e agora, em abril, ocorreu a escrita das propostas em forma de resumo (em torno de dez linhas com apresentação do tema, objetivos e metodologia). Acompanhe as produções e confira cada uma delas na SIIEPE 2022!



ENTREVISTAS INFORMAIS:
UM PODCAST DO PET EDUCAÇÃO

Luiz Ariel

Orientação: Drª Cristina Maria Rosa

 

No trabalho de extensão proponho a criação de um Podcast a ser desenvolvido no ano de 2022, pelo grupo PET Educação. O objetivo é propagar os saberes adquiridos e partilhados pelo grupo que tem como orientadora a Drª. Cristina Maria Rosa. No grupo há o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, todos vinculados à formação de professores, pois os estudantes ali inseridos estão matriculados e frequentam a Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pelotas. Referencial: Etimologicamente a palavra podcasting é a junção de iPod (dispositivo de reprodução de áudio da empresa Apple Inc, a sigla POD significa Personal on Demand, algo pessoal e sob demanda em tradução literal), e a palavra broadcast (transmissão, em tradução literal). Em suma, podcast é uma mídia sonora utilizada para disseminar uma mensagem a determinado público. Um meio de comunicação que pode ser resumido de forma pouco aprofundada como um “programa de rádio online” distribuído, em sua maioria, de forma gratuita na Web. O que diferencia esta mídia de programas de rádio tradicionais, em termos de comunicação, é sua abordagem mais direta e sua relação com um público mais segmentado. Seja uma conversa informal, um debate esportivo ou uma cobertura jornalística, o podcast tem uma construção linear acerca da mensagem que os realizadores desejam passar. Apesar de, originalmente, o podcast surgir como uma mídia distribuída apenas em áudio, nos últimos anos houve uma ascensão do formato com vídeo e transmitido ao vivo na internet. Isso oportunizou que ele se tornasse um dos meios de comunicação que mais cresce no Brasil e no mundo. Indispensável nas agendas de atletas, artistas, comunicadores e até mesmo políticos, os podcasts, videocasts ou mesacasts são cada vez mais presentes e, em milhares de lares brasileiros, pautam opiniões, através de seus debates e conteúdos.  Metodologicamente, o trabalho busca desenvolver um produto audiovisual em formato de entrevista com uma linguagem dinâmica e acessível. Os temas seriam, prioritariamente, a Pedagogia e a Educação. Transmitido ao vivo, o público poderá interagir com o programa através de perguntas, sugestões de pautas, temas e convidados. Outra escolha é a distribuição de “cortes de vídeo”, ou seja, vídeos mais curtos extraídos das entrevistas mais longas, sobre temas específicos que ocorrem ao longo da conversa. O foco é, a partir de uma “conversa informal”, introduzir conceitos teóricos para quem ainda não é familiarizado com temas acadêmicos, buscando ampliar om público. Entre os resultados esperados está a descrição da estrutura do programa: baseada em entrevistas informais, abordará as produções do PET Educação, trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas, eventos realizados, viagens e encontros com outros grupos PET na UFPel. A apresentação será rotativa entre os membros do PET e os entrevistados serão personalidades que de alguma forma contribuíram com o grupo, a história e as realizações do grupo PET Educação.


Comente com o Facebook:

Um comentário: