Autoavaliação: um passo na Tutoria PET

Uma declaração de comprometimento...

Cristina Maria Rosa

Em 2019, como Tutora do Grupo PET Pedagogia, defendi minha permanência a frente do grupo em um processo público. Neste momento, um dos documentos necessários à seleção era uma auto avaliação.

Inicialmente, critérios como comprometimento com a proposta do PET,  assiduidade, cumprimento da carga horária semanal e das atividades planejadas, relacionamento com os integrantes do grupo, domínio sobre aspectos relacionados à aprendizagem, a minha área de atuação profissional e sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão foram considerados.

Logo depois, a participação individual no PET e no conjunto dos Grupos PET também foi considerada como importante nesta avaliação. 

Por fim, escrevi uma pequena declaração com o intuito de avaliar-me.

Quer conhecer o conteúdo dela?

Leia, a seguir:

 



Declaração

"Considero que tenho grande e declarado comprometimento com a proposta do PET, o que se expressa no compromisso em proporcionar aos alunos, prioritariamente, atividades de atuação no futuro campo profissional como conhecimento da escola, de sua gestão, das políticas públicas que a ela são concernentes além de possibilidades de inovação pedagógica. Minha dedicação extrapola 8 horas de trabalho semanal, sou assídua e tenho prazer em comparecer às atividades previamente definidas. O cumprimento das atividades planejadas é uma meta que costumo integralizar em julho de cada um dos anos, deixando para o segundo semestre tempo para novidades e novas proposições além de participar com todos os estudantes na SIIEPE UFPel. Um exemplo é a pesquisa “Emancipar meninas? A leitura literária para adolescentes”, planejada para ser concluída em fins de 2019 e que já está concluída, tendo resultado em um programa de extensão destinado às meninas que frequentam o 8º e o 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio. Outro exemplo, a pesquisa “Livros imperdíveis”, realizada no prazo e com resultados já publicados no blog do grupo. O meu relacionamento com os integrantes do grupo é pautado pela cortesia e investimento na capacidade de trabalho em equipe, o que traz excelentes resultados a todos. Quanto aos aspectos relacionados à aprendizagem, busco utilizar linguagem clara na formulação das atividades e desenvolver habilidade em esclarecer as dúvidas. No que diz respeito à atualidade dos saberes referentes a minha área de atuação acadêmica – a leitura literária – ocupo-me em estar atenta a formulações, pesquisas, eventos além de utilizar e indicar apoio didático como livros, revistas, sites, artigos para ampliar os saberes de meus tutoriados. A clareza dos conceitos de ensino, pesquisa e extensão no contexto da graduação e do PET advém dos anos de experiência profissional na área e nos resultados alcançados na orientação de aproximadamente 56 estudantes orientados desde que colaboro com o PET Educação. Meu interesse em ser identificado como tutor no meio universitário integra parte importante de meu currículo profissional e, com essa oportunidade, adquiri novos conhecimentos e formas de relacionamento com os demais tutores e, especialmente, nas reuniões do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação".


Pelotas/UFPel, em 25/06/2019

Cristina Maria Rosa

 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário