Meninas e a literatura de empoderamento


Uma lista de livros e o empoderamento de meninas

Cristina Maria Rosa

Coordenado pela Tutora Cristina Maria Rosa e tendo como colaboradoras a estudante bolsista PET Educação Jéssica Riberio e a professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Ellem de Borba, o projeto de pesquisa desenvolvido em 2019/2020 resultou na composição de uma lista de livros adequados para projetos de empoderamento feminino destinado a meninas na escola.

O foco é a realização, após a pesquisa, de leituras mediadas de obras para crianças entre quatro e 14 anos e que podem vir a ser disponibilizados a outros professores.

Pesquisa

A pesquisa surgiu com a necessidade de discussão sobre a temática do feminismo, além de possibilitar um apoio pedagógico aos estudantes e professores para que tenham consigo e/ou na escola, um acervo literário que aborde essa temática. Após tocas, argumentos, considerações e disputas, a orientação criteriosa de livros adequados a crianças entre quatro e quatorze anos foi preponderante para as sugestões. Assim, em um acervo inicial de 100 obras, onze títulos foram destacados como importantes e possíveis de subsidiar o trabalho docente. 

A lista...

É interessante ler com, ou seja, um adulto (professora ou familiar) fazer a leitura e depois, ler para a criança, uma vez que as questões que cada um deles sugere, aborda ou tangencia necessitam do olhar cuidadoso dos adultos envolvidos  em processos de formação da infância.

A seguir, os títulos e seus autores, organizados em ordem crescente de indicação para as idades dos quatro (o primeiro) aos 14 anos (o último):

 1) Maria vai com as outras, de Sylvia Orthof;

2) O cabelo de Lelê, de Valéria Belém;

3) Orie, de Lúcia Hiratsuka;

4) Teresinha e Gabriela, de Ruth Rocha;

5) Suriléa-mãe-monstrinha, de Lia Zats;

6) Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault;

7) Flora, de Bartolomeu Campos de Queirós;

8) Marieta Julieta Raimunda da Selva Amazônica da Silva e Sousa, de Mariana Massarani;

9) 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer, de Débora Thomé;

10) Pele de Asno, de Charles Perrault;

11) Eu Sou Malala, de Malala Yousafzai.

Futuro...

Em 2021, a pesquisa ganhará adendos (mais títulos) e terá, possivelmente, uma faceta no campo do ensino, sendo ofertado a professores um curso de capacitação para a mediação (leiutura e diálogo) sobre as obras nas escolas.

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