Literatura: elemento desencadeador de relações mais plurais na escola?


A robótica enquanto ferramenta interdisciplinar de ensino:

um projeto de Alisson Castto Batista

Cristina Maria Rosa


A atividade de pesquisa proposta em 2019 – conhecer se a literatura poderia ser um elemento desencadeador de relações mais plurais na escola – foi redimensionada, em função da pandemia, em 2020.

Assim, pensamos e colocamos em prática uma enquete com profissionais que desenvolveram seu trabalho de modo remoto e em plataformas virtuais. Para tal, três professores foram entrevistados e um grupo maior (aproximadamente 60 professores) foi convidado a responder sobre suas novas rotinas de trabalho. Entre os resultados, matérias publicadas no BLOG do Grupo PET Educação e replicadas na página institucional da UFPel. Elas podem ser conhecidas aqui:

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/30/pet-educacao-entrevista-docentes-em-trabalho-remoto/

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/15/pet-educacao-investiga-trabalho-remoto-de-professores/

 

O que mais o PET Educação realizou sobre o tema?

Alisson Batista, responsável pela proposição de pesquisa destinou parte de seu tempo como bolsista para capacitar-se no uso de ferramentas tecnológicas que tornaram possível a existência de dois programas de áudio: o Primeiras Páginas (https://soundcloud.com/primeiraspaginas/primeiras-paginas-o-que-e-isso) e o Programa Minutos Literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios/minutos-literarios-o-que-e-isso).


Resultados...

Para revelar seus resultados, o estudante analisou o impacto da proposição ao inscrever e submeter um trabalho na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, a 6ª SIIEPE/UFPel. Nele, considerou que:


“[...] a leitura literária é uma das principais atividades que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos pelo PET Educação, presencialmente em escolas, bibliotecas, museus e outros ambientes culturais. Diante da novidade, escreveu: [...] ao entrar em contato com a leitura literária através da audição, a criança não apenas se experimenta na interlocução com o discurso escrito organizado, como vai compreendendo as modulações de voz que se anunciam num texto escrito. Ela aprende a voz escrita, aprende a sintaxe escrita, aprende as palavras escritas”.

 

Neste sentido, entendemos que, através deste projeto, estamos conseguindo proporcionar práticas de leitura literária de alta qualidade e para um grande número de pessoas. Até o momento, consideramos o projeto um sucesso.

Mais...

O trabalho pode ser conhecido, na íntegra, em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2020/12/Tema-4.pdf


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