Leonardo Capra: um petiano nota 10!


Perfil: Leonardo Capra

Cristina Maria Rosa

O PET Educação está inaugurando através desse título, a escrita de Perfis. E, para início, o escolhido não poderia ser mais adequado: Licenciado em Pedagogia e professor na rede pública municipal de Pelotas, RS, o ex-integrante do Grupo PET Educação da FaE/UFPel, Leonardo Capra, é o primeiro a ser “biografado”. Convidado, escreveu sobre onde anda e o que tem feito. Leia:

 

Onde ando e o que tenho feito...

Leonardo Capra, janeiro de 2021.

Ingressei no programa no dia 18 de dezembro de 2016 e me despedi dos colegas três anos depois, em 31 de agosto de 2019. No decorrer desta trajetória no grupo, privilegiei aprender a Leitura Literária, uma das artes mais potentes e viscerais que a humanidade dispõe. Penso, como diz Graça Paulino, que é a partir dela que se inventam outros mundos, em que nascem seres diversos, com suas ações, pensamentos, emoções.

Como estudante de Pedagogia e bolsista PET Educação, meus trabalhos mais relevantes foram:

1.  Literatura Infantil e Pedagogia: ainda uma opção” apresentado e publicado no V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil na UNESP em Presidente Prudente, SP, em 2017;

2.   A formação do estudante Leitor Literário: ações do Grupo PET Educação 2017-2018, terceiro lugar na categoria banner, no Evento que reuniu todos os Grupos PET  da Região Sul, em 2018;

3.    Mapeamento do perfil dos integrantes PET/UFPEL, realizado através de entrevistas com os 196 alunos bolsistas á época. Desta pesquisa resultou a escrita dePerfil social, cultural, racial e de gênero dos estudantes do Programa de Educação Tutorial na UFPel”, apresentado e publicado nos anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica da UFPel e no ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET, realizado em Campinas-SP.

4.   Ainda em 2018, com o trabalho “Práticas de literatura como ação de transformação social”, apresentado no CEG/SIIEPE/UFPel 2018, recebi “Destaque de Sala”, referendando a potencialidade de transformação social através da Literatura.

Saber fazer...

Apesar de adorar uma boa pesquisa, sempre gostei mais dos trabalhos com a leitura literária e das "gentes" que os recebem. Diverti-me lendo Simões Lopes Neto, nos Espetáculos de Leitura pública do grupo, encantei-me com escolas, crianças e perguntas inesperadas, em Leituras na Escola, que desenvolvemos ao longo de meus anos no grupo PET.

Participar de saraus literários, ministrar cursos para professoras e bibliotecárias em Pelotas ou em Canguçu, pequena cidade do sul gaúcho e realizar leituras nos mais diferentes espaços (escolas, mercado público, museus, corredores e salas de aula da FaE/UFPel, na tradicional Fenadoce, na Praça Coronel Pedro Osório), oportunizou-me muitas aprendizagens.

Fiz amigos, li e me apaixonei pelo trabalho proposto pela Tutora, Cristina Maria Rosa.

Onde ando e o que tenho feito?

Tornei-me professor da rede municipal de Pelotas ao fim de 2019. Aprovado em concurso disputadíssimo, fui nomeado e, desde 2020, atuo como Pedagogo em um 4º ano do Ensino Fundamental. Para meus alunos da Escola Municipal Francisco Caruccio, localizada no Bairro Três Vendas, periferia urbana de Pelotas, leio Literatura Infantil todos os dias.

Novamente aprendiz...

Recentemente, tornei-me Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPel. O início dessa nova fase de estudos se deu em 28 de agosto de 2020, um ano após a conclusão da Licenciatura.

No Mestrado integro a linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem e sou orientado pela professora Vania Grim Thies. Sob o olhar atento dessa profissional, desenvolvo o Projeto de Pesquisa intitulado “Previsões Meteorológicas e composição musical: artefatos da cultura escrita de um agricultor gaúcho”.

Literatura e as mídias sociais...

Semanalmente crio e publico conteúdos em meu endereço na plataforma digital Instagram. Lá faço indicações literárias todos os domingos, às 13 horas. Em 2020, através de resenhas, leituras, ou IGTVs, 22 obras literárias foram selecionadas e postadas.

Além de indicar obras e destacar suas qualidades e peculiaridades, interajo com crianças e com o público adulto que “segue” o endereço no Insta.

Entre as obras indicadas, destaque para: Com que roupa irei para festa do rei? De Tino Freitas; O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França; O pequeno príncipe, de Antonie de Saint-Exupéry; Roupa de brincar, de Eliandro Rocha; Listas Fabulosas, de Eva Furnari; A vida do Elefante Basílio, de Erico Verissimo; Contos de Fada, de Perrault, Irmãos Grimm, Andersen e outros; Festa do dragão morto, de Santiago Nazarian e A história mais triste do mundo, de Mário Corso.

O conteúdo produzido por mim pode ser acompanhado através do @capradelivros ou acessado por meio de: https://www.instagram.com/capradelivros/.

O que estou lendo?

Além da literatura infantil adentrei, com desejo e intensamente, na leitura de Literatura Clássica. Os cânones da Literatura Brasileira, Literatura Russa e até da Literatura Israelense tem capturado minha atenção.

Finalizando...

Ao responder a esse convite do Grupo PET Educação declaro meu carinho pelo grupo, pelo trabalho exímio desenvolvido por cada um e um agradecimento especial a minha eterna orientadora, professora Cristina Maria Rosa.

Desejo que 2021 seja abundante de títulos, leituras e experiências com a linguagem fantástica da Literatura. Deixo aqui um beijo especial para os leitores do Blog Pet Educação, desejando um ano de saúde, sucesso e leituras de qualidade.

 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário