PET Educação e o processo de eleição à Direção da FaE/UFPel

 


As palavras de Antonio Maurício

 

Na tardinha de 22 de outubro, após manifestarmos publicamente os resultados da consulta pública que indicou os dois professores que ocuparão a Direção da FaE entre 2020 e 2024, o Professor Antônio Mauricio Medeiros Alves, enviou ao PET Educação algumas palavras. Leia:

 

Obrigado Cristina pelo envolvimento do PET Educação no processo de eleição da direção da FaE! Um abraço


Reunidos, na manhã de sexta, nós, do PET Educação, compusemos uma resposta a sua mensagem. Ela está aqui e tu podes ler:

 

Professor Antônio Maurício

Obrigada pelas tuas palavras, já as compartilhei com o grupo.

Para o PET Educação, foi um prazer participar, escrever sobre, dialogar, entrevistar cada uma das candidaturas à Direção da FaE. Entre outras coisas, aprendemos:

1.                 O papel a ser desempenhado por um membro de uma COE, que inclui a responsabilidade em arcar com uma suposta neutralidade, a necessidade de compor um pensamento grupal e responder pela organização de um pleito com características tão envolventes. Ao participar, um de nossos petianos dividiu conosco o formato e as demandas (pensamentos, argumentos e procedimentos) e, assim, o grupo aprendeu muito;

2.                 A forma educada e generosa quando da manifestação de nossas preferências profissionais e políticas, visto que as candidaturas apresentaram perfis bastante contrastantes, nesse aspecto. Como tu sabes, entre os treze integrantes do PET Educação (doze bolsistas e uma tutora), houve partidários das duas candidaturas, o que oportunizou um debate interno rico e repleto de metáforas divertidas. Hoje, tendo votado por proposições diferentes, continuamos um grupo. Talvez, mais forte e mais experiente;

3.                 Aprendemos, também, a necessidade de qualificar nossa presença nas Pedagogias, uma vez que o PET tem como responsabilidade essencial a qualificação da Licenciatura naquilo em que é frágil e detectamos, como fragilidade, o desconhecimento das tarefas de um Diretor e Vice, entre os votantes;

4.                 Nos impactamos com a não presença na eleição de 366 estudantes, o que corresponde a 52,51% do total de votantes. Consideramos grave este acontecimento e supomos que indica a incapacidade que tivemos, nós, da FaE, de emocioná-los e integrá-los em um momento único, raro, de enfrentamento de projetos políticos e profissionais, culturais e ideológicos, pragmáticos e intelectuais;

5.                 Ficamos maravilhados com a rede de apoio que as candidaturas angariaram em outras universidades, escolas e, especialmente entre ex-alunos da FaE que hoje exercem a profissão em diferenciados lugares. Entendemos, com isso, que a formação de professores não se encerra com o recebimento do diploma e que as marcas das salas de aula e corredores da FaE permanecem, por anos, nas vidas pessoais e profissionais.

Hoje, o PET Educação conhece mais parte da democracia, embora ainda não esteja satisfeito, pois parcela muito grande dos futuros professores que estarão nas redes não se manifestaram. Será que não mais importa quem governa? Será que tanto faz quem coordena? Onde estão os 366 estudantes? Por que ficaram à margem? O PET Educação sabe que não és tu, Antonio Maurício, que poderá responder a todas essas questões. Mas se sente no dever de fazer as perguntas.

Um abraço afetuoso

PET Educação.

 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário