Educação pública: 10 princípios...

 

Princípios em defesa da educação pública

Cristina Maria Rosa

 No dia de hoje, o PET Educação recebeu uma mensagem da Professora Nalú Farenzena. Nela, Nalú – que já trabalhou na FaE/UFPel e hoje atua na UFRGS – nos enviou o documento 10 Princípios em defesa da Educação Pública na eleições Municipais. 

Assinado pela Rede Comunica Ação, que representa quatorze sociedades científicas brasileiras, o documento em defesa da educação pública nas eleições 2020, o Documento, segundo Nalú, contém uma das demandas da FINEDUCA, a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, que, entre seus objetivos, intenciona "contribuir para que os poderes públicos garantam a realização do direito À educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social".

O PET Educação apresenta aqui o link para ler, na íntegra, o documento, que contém 30 páginas e foi criado coletivamente pelos integrantes da Rede Comunica Educação. A revisão foi feita pelo João Marinho e o Projeto Gráfico pela Galegas Mídia. Na apresentação, as seguintes palavras:

 

O documento 10 princípios em defesa da educação pública nas eleições 2020 é uma ação da Rede Comunica Educação, composta 14 sociedades científicas e entidades acadêmicas e de classe da área da educação. Resultante de um trabalho coletivo e da diversidade das componentes da Rede, o documento pautado no princípio constitucional de “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber” (CF 1988 - artigo 206) retoma as metas do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) para discutir temas que têm vinculação direta com a atuação dos municípios. Nessa perspectiva, propomos que os 10 princípios possam ocupar a agenda do debate de candidatos a prefeituras e câmaras municipais, uma vez que Financiamento/Fundeb, Gestão Democrática, Formação e valorização dos profissionais de educação, Autonomia curricular, Diversidade, Educação inclusiva, Educação de crianças de zero a seis anos de idade, Compromisso com a alfabetização, Ciência e tecnologia como cultura e Garantia da qualidade social devem receber especial dos governos locais, preocupados em assegurar a educação pública de qualidade como direito de todos(as), bem como, o desenvolvimento da ciência e da pesquisa. Rede Comunica Educação.

 


Crianças pequenas...

Uma das metas expressas no documento é Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

 Bônus:

Leia mais e, se quiser, todo o importante documento em: http://pensaraeducacao.com.br/wp-content/uploads/2020/10/10principios.pdf

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário