Seminário Livros Lidos: PET Educação estuda!

Seminário Livros Lidos
Estefânia Konrad
Cristina Maria Rosa

Com a suspensão de aulas decretada pela administração central da Universidade no dia 13 de março de 2020, o grupo PET Educação redimensionou suas atividades a serem desenvolvidas em 2020. Pensadas para interações reais, não virtuais, os primeiros dias foram repletos de recombinações, ideias e experimentos.
Hoje, após meses de trabalho, consideramos que obtivemos sucesso em parte considerável de nossas proposições. Ao estudarmos modos de estarmos juntos mesmo remotamente, concentramos nossas ações em publicizar conteúdo de qualidade, uma vez que a Universidade é financiada por todos. Assim, estamos oportunizando a nós mesmos e ao nosso público, uma educação de qualidade.
Seminário Livros lidos
O que é isso? Leitura, organização e apresentações de um livro lido como fonte teórica e/ou metodológica para as pesquisas realizadas individualmente pelos 12 bolsistas e a tutora do grupo.
A organização ficou a cargo de cada um que pôde escolher o melhor formato e plataforma para as interações.
Foco: Compartilhar, de forma oral, visual e audível, com detalhes, estudos realizados no último semestre de 2019 e durante o recesso da Universidade e as férias docentes e discentes.
Desafio: Organizar um seminário sem a coordenação da tutora do grupo e, ainda, recepcionar os novos acadêmicos. Todos os integrantes do grupo, então, escolheram, leram e prepararam uma apresentação sobre um livro ou artigo científico considerado importante para as suas pesquisas individuais ou para a formação docente.
E março chegou...
Com a suspensão das atividades acadêmicas, o seminário livros lidos foi redimensionado para acontecer de modo on-line. Inicialmente voltado apenas aos bolsistas PET Educação, estamos viabilizando a forma mais inclusiva de desenvolver e divulgar nossos trabalhos e, logo que decidirmos, intencionamos ampliar o seminário para os estudantes da Licenciatura em Pedagogia.
Ineditismo...
No dia 2 de junho de 2020, nós do PET Educação, demos início ao “Seminário Livros Lidos”. Foi a primeira vez que investimos tanto tempo e emoções em ciar resultados aos colegas. E...
Foi incrível.
Realizado via aplicativo de mensagens, posteriormente os resultados foram compartilhados nas redes sociais pessoais dos(as) bolsistas.
Livros apresentados em junho/2020:
02/06 Alessandra Steilmann
Obra: THIÉL, Janice Cristine. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural.
09/06 Alisson Castro Batista
Obra: Yuval Noah Harrari, Homo Deus.
18/06 Cinara Postringer
Obra: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 2006.
23/06 Débora Monteiro
Obra: SILVEIRA, Edson Luis e BATISTA, Marcos dos Reis. Ensino de literatura e de leitura literária. Porto Alegre: FI, 2019.
25/06 Estefânia Konrad
Obra: LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997;
30/06 Jéssica Corrêa
Obra: ROSA, Marcella. Guia prático do feminismo: como dialogar com um machista. Belo Horizonte: Letramento, 2016.
07/07 Letícia Oliveira Vilela
Obra: Andrade, Inaldete Pinheiro de. Construindo a autoestima da criança negra. In: Munanga, Kabengele (Org.) Superando o racismo na escola. 3. Ed. Brasília: Ministério Da Educação, Secretaria De Educação Fundamental, 2001 P. 111-118.
14/07 Luzia Martins
Obra: CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. In: CANDAU, Vera Maria (org) Diferenças Culturais e educação: construindo caminhos - Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
16/07 Mariana Paz
Obra: Artigo Competência social, inclusão escolar e Autismo: revisão  crítica da literatura, de Síglia Camargo e Clenice Bosa.
21/07 Paloma Wiegand
Obra: CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças, conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012. 
23/07 Valdoir Simões
Obra: Lock, Bins, Christofoli, Vitória, Moraes e Huerga. EJA: Planejamento, metodologias e avaliação, de Porto Alegre: Mediação, 2009.
28/07 Angélica Karsburg
Obra: Democratizando a leitura: pesquisas e práticas/Socializando práticas de leituras, de Aparecida Paiva; Aracy Martins; Graça Paulino e Zélia Versiani. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.
30/07 Cristina Maria Rosa
Obra: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, de Maria José Silveira. São Paulo: Editora Globo, 2019.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário