Atividades em tempos de trabalho remoto e emergencial

Atividades PET Educação em tempos de trabalho remoto e emergencial

Cristina Maria Rosa

Com a suspensão de aulas decretada pela administração central da Universidade no dia 13 de março de 2020, o grupo PET Educação redimensionou suas atividades a serem desenvolvidas.Pensadas para interações reais, não virtuais, os primeiros dias foram repletos de recombinações, ideias e experimentos.
Hoje, após quatros meses de trabalho, consideramos que obtivemos sucesso em parte considerável de nossas proposições. Ao estudarmos modos de estarmos juntos mesmo remotamente, concentramos nossas ações em publicizar conteúdo de qualidade, uma vez que a Universidade é financiada por todos.
Assim, estamos oportunizando a nós mesmos e ao nosso público, uma educação de qualidade. A seguir, dois dos programas que estão em desenvolvimento desde 16 de marco de 2020.
Programa Diário do Cuidado: papinhos aos 60+
O que é? O grupo PET Educação se caracteriza por ser um grupo disciplinar. É constituído por 12 estudantes da Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFPel tutoriados por uma Pedagoga, a Drª. Cristina Maria Rosa. Reconhecido, na Universidade e fora dela, por trabalhar com a Leitura Literária – um tipo de leitura que difere das demais por priorizar o prazer em conhecer textos, gêneros e autores, prioritariamente os brasileiros – o grupo mantém interações sobre o trema com vários grupos: estudantes, crianças, professoras, bibliotecárias e familiares de estudantes. O grupo PET tem como princípio o estudo e a pesquisa que desemboca em intervenções em escolas públicas e privadas. Além disso, palestras, cursos de formação de curto, médio e longo prazo para professores e também para as bibliotecárias são práticas recorrentes. A atuação como personagens literários, eventualmente, em Feiras do Livro e eventos, mas, também em escolas, é outra das marcas do PET Educação. Em 2020, diante da grave situação em que nos encontramos como Universidade e Sociedade, foi necessário reinventar nossas ações, estudos e pesquisas buscando, ao máximo, a interação com a comunidade que sempre nos foi tão próxima. A seguir, o projeto mais intenso entre tantos que estamos correndo o risco de desenvolver desde o dia 16 de março, quando a UFPel suspendeu as atividades usuais e entrou em outro modo de gestão dos tempos e espaços. O grupo “Diário do cuidado: diálogos aos 60+”, foi organizado para intervir na prevenção de casos de depressão por solidão ou falta de atenção. Instigado a propor algo no campo do cuidado mental, o PET Educação reconheceu que não tem formação específica para tal. Sensível à demanda de um dos idosos que frequenta o grupo, reunimos, por mensagem no WhatsApp, uma rodada de inscrições a quem se sentia apto a dar apoio e a quem desejava participar. Foi assim que surgiu o programa “Diário do Cuidado: diálogos aos 60+”. O foco da atuação do grupo é conversar: sobre o isolamento, as perspectivas, as relações que eles conseguem ter. Depois, estabelecer rotina de contato e, nela, se prontificar a escrever a biografia do interlocutor. Ao enviar, sempre, o retorno do escrito ao idoso, comprometê-lo com sua própria história, memória e permanência no grupo.
O grupo também investe no envio, todos os dias, de um lembrete, uma frase de incentivo, uma imagem de paisagens vistas da janela ou de um animal de estimação e mesmo uma foto antiga em que estão com o idoso. Cabe, também, fazer planos para o futuro. Como funciona? Atualmente em contato com sete idosos, oito integrantes do grupo PET (estudantes e a Tutora) se revezam em conversar, escrever memórias, indicar leituras, serviços públicos e possibilidades para os que solicitaram apoio e estão confinados, sozinhos ou em pequenos grupos familiares. As atividades tiveram início em 04 de maio e, hoje, contam com o apoio da Drª. Zayanna Lindôso, docente no Curso de Terapia Ocupacional da UFPel que, com expertise no tema, orienta o grupo e encaminha para atendimento especializado casos considerados mais delicados ou que demandem atendimento especial. Na TO, há um programa denominado PRO-GERONTO, dedicado a casos que exigem maior atenção. O Programa de Terapia Ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO) é um projeto de extensão destinado a atender idosos da comunidade. Oferece ações de prevenção do declínio cognitivo, promoção do envelhecimento ativo e apoio a pessoas que atuam junto a essa população. Além disso, oferta atendimentos específicos a idosos com depressão, Alzheimer e demais quadros patológicos que podem acometer o idoso. Para fazer parte do programa “Diário do cuidado: diálogos aos 60+”, basta entrar em contato com a tutora do grupo PET Educação e solicitar apoio.
Compartilhar saberes
Outro de nossos programa é o "Dicas Literárias", um grupo de compartilhamento de informações sobre literatura para pais, avós e professores.
O que é? A literatura adequada para as crianças recebeu um cuidado especial quando formamos um grupo de compartilhamento de dicas literárias. Criado para subsidiar mães, avós e professores, nele, há pessoas que se interessam pela literatura e que, em tempos de distanciamento social, carecem de dicas do que ler, como ler, como acessar, como escolher e como criar e/ou sustentar hábitos de leitura diários. Dele participam a tutora, que organizou o grupo, e alguns dos bolsistas do PET Educação. Com o título “Literatura para crianças”, reúne 60 participantes que, ao menos uma vez por semana, recebem áudios, sugestões de leitura e de livros adequados a crianças entre zero e 11 anos. Além de uma lista atualizada por mim ano a ano e partilhada nas redes sociais (De A a Z o que gosto de ler, disponível em: https://1drv.ms/b/s!AnLx_C_tdWpwg2PMUsclt6CzopBu), sugestões do que ler integra minha produção na extensão desde outubro de 2015, através de “dicas literárias” ao Programa Tons e Letras da Rádio, na Rádio FM Cultura de Porto Alegre (107.7). Na suspensão das aulas, criei um grupo integrado por mães, professoras e bilbiotecárias que, tendo crianças em casa, precisaram de apoio e informação para o que e como ler.




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário