Angelina Monica Monteiro dos Santos (2013-2015): depoimento


Sou Angelina Monica Monteiro dos Santos, petiana entre 2013-2015, hoje mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e Tecnologias do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL- Campus Pelotas).
Defendo, no próximo mês de março (08/03/2017), meu projeto de dissertação intitulado Literatura Infantil Menor: afecções de um corpo em (des)leitura na escola, orientado pela Drª. Roselaine Albernaz e coorientado pelo Dr. Alberto d’Avila Coelho. O tema e a investigação nasceram de minha paixão pela leitura literária na escola que foi surgindo com as práticas junto ao PET Educação.
O PET desenvolve trabalhos integrando Pesquisa, Ensino e Extensão que repercutem na formação humana e profissional do petiano, bem como na comunidade acadêmica ao qual está inserido e, estando eu no PET Educação, observava isso, mas não com a importância e profundidade que posso atribuir hoje.
Penso ser o ideal, talvez utópico, que todos os alunos do curso de graduação pudessem ser petianos. Isso no sentido de que o PET nos possibilita um aprendizado prático orientado, junto à comunidade, nos favorecendo um melhor desenvolvimento do trabalho profissional tanto no dia a dia da sala de aula, no caso do PET Educação, quanto na continuação dos processos de aprendizagem na Academia.

Vou dizer em outras palavras: o trabalho discente desenvolvido junto a tutores faz a diferença na formação profissional da pessoa e deveria ser pensado para toda a comunidade acadêmica. Por estas razões afirmo que não posso dizer o que o PET foi para mim. Porque ele não foi, ele é presente em minha vida, muito mesmo.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário