Pedagogia verde em livros para a infância


2022: Projetos de Pesquisa PET

Cristina Maria Rosa

Em 2022, o grupo formado por 12 estudantes da Licenciatura em Pedagogia que estão no PET Educação como bolsistas, irão desenvolver pesquisas a serem compartilhadas na SIIEPE – Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Orientados pela Tutora, Drª Cristina Maria Rosa, os temas foram definidos durante o mês de março e agora, em abril, ocorreu a escrita das propostas em forma de resumo (em torno de dez linhas com apresentação do tema, objetivos e metodologia). Hoje, 25 de abril, damos início à publicação destes resumos aqui no Blog do PET. Acompanhe as produções e confira cada uma delas na SIIEPE 2022!

 

1. O olhar investigativo da Paloma

Ao dar continuidade ao estudo sobre títulos dedicados à infância e que têm como tema chave a educação ambiental, Paloma visa observar se estes títulos podem ser indicados como obras literárias. A seguir, o resumo.

 

Pedagogia verde em livros para a infância: Literatura?

Paloma Wiegand

Orientação: Drª Cristina Maria Rosa

 

Na pesquisa dou continuidade ao estudo sobre títulos dedicados à infância e que têm como tema chave a educação ambiental. A questão é: estes livros podem ser intitulados obras literárias? No ano de 2021 apresentei o tema e selecionei livros que se propunham a apresentar e discutir a necessidade de preservação do meio ambiente. O destino dessas obras era a infância escolarizada. Como acervo, consultei a lista de obras ofertada pela ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), um Clube de Leitura composto por dezessete metas globais, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), e que se encontra disponível na internet. Nesta lista, procurei obras que melhor representassem a temática da preservação ambiental, pois percebo que há necessidade de tratar o tema desde os anos iniciais e, imagino, que a “ferramenta” ideal para tal, seja a leitura literária. O acesso a um acervo adequado passa, necessariamente, pelas mãos dos professores, responsáveis por apresentar o assunto e abordá-lo com as crianças. Assim, a proposta foi conhecer estas obras e compor, a partir da leitura e análise, uma lista confiável. A pergunta, agora, é: esses livros podem ser considerados literatura? Resultados preliminares: em 2021 selecionei vinte e dois títulos e os intitulei “acervo verde”. Em 2022, a primeira ação foi ler todos e, assim, percebi que destes, treze representam uma “lista” ideal, de potencial sensibilizador. São eles: A água e a águia, de Mia Couto e Danuta Wojciechowska, editado pela Companhia das Letrinhas; A alma secreta dos passarinhos, de Paulo Venturelli e Elisabeth Teixeira, editado pela Olho de Vidro; A árvore, de Roberto Carvalho de Magalhães, editado pelo SESI-SP; A casa na árvore, de Tino Freitas e Lúcia Brandão, editado pela Melhoramentos; A mancha, de Guilherme Gontijo e Daniel Kondo editado pela Editora Ltda; A reforma da natureza, de Monteiro Lobato, editado pela José Saraiva; Cadê os bichos? De Cris Eich, editado pela Bamboozinho; Dois pinheiros e o mar e outras crônicas sobre meio ambiente, de Rubem Braga e Dave Santana, editado pela Global; Ecologia até na sopa, de Mariela Kogan, Ileana Lotersztain e Pablo Picyk, editado pela Companhia das Letrinhas; Estranhas criaturas, de Cristóbal León, Luciana Veit e Cristina Sitja Rubio, editado pela WMF Martins Fontes; Greta e os gigantes, de Zoë Tucker e Zoe Persico, editado pela Carochinha. O corte e a chama, de Leo Cunha e Paulo Rea, editado pela Pulo do Gato; Um dia, um rio, de Leo Cunha e André Neves, editado pela Pulo do Gato Ltda. Metodologia: durante o ano de 2022 pretendo observar os livros a partir do prisma da literalidade, ou seja, considerar se as obras que compõem esse pequeno acervo podem ser mais que livros para ensinar a cuidar do meio ambiente. O primeiro passo é uma nova leitura das obras tendo como critério o conceito de obra de arte (ROSA, 2017). Para a pesquisadora, “uma obra literária, para ser considerada como tal, precisa ser, em primeiro lugar, representante da arte. A arte literária”. E o que é arte literária? “É a arte da palavra, materializada pela expressão escrita do pensamento do autor/autora”. Para Graça Paulino, a arte literária é representada pelo contato – pacto – entre o autor e o leitor. Um pacto do qual se usufrui intensamente. Em suas palavras: "A leitura se diz literária quando a ação do leitor constitui predominantemente uma prática cultural de natureza artística, estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa. O gosto da leitura acompanha seu desenvolvimento, sem que outros objetivos sejam vivenciados como mais importantes, embora possam também existir. O pacto entre leitor e texto inclui, necessariamente, a dimensão imaginária, em que se destaca a linguagem como foco de atenção, pois através dela se inventam outros mundos, em que nascem seres diversos, com suas ações, pensamentos, emoções" (PAULINO, 2014). Por fim, descobrir o que é levado em consideração no momento de escolha destes livros para a composição do acervo da ODS, a partir de uma entrevista com a professora Maria Zélia Versiani Machado, uma das responsáveis pela composição da lista de livros.


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2 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa. Com certeza será muito prazerosa e objetiva

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  2. A proposta é muito pertinente, nunca havia parado para refletir sobre, mas lendo este pequeno resumo, sinto a necessidade de saber mais sobre o assunto. Estou ansiosa para ver os resultados desta pesquisa.

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