Uma verdade sobre a mentira...

Pinocchio. Escultura de Alex Nuñes.
Pinocchio.
Uma escultura de Alex Nuñes.


1º de abril, a verdade sobre o Dia da Mentira

Angélica dos Santos Karsburg

 

A data de 1° de abril é popularmente conhecida como o Dia da Mentira e “comemorada” em alguns países ocidentais (o Brasil, inclusive) e em países de língua inglesa, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Nesse dia, é usual “pregar peças”, enganar, inventar barbaridades para as pessoas que nos cercam. Mas...

Tu sabes o motivo dessa data e qual o seu real significado?

Origem da data

Lendo sobre o tema, descobri que não há uma verdade sobre o Dia da Mentira. Segundo historiadores, diversas vertentes explicam o motivo de esta data ter sido escolhida como o Dia da Mentira. Alguns deles indicam que brincadeiras parecidas com as realizadas atualmente eram praticadas por povos na Antiguidade. Outros, ainda, afirma que o Dia da Mentira já existia na Idade Média.

Um poeta...

Existem registros que apontam o Dia da Mentira como uma prática mais antiga do que se acredita atualmente. Uma dessas evidências está em um poema escrito por Eduard de Dene (Século XVI), que sugere práticas parecidas com as do Dia da Mentira.

Alguns levantamentos registram que, na segunda metade do século XVI, na França, as comemorações de ano novo ocorriam tradicionalmente de 25 de março à 1º de abril, pois o início da primavera era percebido como o momento da renovação de um ciclo. Porém, em 1563, o rei francês Carlos IX propôs a mudança do ano novo francês para 1º de janeiro, a qual foi aprovada no Parlamento, ficando conhecida como Édito de Roussillon. Com esse édito, oficializou-se a mudança do ano novo na França para o dia 1º de janeiro.

Entretanto...

Dizem que muitos se recusaram a seguir a nova data e continuaram realizando sua celebração de ano novo no período de 25 de março à 1º de abril. Essas pessoas começaram a ser alvo de brincadeiras na sociedade francesa e passaram a ser chamadas de ‘Poisson d'Avril’, expressão que significa “tolos de abril”. A partir daí, acredita-se que a prática de realizar brincadeiras e zombarias com as pessoas em 1º de abril fortaleceu-se e, posteriormente, espalhou-se pelo mundo, conhecido como o Dia dos Bobos, também. Enquanto a mudança de datas levou um tempo para ser totalmente aceita, a zombaria se espalhou rapidamente.

O Dia da Mentira no Brasil

No Brasil, o costume de brincar com os amigos no Dia da Mentira data do início do Século XIX. A data se popularizou em Minas Gerais, por meio do jornal “A Mentira”. O periódico foi lançado no dia 1º de abril de 1848 e publicava assuntos sensacionalistas e de veracidade duvidosa.

Um exemplo...

Uma matéria publicada no jornal, à época, foi a da morte de Dom Pedro II, Imperador do Brasil.

Siiiiimmmm!

Era uma Fake News!

O jornal foi obrigado a desmentir a publicação dois dias após, pois a notícia poderia trazer sérias consequências ao Império, visto que muitos acreditaram na notícia.

Atualmente, celebramos e vivemos o Dia da Mentira com brincadeiras que envolvem pequenas mentiras, enganos, lorotas, fantasias, trapaças, simulacros, fingimentos, logros, embromações, enrolações.

Às vezes, conseguimos tapear os outros.

Nem sempre.

Mas...

Vale ressaltar que as brincadeiras devem ser leves e divertidas, sem ferir ninguém.

Fontes inspiradoras:

https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/ciencia/1o-de-abril-de-onde-surgiu-o-dia-da-mentira/amp/

https://www.google.com/amp/s/m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/datas-comemorativas/dia-mentira.htm

https://www.google.com/amp/s/www.infoescola.com/curiosidades/dia-da-mentira/amp/

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário