Pedagogia verde: um tema de pesquisa...


Pedagogia Verde

Paloma Wiegand

 

Há livros sobre educação ambiental, apropriados à infância, em acervos de bibliotecas escolares, bibliotecas públicas, editoras e livrarias no Brasil? Esta é uma pesquisa que pretendo desenvolver em 2021. Objetivo saber se os professores que atuam em escolas públicas teriam esse aporte em seus projetos de ter e criar entre seus alunos uma consciência de preservação do planeta. O argumento que utilizo é que ter um grupo de livros infantis que abordem o “tema verde” pode garantir maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a disponibilização de obras literárias “verdes” nas salas de aula da zona urbana minimiza a carência do direito da criança ao contato com o meio ambiente natural.

Justificando o tema...

Tendo em vista a situação ambiental atual – devastação, desmatamento, enchentes, aquecimento global e lixo depositado em nascentes, rios e mares – percebe-se que há uma necessidade de inserir, com urgência, o tema nos saberes a serem compartilhados em sala de aula de crianças entre zero e 11 anos,  prioritariamente.

Uma das mais instigantes metodologias disponíveis para tal é a leitura literária. Ou seja, através de leitura de literatura acerva do tema, podemos sensibilizar crianças bem pequenas a conhecer, preservar e amar o planeta. A isso podemos nomear “pedagogia verde”.

O acesso ao acervo literário voltado ao tema é de responsabilidade do professor que pode e deve apresentar o assunto às crianças. Isso se denomina alfabetização literária (ROSA, 2015).

Diante desse grupo de obras e de sua leitura em sala de aula, as crianças podem vislumbrar um campo mais amplo de saberes e emoções e acessar um mundo mais dinâmico. Na palma de suas mãos...

Foco

Na pesquisa tenho como meta conhecer se há, quantos são e onde estão os livros verdes. Pretendo revelar seus títulos, indicar seus autores e ilustradores e quais as  editora que publicam livros infantis cujo tema central é o ambiente. Busco saber quantos são, onde circulam e se o tema é recorrente. Objetivo poder dizer se a educação ambiental integra o intertesse de autores e editoras brasileiras no século XXI.

Metodologia

Para realizar tal tarefa, escolhi como “banco de dados” os segu9intes:

1.      Duas editoras brasileiras (Pequena Zahar e Companhia das letrinhas);

2.      Premiados da FNLIJ;

3.     Uma biblioteca de escola pública.

Como ferramenta de pesquisa, a internet.

O tema será abordado por mim na SIIEPE UFPel 2021. Lá, os resultados...

 

 

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