Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher


25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher

Professora Aline Accorssi

Líder do Grupo Mariposas: minorias sociais, resistências e práticas de transformação

Vice diretora da Faculdade de Educação

Universidade Federal de Pelotas

 

 

"Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte".

Minerva Mirabal

 

 

Ainda que a violência contra as mulheres seja uma bandeira de luta permanente e cotidiana, o dia 25 de novembro tem sido uma data importante para refletirmos sobre as diferentes violências que as mulheres vivenciam ao redor de todo o mundo. Mas você sabe a história desta data?

Em 25 de novembro em 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Tereza Mirabal, foram assassinadas pela polícia a mando do ditador Rafael Leônidas Trujillo da República Dominicana. Las Mariposas, nome que utilizavam para se identificar nas atividades políticas, combatiam fortemente aquela ditadura. Foram presas, estupradas e torturadas inúmeras vezes e pagaram o preço dessa luta com a própria vida. Seus corpos foram localizados em um precipício estrangulados e espancados para que, quando fossem encontrados, a morte parecesse com um acidente de carro. Esse acontecimento repercutiu no país, causando grande comoção. Somou-se a isso um aumento dos crimes, torturas e desaparecimento daqueles que se opunham ao regime. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado. As irmãs Mirabal, Las Mariposas, viraram um símbolo de participação política, de luta e de resistência em seu país, mas também fora dele. Assim, em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas reconheceu o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, lembrando a história das Mariposas.  

 

Lembre:

- Situações de violência contra a mulher não se restringem a grupos específicos, cultura, raça/etnia, religião, idade, classe ou escolaridade. Contudo, são vivenciadas de distintas formas, conforme, especialmente, o grau de desigualdade no acesso a recursos, serviços ou redes de apoio.

 

- Existem diferentes tipos de violência (muitas delas nem são percebidas como violência): física, psicológica, sexual, patrimonial e moral e todas precisam ser combatidas. Veja algumas informações do Instituto da Maria da Penha (https://www.institutomariadapenha.org.br/lei-11340/tipos-de-violencia.html).

            Física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

            Psicológica: qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

Sexual: qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

Patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

 

Se você está passando por alguma situação de violência, procure ajuda. Ligue 180, procure o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (3279-4240 e 3279-4713) ou a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (3310-8181). Veja mais informações: http://www.pelotas.com.br/noticia/prefeitura-lanca-campanha-para-coibir-a-violencia-contra-a-mulher

 

 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário