Criatividade, uma capacidade inerente do ser humano.

Por: Estefânia Konrad

No dicionário, a palavra criatividade está descrita como a qualidade ou característica de quem ou do que é criativo e também, inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, sejam no campo artístico, no científico, esportivo entre outros.

Dada à importância desta capacidade inerente do ser humano, é que se instaurou uma data para comemorar e incentivar pessoas criativas. No Brasil a data começou a ser comemorada no ano de 2014 a partir de uma iniciativa do psicólogo Lucas Foster, sendo ele o porta-voz do Comitê Organizador do Dia Mundial da Criatividade no país. Por dois anos, a criatividade foi celebrada seguindo o mesmo calendário comemorativo de Portugal, que festeja esta qualidade (ou característica) no dia 17 de novembro.

Percebendo a relevância de comemorar este talento de inventar e inovar, é que a Organização das Nações Unidas estabeleceu um dia mundial de celebração, sendo este o dia 21 de abril. Portanto, nessa data, celebra-se a capacidade de fazer perguntas e procurar as melhores respostas para elas, usando para isso a imaginação.

Segundo a ONU, a iniciativa de celebrar a importância da criatividade surgiu no início do século 21, quando líderes em diversos países criaram suas datas específicas para incentivar e fomentar o comportamento criativo e inovador como estratégia para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Como saber se sou criativx?

Uma pessoa criativa é uma pessoa pioneira, que tenta fazer coisas que nunca foram feitas antes. É, também, capaz de sair da sua zona de conforto, observar o mundo ao seu redor, absorver as informações e generosamente projetar suas ideias e feitos para outras pessoas.

Portanto, comprometa-se a ser criativo no trabalho, na escola ou em casa. Faça as coisas de modo diferente. Aponte as suas ideias, faça um vídeo, componha uma música ou escreva um texto para partilhar com os amigos, pratique.  A prática de qualquer atividade eleva sua qualidade.

Sobre criatividade: Para pedagogas e pedagogos

O “dia da criatividade”, para profissionais da educação, principalmente das crianças, crianças pequenas e crianças bem pequenas é todos os dias!

Estudos apontam que o processo de criatividade tenha o começo na infância, quando as crianças possuem suas iniciativas incentivadas e devidamente elogiadas, sempre que estas ações são valorizadas, tendemos a criar cada vez mais.

A criatividade faz o mundo avançar, o pensamento criativo do ser humano foi o motor que capacitou grandes invenções e descobertas. E nós somos os profissionais que teremos o primeiro contato com a formação educacional de seres humanos, sejamos criativos e incentivadores, para plantarmos a semente da potencia que essa capacidade intui e assim vivermos em um mundo muito mais criativo.

Referências:

CALENDARR. Dia da Criatividade. Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-criatividade/ Acesso em: 12 nov. 2020.

CAMPOS, Jorge. ONU coloca Dia Mundial da Criatividade em seu calendário oficial. Moov, 21 abr. 2018. Disponível em: http://www.agenciamoov.com.br/Blog/ONU-coloca-Dia-Mundial-da-Criatividade-em-seu-calendario-oficial/76 Acesso em: 12 nov. 2020.

PIRES, Rafael. Dia da criatividade: veja o que comemorar no dia 17 de novembro. Rockcontent, 16 mar. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/dia-da-criatividade/ Acesso em: 12 nov. 2020.

UNICESUMAR. No dia 17 de novembro é celebrado o Dia da Criatividade. 20 nov. 2017. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/blog/dia-da-criatividade/ Acesso em: 12 nov. 2020.

WEB, Colégio. Dia da Criatividade – 17 de novembro. 23 nov. 2016. Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/novembro/dia-da-criatividade-17-de-novembro.html Acesso em: 12 nov. 2020.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário