Livros na quarentena...


Tu estás lendo?


Cristina Maria Rosa
Estefânia Konrad
Angélica Karsburg
Leticia Vilela
Mariana Paz
Paloma Wiegan

Nesse tempo de afastamento de atividades de trabalho e estudo, tu estás lendo? Podemos saber? Foi desse modo que, no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, o PET Educação desencadeou uma pesquisa interativa através de diferentes mídias sociais. O foco foi conhecer o que as pessoas estavam lendo na quarentena.
Para selecionar o grupo de pessoas a serem consideradas, demos prioridade a nossos contatos. Assim, declaramos que temos ciência de que, neste caso, a pesquisa se converte em algo bem especial, quase uma confidência de familiares, amigos e colegas a respeito de seus hábitos em tempos de distanciamento social. Como raros são os “inimigos” para quem enviamos um “whats”, podemos afirmar que o grau de sinceridade das respostas é alto, oportunizando verossimilhança.
Além do público prioritário do PET Educação, os estudantes da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel, investimos em outros grupos: alguns professores, todos os tutores de grupos PET e um grupo considerável de estudantes de outros cursos na UFPel. E, também, enviamos a questão para pessoas que integram nossas redes de amigos e profissionais que vivem ou atuam em outros municípios ou estados e até em outros países. O texto que criamos e que foi enviado a todos foi:

Olá. Hoje é o Dia Mundial do livro. Para comemorar, o PET Educação quer saber o que estás lendo na quarentena. Podes nos dizer? Criamos algumas categorias para sugerir respostas como “Livros que nunca li por falta de tempo”, “Livros relacionados ao meu curso superior ou obrigatórios”, “Jornais e revistas”, “Mídias sociais” e “Outros”.

Ao fim da mensagem, solicitamos que o respondente mencionasse o autor/autora do lido. Entre as respostas recebidas, algumas nos chamaram imediatamente a atenção, pois revelam que muitos entenderam que a pesquisa era sobre leitura literária. Leia algumas das mensagens recebidas:

Bom dia, tudo bem por aí? Obrigado pelo convite para participar da pesquisa. Neste momento da quarentena estou lendo o livro Pós-F.: para além do masculino e do feminino, da Fernanda Young, lançado em 2018 pela editora LeYa. A obra, que foi o penúltimo livro publicado em vida, reúne um conjunto de cartas escritas pela apresentadora, atriz, autora, diretora, escritora e roteirista brasileira que faleceu ano passado.

Na quarentena, já li dois livros: O assassinato do Comendador, de Haruki Murakami e O senhor das moscas, de William Golding. Agora estou lendo A marca humana, de Phillip Roth e O processo, de Franz Kafka.

Estou lendo um livro de contos do Saramago. Objeto Quase. A cadeira é um dos contos e versa sobre a cadeira de um ditador que é atacada por um caruncho e começa a ruir.

Estou lendo Contos Completos, de Silvina Ocampo e Rodrigo Brotero Lefèvre e a vanguarda da arquitetura no Brasil, de Miguel Antonio Buzzar.

Estou lendo Quarta Parede, de Ella Santo. Antes disso, li Orgulho e Preconceito, da Jane Austen e Xeque-Mate da Rainha, de Elizabeth Fremantle.

Houve quem mencionasse livros desejados há bastante tempo, como este depoente: Estou lendo "O Nome da Rosa", do Umberto Eco. Estava na minha lista há muuuitos anos...
E pessoas que revelaram estar “relendo coisas guardadas da juventude”, como A maçã no escuro, de Clarice Lispector, Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assim, Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
Alguns dos respondentes se referiram a biografias, livros técnicos ou históricos:

Oi, tudo bem? Tenho me concentrado em obras técnicas ou engajadas. Uma referência: O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento.

Oi, que pergunta legal! Eu estou lendo The restoration of engravings, drawings, books and other Works on paper. O autor é Max Schweidler, um restaurador alemão conhecido pela perfeição das suas intervenções, a ponto de serem difíceis de identificar. O livro é dos anos 1950, mas foi traduzido recentemente pelo The Getty Conservation Institute. Parece literatura técnica, mas é muito mais uma obra histórica da área”.

Estou terminando Estrelas além do tempo, de Margot Lee Shetterly.

Uma breve história do século XX, de Geoffrey Blainey.

As 50 cientistas que mudaram o mundo, de Rachel Ignotofsky.

Eu vou te ensinar a ser rico, de Bem Zruel.

Os engenheiros do caos, de Giuliano da Empoli e O Pêndulo da democracia, de Leonardo Avritzer.
.

Alguns dos respondentes mostraram pluralidade de escolhas, como esta:

Já li Feminilidade radical: fé feminina em um mundo feminista, de Carolyn McCullen. Estou lendo Contra a escola, de Fausto Zamboni e As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain. Isso sem falar nos infantis que são utilizados no trabalho. Essa semana, passei um bom tempinho me deliciando com Gente e Bichos, de Erico Verissimo.

Resultados
A pesquisa, que estamos tendo o maior prazer em realizar, teve o dia 30 de abril como data limite para envio das declarações. Na íntegra, será publicada no BLOG do PET Educação na segunda, dia 11 de maio.


Comente com o Facebook:

Um comentário: