Uma escola leitora: mais um projeto do PET Educação


Literatura na Escola: o PET Educação e a formação literária
Cristina Maria Rosa

FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Deleite é contato prazeroso com o artefato cultural mais importante de nossa cultura escrita: o livro. Deleitar-se é encantar-se, envolver-se abraçar-se com uma obra, advindo dela infindáveis relações de pertença: prazer, mágoa, dor, angustia, solidão, saudade, tristeza, alegria. Deleitar-se não é apenas sentir prazer, alegria. Como salienta Maria Silvia Oberg (2007, p. 23), "a fruição é um ato abrangente, que articula várias dimensões do sujeito: sensorial, afetiva, intuitiva, lógica, imaginativa, cultural, intelectual, entre outras".
Sobre a qualidade dos textos literários para a pequena infância, autores têm defendido que a qualidade consiste na possibilidade da história produzir um efeito humanizador no pequeno leitor, sem que haja a necessidade de uma mensagem moralizante ou pedagógica explícita e nem o apoio de imagens, sem o qual o texto não se sustentaria (BORBA DE MORAIS, 2018).
Para a escolha de obras infantis, Cristina Rosa (2015) indica critérios literários, entre eles, longevidade, expressão inusitada e/ou linguagem metafórica, inesgotabilidade, valor histórico e documental; magia, vínculo com a ancestralidade e fazer pensar. A pesquisadora preconiza que a humanidade – suas emoções fundantes como o medo do abandono e da morte, por exemplo – é matéria primordial da literatura e a obra literária é o melhor caminho para ensinar a gostar de ler, uma vez que esse atributo não é genético, precisa ser ensinado, antropologicamente, a cada novo humano em sociedade.
Possivelmente muitos adultos – pais e professores, preponderantemente – não consigam articular estes saberes quando da escolha de livros a serem apresentados aos seus. E, na maioria das vezes, indicam ser difícil ou impossível dialogar com as meninas e os meninos, na escola e fora dela, sobre temas como abandono, maus tratos e morte, por exemplo.
Para se tornar capaz de formar leitores com obras que reverberem por toda a vida de leitor de cada um que passa pela escola, é necessário formação intelectual. Um exemplo é o projeto “Uma escola Leitora”, que o PET Educação apoiado pelo GELL vem desenvolvendo em 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes.

PROJETO
O Projeto “Uma escola Leitora” surgiu do interesse de ter, na escola, mais intensas e qualificadas práticas de leitura entre os docentes. Assim, a Coordenadora, professora Adriana Costa Silveira convidou o PET Educação a se fazer presentem, mensalmente, para dialogar com as professoras. Assim, uma vez ao mês, após um maravilhoso café da tarde, três integrantes do grupo apresentam às professoras sua formação leitora, ou seja, indicam como se tornaram leitores, o que gostam de ler e quais seus autores, gêneros e títulos prediletos.
Na escola existe biblioteca, livros, sala de leitura, professoras leitoras, crianças que gostam de ler e uma coordenadora que ama ler. E uma diretora que apoia. No entanto, há um pequeno grupo que ainda não descobriu as delícias da leitura literária.
No primeiro encontro, 11 de junho de 2019, entre as 16 e as 18 horas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, fomos Camila, Ieda, Alisson e a Coordenadora, professora Cristina Rosa. A ideia dessa presença é revelar às professoras por que gostamos de ler, como nos formamos leitores e quais os livros que mais admiramos. Assim, estou convidando cada um de vocês a organizarem um pequeno memorial de sua formação como leitor. Pode ser oralmente, por escrito ou utilizando imagens e Power Point.

CRONOGRAMA:
11/06 - Abertura do programa
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alisson Castro Batista e Camila Pierzckalski.
Mediação: Cristina Maria Rosa
21/08 - Café Pedagógico
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Márcia Duarte de Souza e Ieda Maria Kurtz de Azevedo.
Mediação: Cristina Maria Rosa
18/09 - Formação Pedagógica
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alessandra Steilmann, Luzia Helena Brandt Martins e Roselaine Lima
Mediação: Cristina Maria Rosa
29/10- Formação Pedagógica
13/11- Formação Pedagógica
11/12- Formação Pedagógica


UM POEMA

Mapa de anatomia: o Olho
Fonte: Poesia Completa Volume II. Cecília Meireles.

O Olho é uma espécie de globo, é um pequeno planeta com pinturas do lado de fora. Muitas pinturas: azuis, verdes, amarelas.
É um globo brilhante: parece de cristal, é como um aquário com plantas finamente desenhadas: algas, sargaços, miniaturas marinhas, areias, rochas, naufrágios e peixes de ouro.
Mas por dentro há outras pinturas, que não se veem: umas são imagens do mundo, outras são inventadas.
O Olho é um teatro por dentro.
E às vezes, sejam atores, sejam cenas, e às vezes, sejam imagens, sejam ausências, formam, no Olho, lágrimas.

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