PET Educação integra banca de seleção no PET GAPE

Banca de seleção de novos bolsistas: mais um aprendizado no PET Educação
Ieda Maria Kurtz de Azevedo

Na tarde do dia 10 de abril de 2019, entre 14 e 19 horas, o PET Educação integrou a Comissão de Seleção formada para a escolha de um novo bolsista para o PET GAPE – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular. É mais uma das tarefas que os petianos, sob orientação do tutor, podem e devem realizar. O objetivo é sermos imparciais, utilizarmos critérios para a escolha do estudante mais afinado com a proposta do grupo e trabalharmos em equipe.
O PET GAPE
A banca de seleção foi composta pela Tutora do grupo – Professora Drª. Heloisa Helena Duval de Azevedo, uma professora tutora convidada, convidada e quatro bolsistas, entre eles, Ieda Maria Kurtz de Azevedo, do PET Educação.
Após parte do processo já ter sido desencadeado, foi o momento das entrevistas com os candidatos. Logo depois, avaliar a documentação exigida para o processo e selecionar o mais qualificado de acordo com os requisitos elencados no edital de seleção.
    Os candidatos que se apresentaram para entrevista à vaga de bolsista são oriundos de diferentes graduações na UFPel, entre eles, o Curso de Cinema e Audiovisual, a Licenciatura em Artes e em Pedagogia, a Odontologia e a Nutrição.
Procedimentos
O grupo de procedimentos escolhidos e realizados para a seleção de novos estudantes no processo foram:
ü Avaliação de currículo;
ü Leitura e avaliação do memorial e da proposta de trabalho;
ü Análise do histórico escolar;
ü Entrevista oral com cada um dos candidatos.
Ao final do processo, cada participante atribuía uma nota individual e secreta que, adicionada às demais e dividida pelos membros presentes, produziu uma média final classificadora. Selecionado foi o estudante que alcançou, em todo o processo, a maior pontuação geral. 
Avaliando a participação
Muito enriquecedora, através de participação no processo foi possível conhecer outros olhares, tanto dos alunos que se apresentaram quanto dos colegas que, comigo, integraram a banca.
Conhecer outros modos de selecionar e avaliar pessoas também contribui para que eu amplie meu próprio modo de ver a mim mesma e ao outro.
Conhecer expectativas dos estudantes e dos atuais integrantes do grupo acerca do futuro integrante do grupo foi interessante e, avaliar, sempre, pé desafiador.
Agradeço ao PET GAPE a oportunidade.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário