Docência Compartilhada na Pedagogia

Docência Compartilhada na Pedagogia: um dos passos na formação do educador
Na última semana de julho de 2018 ocorreu, com muito êxito, o Seminário de Práticas Educativas: Estágio em Docência.
Coordenado por um grupo de professores orientadores de estágio, desenvolveu-se nas tardes de 23 a 2/07, entre às 14 e às 18 horas.

A dinâmica para a preparação e desenvolvimento do seminário orientou-se pelos seguintes passos:
1. Elaboração de um artigo científico a partir da escolha de um aspecto destacado pelo estudante e seu orientador durante a realização o estágio;
2. Apresentação do artigo elaborado, em PowerPoint e por trinta minutos, ao público presente;
3. Diálogo do público com o estudante apresentador, sobre o trabalho realizado.
Ao fim da cada apresentação, os estudantes presentes puderam ouvir pareceres de professores e colegas sobre seu trabalho, além de responder a perguntas relativas a algum aspecto de seu estágio. 

Estágio: o que é isso?
O estágio em docência integra as disciplinas obrigatórias do currículo e ocorre no 9º semestre da Licenciatura em Pedagogia. É durante seu desenvolvimento que as estudantes colocam em prática seus modos de planejar e desenvolver o ensino da leitura e da escrita, além de outros conhecimentos, na escola e com crianças, prioritariamente.
O estágio é planejado e desenvolvido sob orientação de docentes, considera o público a quem se destina, ocorre sempre em escolas publicas das redes – municipal ou estadual de ensino – e busca qualificar as estudantes para o trabalho com diferentes públicos: bebês, crianças ou jovens e adultos.
Datas e personagens
Foi entre os dias 23 e 27 de julho que as estudantes Gabriela Leal, Maiara Kringel, Priscila Brock, Rafaela Camargo e Tamires Goulart – integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET Educação) participaram do Seminário de Práticas Educativas: Estágio em Docência, como palestrantes. Aberto ao público, o Seminário ocorreu em um dos auditórios da Biblioteca do CCHS, situado na Rua Alberto Rosa, em frente à FaE/UFPel.
Temas:
Os temas, inseridos nos títulos dos trabalhos apresentados pelas estudantes formandas se encontram aqui, listados por ordem alfabética:
1.                  A dificuldade na desconstrução da concepção tradicional de ensino, pela estudante Tamires Goulart;
2.                  A heterogeneidade de níveis da escrita em uma turma de 3° ano: desafios e estratégias, pela estudante Maiara Kringel;
3.                  A influência da indisciplina nas relações educacionais, pela estudante Rafaela Camargo;
4.                  Disciplina e Multirrepetência em um 3º ano do ensino fundamental com uma perspectiva inclusiva, pela estudante Gabriela Leal;

5.                  Práticas Pedagógicas: intervenções desenvolvidas na perspectiva de igualdade de gêneros no 1º ano do ensino fundamental, pela estudante Priscila Brock.

Parabéns do PET
O PET Educação parabeniza suas bolsistas pelo bom desempenho no evento e reitera aos demais estudantes o quanto esses ritos são relevantes passos para a formação do professor. Pensar, planejar, executar, avaliar e disponibilizar saberes garante o caráter publico - de todos, para todos - da Univesidade e promove a ciência.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário