PODER ESCOLAR: 17, 18, 19 e 20 de Julho

         
     Representado com três trabalhos em apresentação oral, o PET Educação esteve inserido na Agenda do Poder Escolar, evento bianual que agrega tudo de bom que é produzido nas escolas em Pelotas e Região. O evento ocorreu entre os dias 17 e 20 de julho de 2017 e nele estiveram as estudantes bolsistas PET Educação Cinara Tonello Postringer e Ieda Maria Kurtz de Azevedo, além da Pedagoga Márcia Duarte, integrante do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel.

Resumos:
1.    Restauro da Biblioteca escolar: incentivando o uso do espaço e promovendo a prática da leitura
Autora: Ieda Kurtz de Azevedo
No trabalho apresento o processo de recuperação do espaço físico destinado à biblioteca da escola E.E.E.F. Fernando Treptow, realizado por um grupo de estudantes bolsistas vinculado ao GELL – Grupo de estudos em Leitura Literária e ao PET-Educação – Programa de educação Tutorial, ambos abrigados na FaE/UFPel. As ações de restauro ocorreram entre abril e novembro de 2016. A direção da escola ao assumir a gestão após uma eleição disputada percebeu a inadequação do espaço anteriormente destinado à biblioteca quanto à luminosidade, ventilação, espaço e temperatura. Amparados em estudos referentes ao tema como o Manual da Biblioteca Escolar produzido pelo MEC em 2008 procedeu-se a transformação do espaço em um ambiente auto-gestionado com disposição e disponibilização do acervo aos alunos. As intervenções deram-se desde a recuperação do piso, massa corrida e pintura nas paredes, recuperação de móveis e utensílios e delimitação de espaços destinados à leitura, pesquisas e trabalhos escolares. O ambiente dispõe também de um mini-auditório anexo e um espaço para literatura infantil com tapete, almofadas ao chão e um jardim painel na parede. A recuperação do espaço tornou o ambiente atrativo os alunos da escola, incentivando o uso do espaço e promovendo a prática da leitura. Tendo relevância na formação das estudantes envolvidas no processo.
2. Roda de Leitura: Tecendo olhares sobre Mia Couto
Autoras: Cinara Tonello Postringer, Juliane da Silveira Garcez e Márcia Duarte de Souza
O relato objetiva apresentar as experiências vivenciadas na atividade Roda de Leitura: Mia Couto tecendo olhares sobre “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, junto ao 2º Ano do Ensino Médio Regular da Escola SESI Eraldo Giacobbe Pelotas. Sendo desenvolvida no Dia da Leitura SESI em parceria com o GELL - GRUPO DE ESTUDOS EM LEITURA LITERÁRIA/FaE/UFPEl. O desenvolvimento da atividade contou com a presença das mediadoras de leitura do GELL: estudante de Pedagogia Cinara Postringer, Pedagoga Márcia Duarte e a titular da classe Professora Juliane da Silveira. Os estudantes, após uma leitura prévia do livro, foram convidados a expor suas opiniões, percepções e entendimentos em um debate sobre algumas de passagens do livro. A Roda de Leitura torna-se fundamental para a escola por visar o protagonismo dos alunos no momento de apropriação, construção e disseminação do conhecimento a partir de estratégias de leitura as quais servirão como estímulo para a atribuição/aquisição de significados e sentidos que o texto oferece. O ato de ler então, não representa apenas a decodificação, já que esta não está imediatamente ligada a uma experiência, fantasia ou necessidade do indivíduo. De acordo com os PCNs (BRASIL, 2001) a decodificação é apenas uma, das várias etapas de desenvolvimento da leitura. A compreensão das ideias percebidas, a interpretação e a avaliação são as outras etapas que segundo Bamberguerd (2003, p.23) "fundem-se no ato da leitura". Desta forma, trabalhar com a diversidade textual, segundo os PCNs (BRASIL, 2001), fazendo com que o indivíduo desenvolva significativamente as etapas de leitura é contribuir para a formação de leitores competentes. Por fim, é possível concluir que esta atividade possibilitou aos alunos a tomada de consciência no que tange a contextualização da obra com fatos históricos, políticos e sociais, além de compreender a utilização de uma linguagem metafórica e rica em neologismos, recursos lingüísticos utilizados pelo autor. Em suas exposições, os estudantes, deixaram evidente a compreensão de que uma obra literária pode ser relacionada com o cotidiano, em um dado momento do debate uma aluna expôs a percepção de que um dos capítulos aborda o conflito na relação entre pais e filhos, situação vivenciada por todos.
2.    Escritores de Além-mar: um experimento na escola em férias.
Autoras: Cinara Postringer e Pedagoga Roberta Bons Tavares.
Resumo: A experiência “Escritores de Além-mar: um experimento na escola em férias” ocorreu na E.E.E.F. Fernando Treptow nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º, 07 e 16 de fevereiro de 2016. Organizado como um curso de formação para mediadores em leitura literária, a questão inicial “Por que Literatura além-mar? A tradição de lermos e ouvirmos os outros” foi respondida com a leitura de O Lagarto”, de José Saramago, acompanhada de considerações acerca da mediação literária (escutar, apreciar, deleitar-se com o texto). Neste mesmo dia, houve a leitura de O conto da ilha desconhecida”, um clássico de Saramago, premiado e reconhecido em todo o mundo. No dia 31/01, a mediadora foi Beatriz Helena da Rosa Pereira que leu parte de “As pequenas Memórias”. Nestes textos escolhidos, Saramago revela peculiaridades de sua infância que emocionaram os presentes. Em 1º de fevereiro, o mediador Guillermo Gómez fragmentos da obra de Varlam  Chalámov (1907-1982), Nikolai Gogol (1809-1852), Nâzým Hikmet (1902-1963). A manhã foi finalizada pelas poesias de Wislawa Chemborska (1923-2012), autora escolhida por Beatriz Pereira para finalizar o módulo de formação. Integrando uma das Micropolíticas da Sala de Leitura Erico Verissimo (GELL/FaE/UFPel), o Curso foi realizado na Biblioteca da escola.
É ofertado anualmente nas férias de verão e tem como objetivo a capacitação literária de adultos. A parceria Universidade-Escola tornou-se evidente em um dos produtos do Curso: o “Dia de Ler”, que ocorreu no dia 07 de fevereiro. Neste, estudantes da Universidade se caracterizaram como personagens dos contos de fadas e leram, na escola, livros de literatura para as crianças do bairro, convidadas pela direção da Fernando Treptow. O “Dia de Ler” ocasionou uma participação no Jornal do Almoço (RBSTV, matéria veiculada em 11/02/2017. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/curso-em-pelotas-ensina-adultos-a-ler-para-criancas/5645304/). Entre os resultados, a presença de quarenta frequentadores das mais variadas áreas de conhecimento, uma tarde de leitura literária para crianças e um Sarau de Contos, ocorrido no dia 16/02 na Vanguarda Livraria com a presença de estudantes da Disciplina TPP I da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel. O experimento foi uma bem sucedida parceria entre a escola pública, seus dirigentes, docentes e estudantes e a Universidade, especialmente a licenciatura em Pedagogia e pretende se firmar como experiência nos próximos anos.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário