7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: PET/Educação presente!

          O Grupo PET/Educação aprovou três trabalhos a serem apresentados no 7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, que ocorrerá em Florianópolis, em 26, 27 e 28 de setembro. Representando o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – os trabalhos estão sendo desenvolvidos em 2016 com o apoio do grupo PET/Educação, que tem na formação do leitor literário, um de seus objetivos primordiais.
               Os trabalhos aprovados que serão apresentados foram:
1.      BIBLIOTECA NA ESCOLA: ESPAÇO E ACERVO 
Autores: Ieda Maria Kurtz de Azevedo
Orientadora: Drª Cristina Maria Rosa
Resumo: No trabalho relatamos e analisamos o impacto, na formação de professores, de um processo de recuperação física do espaço interno de uma biblioteca escolar. Tendo como foco o tratamento ao acervo e seu posterior uso na/pela escola, as ações estão sendo desenvolvidas em 2016, a convite da direção e inseridas no Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola (FaE/UFPel, 2010-2019). O objetivo maior é a disponibilização de um ambiente autogestionado, ou seja, de uso do acervo e espaço sem necessidade de mediadores full time. Apoiados em pesquisas sobre a leitura, o livro e a literatura realizadas por pesquisadores como Meireles (1951), Abramovich (1997), Campelo (2002), Zilberman (2003) e Souza e Feba (2011), consideramos que a leitura de diferenciados gêneros é fundamental na formação de qualquer criança, especialmente quando observamos que parte das famílias não dispõe de repertório, acervos ou práticas que antecipem ou substituam as práticas escolares de acesso e uso do livro. A metodologia empregada na recuperação física do espaço interno da biblioteca contou com: 1) observação e medição do espaço e móveis; 2) recuperação de paredes, móveis e utensílios; 3) elaboração de planta com a disposição dos móveis/utensílios em espaços circunscritos; 4) execução; 5) reavaliação durante o processo. Para o segundo momento do projeto está previsto o tratamento ao acervo e seu posterior uso na/pela escola. Para tal, ações de leitura das obras, organização em gêneros e em espaços e proposição de uma política de uso sem mediador serão desencadeadas. Para os adultos responsáveis pelo espaço e acervo – a direção da escola e seus professores – estão sendo pensadas ações de formação em que temas como o livro, sua história na cultura escrita e sua importância na escola estejam inseridas.
2.     BRINCAR COM PALAVRAS: A POESIA NA SALA DE AULA
Autora: Tamires Machado.
Orientadora: Drª Cristina Maria Rosa
Resumo: No trabalho apresentamos a proposição e parte do desenvolvimento de uma experiência – curso de formação de professores – que tem como tema central a poesia, entendida como meio para despertar sensibilidades que redimensionam a vida. Com duração de 10 semanas e tendo como metodologia uma aula por semana, os textos e atividades são recebidos por e-mail e enviados ao proponente, o poeta Luis Camargo, que os redimensiona e partilha com todos, também via e-mail. Tendo iniciado dia 18 de abril de 2016, entre os temas propostos estão: Encontro com a poesia, aula cujo objetivo abordar conceitos de poesia e de poema; A música das palavras, que intenciona mostrar que o poema é um tipo de texto que valoriza a música das palavras por meio de recursos como ritmo e rima, entre outros; Imagens que os versos sugerem, que aborda o poema como texto que instiga a transformar versos em imagens; O jogo com o significado das palavras, que mostra o poema como tipo de texto que cria jogos com os significados das palavras; Quem fala? Aula que explora o conceito de voz poética ou eu lírico; Alguns tipos de poema, aula na qual quadrinha, haicai, limerique, entre outros serão estudados e Gêneros híbridos, aula na qual cordel, canção e poesia visual serão estudados. Os dois temas finais do curso serão: A poesia infantil no Brasil e Como planejar, realizar, registrar e avaliar uma unidade de leitura sobre poesia. Em parceria com o ilustrador e poeta Luis Camargo, o curso foi proposto pelo GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária e pela Sala de Leitura Erico Verissimo. Integra o Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola que é desenvolvido na Faculdade de Educação (UFPel).
3.     ALFABETIZAÇÃO LITERÁRIA DE BEBÊS: OLHAR, ESCUTAR, FOLHEAR, LER.
Autora: Cristina Maria Rosa
Resumo: No trabalho apresento os primeiros resultados de pesquisa que registra um processo de alfabetização literária de uma bebê. Prestes a completar um ano, Júlia folheia com desenvoltura livros que podem estar em suas mãos ou sobre uma mesa e, diante deles, balbucia enfaticamente, “lendo em voz alta”. Sua iniciação foi no Tablet e, aos dois meses, seu dedinho em riste já se deslocava da esquerda para a direita, para “trocar” de tela. Logo depois, com ações deliberadas e orientadas, a mãe apresentou-lhe a leitura literária. Inicialmente, Júlia tentou usar o mesmo mecanismo: trocar de tela/página com o dedo. Aos cinco meses, sentada, já segurava o livro entre as mãos. Aos seis, em uma interação em espaço não habitual e sentada, indicou ser capaz de manter um livro entre as mãos, sorrindo e sem ajuda. Desejou folheá-lo, o que conseguiu quando no colo de um adulto. Nesse mesmo dia, ouviu a narrativa observando atentamente as imagens além de voltar-se, mais de uma vez, para a leitora, em busca da origem da voz que ouvia. A alfabetização literária (apresentação do impresso, frequência, tipo, formato, manuseio) e o registro dos resultados (fotos, filmagens e diário de campo), integram a metodologia, iniciada com observação atenta e complementada com intervenções planejadas e constantes. O registro produziu uma narrativa conceitual (descrição de atitudes e aquisições mentais, procedimentais e culturais) que está sendo elaborada na medida em que ocorre. A investigação se estenderá de 06/2015 a 05/2018. O objetivo é observar e registrar atitudes espontâneas – os “atos embrionários de leitura” (JUNQUEIRA, 2015) – e habilidades adquiridas – “rudimentos de um comportamento leitor” (ROSA, 2014). Entre as questões que me inquietam: Houve manifestações orais e/ou gestuais quando da apresentação dos primeiros livros? Houve preferência quanto a formatos, títulos, gêneros, autores e/ou enredos de livros? Houve mudança de atitude (pegar, abraçar, por na boca, rasgar, segurar, folhear, ler) com relação ao artefato?
Para mais informações, acesse o Link do seminário: http://www.slij.com.br/


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