Páginas

25 janeiro 2021

Mariana Paz: uma petiana exemplar...

 


Perfil: Mariana Paz

Cristina Maria Rosa

O PET Educação está dando continuidade, através desse título, a escrita de Perfis. A próxima escolhida a revelar sua experiência como discente e integrante do grupo não poderia ser mais adequada: recém formada, Mariana prepara-se para adentrar no mercado de trabalho.

Atuando no Grupo PET Educação da FaE/UFPel, Mariana escreveu:

 

Despedida do PET Educação

Mariana Gonçalves Paz

 

Comecei a fazer parte do grupo PET Educação em janeiro de 2019.  Desde então, as oportunidades de me expandir e destacar como estudante aumentaram.

As ações das quais fiz parte no grupo contribuíram para a construção da minha identidade profissional, principalmente as ações realizadas na SIIEPE – Semana integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, no ano de 2019. Este foi o primeiro ano em que participei do CIC – Congresso de Iniciação Científica. Nele, apresentei o processo e os resultados de uma investigação desenvolvida somente por mim, com orientação da minha tutora. Pode parecer singelo, mas este foi um grande avanço para mim, como estudante. Pesquisar um tema que amo e apresentar esta pesquisa para dezenas de pessoas foi memorável e inigualável.

Reuniões...

Observo que as reuniões semanais do grupo PET Educação, durante todo  tempo em que lá estive, foram muito ricas, repletas de bom humor e companheirismo. Nelas, discutimos temas relevantes e decidimos, por maioria, procedimentos.

Devido à pandemia, no ano de 2020, todos tivemos de nos adaptar, e, como bons profissionais, tentamos. Esta adaptação foi difícil, mas enriquecedora, pois ser professora ou professor é exatamente isso: adaptar-se, fazer o melhor com o que temos em nossas mãos e com o que a situação oferece, transpor barreiras, criar e recriar. 

Concluo por dizer que fazer parte do grupo PET Educação foi muito bom e construtivo. As aprendizagens foram muitas. Gratidão à tutora e aos colegas do grupo pelos anos de incentivo e ampliação profissional.

Encerro minha graduação com muitas aprendizagens, reflexões, leituras e experiências. Um novo capítulo se inicia na minha carreira e na minha vida, e ele será escrito tendo como base todas as vivências que realizei até este momento, onde, cada uma delas, contribuiu para a construção da Mariana que sou hoje.

GRATIDÃO!

24 janeiro 2021

Leonardo Capra: um petiano nota 10!


Perfil: Leonardo Capra

Cristina Maria Rosa

O PET Educação está inaugurando através desse título, a escrita de Perfis. E, para início, o escolhido não poderia ser mais adequado: Licenciado em Pedagogia e professor na rede pública municipal de Pelotas, RS, o ex-integrante do Grupo PET Educação da FaE/UFPel, Leonardo Capra, é o primeiro a ser “biografado”. Convidado, escreveu sobre onde anda e o que tem feito. Leia:

 

Onde ando e o que tenho feito...

Leonardo Capra, janeiro de 2021.

Ingressei no programa no dia 18 de dezembro de 2016 e me despedi dos colegas três anos depois, em 31 de agosto de 2019. No decorrer desta trajetória no grupo, privilegiei aprender a Leitura Literária, uma das artes mais potentes e viscerais que a humanidade dispõe. Penso, como diz Graça Paulino, que é a partir dela que se inventam outros mundos, em que nascem seres diversos, com suas ações, pensamentos, emoções.

Como estudante de Pedagogia e bolsista PET Educação, meus trabalhos mais relevantes foram:

1.  Literatura Infantil e Pedagogia: ainda uma opção” apresentado e publicado no V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil na UNESP em Presidente Prudente, SP, em 2017;

2.   A formação do estudante Leitor Literário: ações do Grupo PET Educação 2017-2018, terceiro lugar na categoria banner, no Evento que reuniu todos os Grupos PET  da Região Sul, em 2018;

3.    Mapeamento do perfil dos integrantes PET/UFPEL, realizado através de entrevistas com os 196 alunos bolsistas á época. Desta pesquisa resultou a escrita dePerfil social, cultural, racial e de gênero dos estudantes do Programa de Educação Tutorial na UFPel”, apresentado e publicado nos anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica da UFPel e no ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET, realizado em Campinas-SP.

4.   Ainda em 2018, com o trabalho “Práticas de literatura como ação de transformação social”, apresentado no CEG/SIIEPE/UFPel 2018, recebi “Destaque de Sala”, referendando a potencialidade de transformação social através da Literatura.

Saber fazer...

Apesar de adorar uma boa pesquisa, sempre gostei mais dos trabalhos com a leitura literária e das "gentes" que os recebem. Diverti-me lendo Simões Lopes Neto, nos Espetáculos de Leitura pública do grupo, encantei-me com escolas, crianças e perguntas inesperadas, em Leituras na Escola, que desenvolvemos ao longo de meus anos no grupo PET.

Participar de saraus literários, ministrar cursos para professoras e bibliotecárias em Pelotas ou em Canguçu, pequena cidade do sul gaúcho e realizar leituras nos mais diferentes espaços (escolas, mercado público, museus, corredores e salas de aula da FaE/UFPel, na tradicional Fenadoce, na Praça Coronel Pedro Osório), oportunizou-me muitas aprendizagens.

Fiz amigos, li e me apaixonei pelo trabalho proposto pela Tutora, Cristina Maria Rosa.

Onde ando e o que tenho feito?

Tornei-me professor da rede municipal de Pelotas ao fim de 2019. Aprovado em concurso disputadíssimo, fui nomeado e, desde 2020, atuo como Pedagogo em um 4º ano do Ensino Fundamental. Para meus alunos da Escola Municipal Francisco Caruccio, localizada no Bairro Três Vendas, periferia urbana de Pelotas, leio Literatura Infantil todos os dias.

Novamente aprendiz...

Recentemente, tornei-me Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPel. O início dessa nova fase de estudos se deu em 28 de agosto de 2020, um ano após a conclusão da Licenciatura.

No Mestrado integro a linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem e sou orientado pela professora Vania Grim Thies. Sob o olhar atento dessa profissional, desenvolvo o Projeto de Pesquisa intitulado “Previsões Meteorológicas e composição musical: artefatos da cultura escrita de um agricultor gaúcho”.

Literatura e as mídias sociais...

Semanalmente crio e publico conteúdos em meu endereço na plataforma digital Instagram. Lá faço indicações literárias todos os domingos, às 13 horas. Em 2020, através de resenhas, leituras, ou IGTVs, 22 obras literárias foram selecionadas e postadas.

Além de indicar obras e destacar suas qualidades e peculiaridades, interajo com crianças e com o público adulto que “segue” o endereço no Insta.

Entre as obras indicadas, destaque para: Com que roupa irei para festa do rei? De Tino Freitas; O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França; O pequeno príncipe, de Antonie de Saint-Exupéry; Roupa de brincar, de Eliandro Rocha; Listas Fabulosas, de Eva Furnari; A vida do Elefante Basílio, de Erico Verissimo; Contos de Fada, de Perrault, Irmãos Grimm, Andersen e outros; Festa do dragão morto, de Santiago Nazarian e A história mais triste do mundo, de Mário Corso.

O conteúdo produzido por mim pode ser acompanhado através do @capradelivros ou acessado por meio de: https://www.instagram.com/capradelivros/.

O que estou lendo?

Além da literatura infantil adentrei, com desejo e intensamente, na leitura de Literatura Clássica. Os cânones da Literatura Brasileira, Literatura Russa e até da Literatura Israelense tem capturado minha atenção.

Finalizando...

Ao responder a esse convite do Grupo PET Educação declaro meu carinho pelo grupo, pelo trabalho exímio desenvolvido por cada um e um agradecimento especial a minha eterna orientadora, professora Cristina Maria Rosa.

Desejo que 2021 seja abundante de títulos, leituras e experiências com a linguagem fantástica da Literatura. Deixo aqui um beijo especial para os leitores do Blog Pet Educação, desejando um ano de saúde, sucesso e leituras de qualidade.

 


08 janeiro 2021

Convocação de estudantes selecionados como bolsistas PET Educação


Convocação de estudantes selecionados como bolsistas PET Educação

Cristina Maria Tosa - Tutora


          O PET Educação vem a público convocar os estudantes Maisa de Souza Ferreira,  Gabriele Igansi e Lorraine Dustenhafet a assumeirem suas vagas conquistas como bolsistas na última seleção PET, realizada em 2019. A ata publicada abaixo indica suas aprovações. Dela apenas foi suprimido as notas individuais, para a ética do processo. Como Tutora do grupo, aguardo a manifestação dos estudantes para que eu possa dar início ao processo de inclusão dos mesmos, como bolsistas em nosso grupo. Parabéns Maisa, Gabriele e Lorraine. Nós, do PET, aguardamos vocês! 



ATA nº. 002/2019

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

– PET EDUCAÇÃO –

 

Aos 29 dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, às oito horas e trinta minutos, reuniu-se a banca de seleção, nas dependências da Universidade Federal de Pelotas – sala 254 da Faculdade de Educação – para instalar o processo seletivo a vagas de bolsista ao Programa de Educação Tutorial – PET Educação. Composta pela Tutora, Professora Drª. Cristina Maria Rosa, a Professora Drª Heloisa Helena Duval de Azevedo (Tutora PET GAPE), os estudantes Alisson Castro Batista, Cinara Tonello Postringer e Leonardo Capra (Bolsistas PET Educação), a banca confirmou as inscrições dos candidatos que ocorreram entre os dias 22 a 28 de agosto de 2019, pelo correio eletrônico indicado no edital selecaobolsista2018@gmail.com. A seguir, recebeu e conferiu a documentação exigida no edital de seleção: Ficha de Inscrição preenchida, Currículo Lattes atualizado, Memorial Descritivo e Histórico Escolar. Às 9 horas teve início a realização da Prova Escrita com a presença dos seguintes estudantes: Arnaldo Duarte, Gabriele Igansi, Letícia Vilela, Lorraine Dustenhafet, Luzia Martins, Maisa de Souza Ferreira e Paloma Wiegand. O prazo estipulado para conclusão da mesma foi de três horas, ou seja, às 12 horas desse mesmo dia. Concluída essa etapa, a banca encerrou os trabalhos e reabriu-os à tarde, às 14 horas e 30 minutos, para a entrevista de todos os candidatos que foram recebidos na sala do PET Educação (257 da FaE/UFPel) e entrevistados pela banca em ordem de chegada. Ao fim de cada uma das entrevistas, os integrantes da banca atribuíram nota a cada um dos candidatos e estas foram inseridas em um envelope que foi lacrado na presença de todos, juntamente com o restante da documentação. A próxima etapa – leitura das provas escritas e dos memoriais, análise do Currículo Lattes e Histórico Escolar e atribuição de notas a cada um dos documentos ocorreu após as entrevistas, tendo se encerrado às 18 horas do mesmo dia. Logo depois, com as notas já inseridas na grade de avaliação, a banca procedeu à composição das médias finais. Resultaram aprovados todos os candidatos inscritos que compareceram a todas as etapas do processo seletivo na seguinte ordem de classificação: 1º lugar: Paloma Wiegand; 2º lugar: Luzia Martins; 3º lugar: Letícia Vilela; 4º lugar: Maisa de Souza Ferreira; 5º lugar: Gabriele Igansi 6º lugar: Lorraine Dustenhafet; 7º lugar: Arnaldo Duarte. Nada mais havendo a tratar, eu, Leonardo Capra, bolsista PET Educação e secretariando a seleção, lavro esta ata que, aprovada, será assinada pelos demais componentes da banca.


06 janeiro 2021

Um grupo de estudos literários em 2020: avaliando...

 


Estudos literários na Pedagogia FaE/UFPel

Cristina Maria Rosa

 

A oferta, de modo online, de um grupo de estudos intitulado Estudos Literários, especialmente para os estudantes matriculados em Literatura Infantil I, que tiveram uma aula presencial em março de 2020, foi mais uma das ações do PET Educaçao no ano que findou recentemente.

Após a proposição via plataforma online e com o aceite dos alunos, o grupo de estudos foi iniciado. De maio até novembro de 2020, foi coordenado pela Tutora, Cristina Maria Rosa e contou com o trabalho de monitoria da estudante Jéssica Corrêa Ribeiro.

Muito bem avaliada pelos integrantes do grupo, a disciplina resultou em um E-book que foi lançado em 07/11/2020, na plataforma: https://meet.google.com/xkw-jyoi-euw. Atualmente, está integralmente disponível para leitura, impressão e compartilhamento em: http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2021/01/cartas-um-pedacinho-de-minha-infancia.html

 Aprendendo...

O aprendizado que nós, Jéssica e eu tivemos com essa experimentação foi muito intenso. As cartas, uma mais comovente que a outra, uniram o grupo que, ao revelar singelos segredos infantis, aprendeu a relevância de ler e escrever com prazer e verdade.

Literatura para Idosos: um aprendizado de relevância

Formação Docente: os 60+ na FaE/UFPel

Cristina Maria Rosa

 

Ação desenvolvida pelo PET Educação considerada de extrema valia para os estudantes da Pedagogia que integram o grupo PET Educação, e, neste momento de trabalho remoto, em especial, é a formação docente para públicos diferenciados como os
idosos. O aprendizado, neste caso, investe-se de relevância por demandar o conhecimento e uso, intenso e qualificado de meios (ferramentas e modos) de intervir na realidade de quem está em casa, isolado ou em grupo. De forma on-line, a intervenção imprescinde de receptividade, aceitação e a capacidade de conexão de cada um dos agentes envolvidos.

Um dos programas pensados para os tempos de afastamento social por efeitos da COVID-19 foi a criação de um Grupo de Literatura para todos os idosos que já frequentaram uma ou mais salas de aula de Literatura na UNAPI, a Universidade Aberta a Pessoas Idosas da UFPel. Tendo iniciado o trabalho com esse grupo em março de 2018, hoje já contabilizamos seis semestres desenvolvidos com um público fiel e leitor.

Reunir e agregar pessoas em torno da ideia de enviar dicas literárias durante o tempo de espera pelo retorno a atividades presenciais foi a primeira atitude. Mas, nosso tempo e compromisso com eles não se restringiu ao envio de sugestões de leitura...


Tempo de convivência...

Desde abril, quando deveríamos nos encontrar para retomar as aulas, decidimos continuar conversando. Para tal, criamos:

1. Um grupo na rede social Watts App;

2. Mensagens literárias, áudios, tarefas, desafios de escrita e de compreensão leitora;

3. Convite para a escrita de um livro de receitas culinárias;

4. Apoio à edição de um livro de poemas de um dos alunos;

5. Programa Diário do Cuidado, especialmente pensado para amenizar sintomas de abandono e depressão entre os idosos, como apoio da Terapia Ocupacional e a Coordenação da UNAPI.

Como divulgamos?

Sobre o tema – o que propusemos e realizamos – foram registradas as seguintes reportagens:

a)     Literatura em tempos remotos, disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/05/literatura-em-tempos-remotos.html

b)     Projeto da UFPel promove atenção e cuidados com idosos por meio da literatura, disponível em: http://www.adufpel.org.br/site/noticias/projeto-da-ufpel-promove-ateno-e-cuidados-com-idosos-por-meio-da-literatura

c)      Diário do Cuidado: mais uma ação do PET Educação, disponível em: https://peteducacao.blogspot.com/2020/05/diario-do-cuidado-mais-um-acao-do-pet.html

d)     PET Educação estuda violência contra idosos, disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/12/pet-educacao-estuda-violencia-contra-idosos/

e)     UNAPI e PET Educação lançam livro de poesias, disponível em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/01/unapi-e-pet-educacao-lancam-livro-de-poesias/

f)        De volta ao caminho da arte, disponível em: https://www2.diariopopular.com.br/cultura-entretenimento/de-volta-ao-caminho-da-arte-151694/

 

Envolvimento: Neste projeto foi preponderante a ação de estudantes da Licenciatura em Pedagogia, especialmente a bolsista PET Educação Cinara Tonello Postringer.

05 janeiro 2021

Bibliotecas escolares: um ambiente imprescindível



Restauro de Bibliotecas escolares: uma ação PET Educação

Cristina Maria Rosa

Projeto destinado a oferecer à escolas da rede pública um restauro e ambientação nos espaços destinados a bibliotecas ou salas de leitura, devido à pandemia, não houve a possibilidade de atuarmos como desejávamos em 2020. As duas escolas nas quais desenvolveríamos nosso projetos de extensão foram fechadas em março e não retornaram à rotina em 2020.

Foi, possível, no entanto, estudar e compreender o impacto de projetos anteriores, de mesmo cunho. Assim, o PET Educação inscreveu, na 6ª SIIEPE/UFPel, dois trabalhos que tem como tema bibliotecas e ambientação de espaço escolar. São eles:

1. A AMBIENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR: UM ESPAÇO PRIORITÁRIO, inscrito e aceito para integrar o grupo de trabalhos em 2020, foi defendido pela Bolsista PET Educação JÉSSICA CORRÊA RIBEIRO e pela estudante JÚLIA IRIGOYEN STUDZINSKI. O vídeo da proposição pode ser visualizado em https://www.youtube.com/watch?v=C5BLoM0_mDE&list=PLBuKCsH0kief1JPAt8Q8hkaWrzeRrAZeY&index=1

2. AFETIVO E ACOLHEDOR: O PÁTIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA, por VALDOIR SIMÕES CAMPELO (Bolsista PET Educação) foi selecionado como um dos 100 mais relevantes e foi, por isso, apresentado em uma sala (web conferência) do evento. Está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zxiaFOwNlk4&list=PLBuKCsH0kief1JPAt8Q8hkaWrzeRrAZeY&index=7

Avaliando...

Consideramos que esta é uma ação muito importante para todo o grupo, lamentamos que não tenha sido plenamente realizada e almejamos que, em 2021, tenhamos essa oportunidade.

Diário do Cuidado: alguns resultados


 60 + na Livraria: um projeto de extensão do PET Educação em 2020

Cristina Maria Rosa

O Projeto de Extensão 60 + na Livraria, em 2020 teve que ser, por nós, redimensionado.

Integrando a população de risco diante da pandemia que assolou o país, nossos alunos idoso, matriculados em Literatura na UNAPI/UFPel, foram convidados a outras tarefas. Embora não tenha ocorrido na Livraria, como imaginado e projetado em 2019, em substituição criamos outros modos de estar em contato com a população atendida por esse projeto.

O que inventamos?

O maior investimento foi a criação e o desenvolvimento do Programa Diário do Cuidado, registrado em:

a) https://peteducacao.blogspot.com/2020/05/diario-do-cuidado-mais-um-acao-do-pet.html;

b) http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/05/rugas-e-poemas-lindo.html;

c) http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/frutos-do-programa-diario-do-cuidado.html.

A criação de grupo de estudos para ler literatura e produzir manutenção dos vínculos. Essa abordagem pode ser encontrada na publicação disponível em: http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/grupo-de-literatura-para-60-mais.html

Outra iniciativa foi a escrita, produção e lançamento, de forma virtual, de um livro de receitas, o que foi registrado em: http://peteducacao.blogspot.com/2020/05/um-livro-de-receitas-delicias-on-line.html e na página do Face book do grupo UNAPI, disponível em: https://www.facebook.com/unapiufpel/photos/a.564573490583100/1262388054134970/

4. Além disso, um de nossos alunos longevos, incentivado pela Bolsista PET Educação Cinara Postringer, concluiu a escrita de seu primeiro livro de poemas. Ele foi organizado por nós e teve seu lançamento agendado. No dia, um grupo considerável de amigos, colegas e familiares se fizeram presentes em uma web conferência dirigida pela tutora do grupo, professora Cristina Rosa. Registramos o evento em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/01/unapi-e-pet-educacao-lancam-livro-de-poesias/.

Outras atitudes...

Como atitudes que tangenciam essa dedicação, pesquisamos e publicamos em nosso blog matérias concernentes à população idosa, como se observa em:

a)                          http://www.adufpel.org.br/site/noticias/projeto-da-ufpel-promove-ateno-e-cuidados-com-idosos-por-meio-da-literatura

b) https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/12/pet-educacao-estuda-violencia-contra-idosos/

c) http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/06/idosos-e-violencia-repercussoes.html

Literatura: elemento desencadeador de relações mais plurais na escola?


A robótica enquanto ferramenta interdisciplinar de ensino:

um projeto de Alisson Castto Batista

Cristina Maria Rosa


A atividade de pesquisa proposta em 2019 – conhecer se a literatura poderia ser um elemento desencadeador de relações mais plurais na escola – foi redimensionada, em função da pandemia, em 2020.

Assim, pensamos e colocamos em prática uma enquete com profissionais que desenvolveram seu trabalho de modo remoto e em plataformas virtuais. Para tal, três professores foram entrevistados e um grupo maior (aproximadamente 60 professores) foi convidado a responder sobre suas novas rotinas de trabalho. Entre os resultados, matérias publicadas no BLOG do Grupo PET Educação e replicadas na página institucional da UFPel. Elas podem ser conhecidas aqui:

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/30/pet-educacao-entrevista-docentes-em-trabalho-remoto/

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/15/pet-educacao-investiga-trabalho-remoto-de-professores/

 

O que mais o PET Educação realizou sobre o tema?

Alisson Batista, responsável pela proposição de pesquisa destinou parte de seu tempo como bolsista para capacitar-se no uso de ferramentas tecnológicas que tornaram possível a existência de dois programas de áudio: o Primeiras Páginas (https://soundcloud.com/primeiraspaginas/primeiras-paginas-o-que-e-isso) e o Programa Minutos Literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios/minutos-literarios-o-que-e-isso).


Resultados...

Para revelar seus resultados, o estudante analisou o impacto da proposição ao inscrever e submeter um trabalho na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, a 6ª SIIEPE/UFPel. Nele, considerou que:


“[...] a leitura literária é uma das principais atividades que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos pelo PET Educação, presencialmente em escolas, bibliotecas, museus e outros ambientes culturais. Diante da novidade, escreveu: [...] ao entrar em contato com a leitura literária através da audição, a criança não apenas se experimenta na interlocução com o discurso escrito organizado, como vai compreendendo as modulações de voz que se anunciam num texto escrito. Ela aprende a voz escrita, aprende a sintaxe escrita, aprende as palavras escritas”.

 

Neste sentido, entendemos que, através deste projeto, estamos conseguindo proporcionar práticas de leitura literária de alta qualidade e para um grande número de pessoas. Até o momento, consideramos o projeto um sucesso.

Mais...

O trabalho pode ser conhecido, na íntegra, em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2020/12/Tema-4.pdf