Páginas

Tutoras PET


Eliane Teresinha Peres
Primeira tutora PET/Educação (2007-2009), desde 1991 é professora na Faculdade de Educação da UFPel. Graduada em Pedagogia, é Especialista, Mestre e Doutora em Educação. Sua formação foi além, em estágios no exterior (Universidade de Lisboa e University of Illinois at Urbana-Champaign, USA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE/FaE/UFPel, atua na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem. É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006.
Tutoria: O foco de sua tutoria foi a implantação do grupo que iniciou selecionando quarto bolsistas e,  de mais duas seleções, atingiu a quantidade máxima: doze estudantes bolsistas.

Gilsenira de Alcino Rangel
Segunda Tutora PET/Educação (11/2009 a 07/2016), é graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Seu Mestrado e Doutorado em Linguística e Letras foram realizados na PUCRS. Professora Associada na FaE/UFPel, atua, principalmente nos seguintes temas: escrita, aquisição da língua materna, Síndrome de Down, inclusão e ensino. Coordena o Projeto de Extensão Novos Caminhos, que visa a alfabetização de jovens e adultos com deficiência. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sob a orientação da Drª Simone Capelllini.
Tutoria: O foco de sua tutoria foi o compartilhamento de projetos, cursos, programas, eventos: com os estudantes e com colegas pesquisadores. Em sua tutoria o grupo se consolidou, criou um blog, um jornal e uma página no FACEBOOK.

 Cristina Maria Rosa
Terceira tutora PET/Educação (2016-2019), Cristina é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. O foco de seu trabalho docente é Leitura Literária. Neste campo, realizou o Estágio Pós-Doutoral entre 2010/2011 na FaE/UFMG, sob orientação da Drª Maria das Graças Rodrigues Paulino. Integra, desde 2014, o grupo de pesquisa Hispano-Brasileiro sobre Maus-tratos Emocionais liderado pelas doutoras Jane Felipe (UFRGS) e Camen Galet Macedo (Universidad de Estremadura - Espanha). Na FaE/UFPel desde 1993, tem experiência na área da Linguagem (Alfabetização, Didática da Linguagem, Educação de Adultos, Metodologia da Alfabetização, Teoria e Prática Pedagógica, Literatura I e Literatura II), além de ter ministrado disciplinas na licenciatura em Letras e Física. Na Especialização, coordenou a linha de estudos “Alfabetização e Letramento” no Curso de Especialização em Educação entre 2004 e 2008.

Projetos de Extensão que coordenou:
  • Alfabetização de Jovens e Adultos na FaE/UFPel, 1993-1995;
  • Alfabetização e Cidadania: projeto integrado para a melhoria da qualidade do ensino fundamental na zona sul do estado do RS, 1997 a 2006);
  • Alfabetização Solidária, 1998-2004;
  • Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Faculdade de Direito UFPel, 2001;
  • Alfabetiza Rio Grande, 2003-2006; Alfabetização e Letramento: processos de ler o mundo e a palavra, 2005;
  • Literatura na Escola: Formando Professores que ouvem Histórias, lêem por prazer e produzem leitores no ambiente escolar - PROEXT, 2006;
  • RONDON: Capacitação de Educadores no Município de Pacaraima, Roraima, 2006 e 2007;
  • Ação Interdisciplinar de Atenção Integral a carroceiros e catadores de lixo que trabalham às margens do arroio Santa Bárbara em Pelotas: programa de extensão que promove a saúde, gera trabalho e renda, preserva direitos humanos e educa – PROEXT, 2007-2008.
Projetos de Extensão que desenvolve atualmente: Leitura Literária na Escola, 2011-2019;

Projetos de Pesquisa que coordenou:
  • Os Sentidos do Ler e Escrever na Sociedade e na Escola (2005 – 2009);
  • Aquisição da Escrita e Letramento: a Linguagem e suas representações nas relações de pertencimento à escola (2004 – 2008);
  • As relações entre Leitura, Escrita e Letramento na Formação de Professores Alfabetizadores (2006 – 2010);
  • Curso de Pedagogia da FaE/UFPel: 30 anos de história (2008 – 2012).
  • Artinha da Leitura e Histórias da Teté: os Manuscritos para Alfabetizar de João Simões Lopes Neto e Pedro Wayne (2009 – 2013);
  • Escritas, leitores e História da Leitura: O letramento em manuscritos do século XX (2010-2015);
Projetos de Pesquisa que coordena/participa atualmente:
  • Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos? (2009-2019);
  • Violências de gênero, amor romântico e famílias: entre idealizações e invisibilidades, os maus tratos emocionais e a morte (2014-2017);
  • A literatura e a Educação do Pensamento (2015-2019).
  • Alfabetização Literária de Bebês: Acalantos e Narrativas no tornar-se criança (Convênio UNESP/UFPel 2015-2019).
Atividades na Graduação: Atualmente, além da docência na Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel (presencial com Teoria e Prática Pedagógica I e Literatura Infantil I e na EAD, com Estudos Colaborativos Orientados VI) atua em duas outras frentes: como docente de Pré-Estágio, Estágio e Pós-Estágino na Licenciatura em Física (IFM/UFPel) e como docente convidada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFRGS/MEC) no campo da Linguagem, Oralidade e Cultura Escrita. Coordena a Sala de Leitura Erico Verissimo (inaugurada em 17/12/2015), um espaço que agrega pesquisa, ensino e extensão e tem como foco a formação do leitor  literário, Lidera o grupo de pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura (CNPq 11/2009) e coordena o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária (desde 2004).
Publicações na área: Entre suas publicações impressas se encontram os infantis De arqueologias e de Avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009). Entre as obras que resultaram de pesquisas em projetos de capacitação ou pós-graduação estão: Alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos (2002); Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Um alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne (2009); Das Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013). Meu livro mais recente é Onde está Meu ABC de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido (2013), pesquisa que desenvolvi entre 2008 e 2011 e na qual revelo um inédito de Erico Verissimo. Digitalmente publico livros dedicados à infância (Irmãzinha de Estimação (2014); Frederico, o Príncipe (2014); Três Dulces (2014); Laranjas e Quintas (2014); Júlia Filha (2014); Frederico e seus bichos (2014); A volta de Orestes (2014); Silvia, a rainha mãe de Frederico (2015); Amanda (2015); Gata na Sacola (2015); A fome da água (2015); Era uma vez... (2015); Martina Princesa (2015) e Quintal ao lado (2016).
Nos três últimos anos, organizou e coordenou a produção de cinco livros digitais acadêmicos: dois na Especialização em Docência na Educação Infantil UFRGS/MEC (Em busca de Estrelas e ABC), um em colaboração com o grupo PET/Física (Galileo e o Perspicilium, 2015), um com uma turma da Pedagogia Fae/UFPel (Listas incríveis, malucas e inventadas de A à Zebra, 2015) e um a partir do Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola (Leitura Literária na Escola: Princípios e Procedimentos, 2014), todos disponíveis online.
Tutoria: O foco de sua tutoria é a preparação intensa das estudantes bolsistas para a vida acadêmica. Assim, estudos, pesquisas, participação em eventos de ensino e extensão, conhecimento da escola e suas rotinas,  proposição de projetos e formação do leitor literário são suas prioridades. 


Um comentário: